sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Estudo Dirigido: O Evangelho Segundo o Espiritismo

 Objetivo desta obra (Estudo 1 de 135)     
-------------------------------------------------------------------
EESE001 - Introdução - Item I
Tema: Objetivo desta obra
-------------------------------------------------------------------
 
A - Questões para estudo e dialogo virtual:
 
1 - Por que o ensino moral do Cristo é roteiro infalível para a felicidade vindoura?
2 - Qual(is) o(s) principal(is) objetivo(s) de O Evangelho Segundo o Espiritismo? 
 
B - Texto de Apoio:
* Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral.
As quatro primeiras tem sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se constantemente inatacável. Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva.
 
* Para os homens, em particular, constitui aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstancias da vida privada e da vida publica, o principio básico de todas, as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. E, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. Essa parte é a que será objeto exclusivo desta obra.
* A forma alegórica e o intencional misticismo da linguagem do evangelho fazem que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como leem as preces, sem as entender, isto e, sem proveito. Passam-lhes despercebidos os preceitos morais, disseminados aqui e ali, intercalados na massa das narrativas. Impossível, então, apanhar-se-lhes o conjunto e toma-los para objeto de leitura e meditações especiais.
* Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns ate' irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo, como já o puderam reconhecer os que o tem estudado seriamente e como todos, mais tarde, ainda melhor o reconhecerão.
* Esta obra é para uso de todos. Dela podem todos haurir os meios de conformar com a moral do Cristo o respectivo proceder. Aos espiritas oferece aplicações que lhes concernem de modo especial. Graças às relações estabelecidas, doravante e permanentemente, entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica, que os próprios Espíritos ensinaram a todas as nações, já não será' letra morta, porque cada um a compreenderá e se verá incessantemente compelido a po-la em pratica, a conselho de seus guias espirituais. As instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vem esclarecer os homens e convida-los à pratica do Evangelho.

  

(FONTE: CVDEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário