sábado, 22 de fevereiro de 2014

Espero que você seja...

 

Construtor

Joamar Zanolini Nazareth
Amigos, destruir é muito mais fácil que construir.

Seja com ferramentas, seja com a língua, seja com nosso pessimismo, seja com nossa má vontade, se não nos vigiarmos adeqüadamente, todos os dias (ou quase) estaremos gastando energias destruindo as obras e criações nossas e de nossos semelhantes.

Para isso, infelizmente costumamos dar abrigo em nosso coração a sentimentos sombrios, que existem apenas para destruir, impedindo as construções nobres do caráter, do discernimento e da bondade.

Rompamos com o paradigma do desânimo, que nos faz considerar difícil toda tentativa de edificar as obras materiais, e mais difícil ainda edificar as obras morais e espirituais. A cada instante de nossas vidas somos convidados a construir: no lar, na escola, no emprego, na família, na vizinhança, no clube, etc.

Somos os artífices de nosso destino. Não basta aguardar os dias passarem, torcendo para que as coisas se ajeitem sozinhas, se não colocarmos nossos esforços e ideais no projeto de tornar nosso planeta e nossa Humanidade melhores.

Sejamos nós a construir um padrão de conduta calcado no equilíbrio e no respeito às pessoas e às coisas, semeando exemplos e marcas que possibilitem a outros seguir-nos ou ao menos avaliarem os benefícios de uma postura construtiva.

As grandes realizações nascem de um ideal, que por sua vez nasce de um sonho, que por sua vez nasce do desejo de construir algo importante.

Seja com as mãos, seja com a língua, seja com o pensamento, tornemo-nos construtores de uma nova sociedade.

(Joamar Z. Nazareth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário