quarta-feira, 26 de março de 2014

Pergunta feita: TOC e ideias suicidas

De: E. M. B.
Idade: 25 
Estado: Paraná
Motivo: Olá! Tenho 25 anos, tenho TOC e estou muito deprimido ultimamente.
As únicas coisas que faço são comer e dormir, não tenho disposição para nada e além de tudo pedi demissão do meu trabalho que eu tanto precisava. Me passam pela cabeça ideias suicidas. Desde já, muito Obrigado pela oração!
Fiquem com Deus!
 
==========Resposta:
 
Caro E.,
 
Que Jesus o abençoe hoje e sempre, e o fortaleça para a superação desse momento de grande dificuldade.
 
Informamos que seu nome foi encaminhado ao nosso trabalho de vibrações.
 
A dificuldade por que passa é, de fato, um grande desafio a ser superado. Porém, conhecendo o amor de Deus, nosso Pai Maior, por mais árdua que seja a luta, jamais estará além de nossas forças.
 
Vivemos num mundo de muitas provas. Cada um de nós tem a sua própria, que é pessoal e intransferível. Claro que vemos na nossa a mais difícil de todas, mas, acredite, ninguém veio ao mundo a passeio.
 
Tanto o TOC como a Depressão merecem nossa atenção para que nossa vida transcorra dentro da maior normalidade possível. Para isso, é de fundamental importância que faça um rigoroso acompanhamento médico seguindo as orientações passadas. Caso ainda não tenha iniciado um tratamento, faça-o o quanto antes.
 
Apesar do desânimo e da falta de vontade que o abate, você deve tomar decisões que não há como fugir delas. Como acima, a iniciativa para tratar-se deve partir de você, preferencialmente com a ajuda de seus familiares, que também devem se envolver com seu tratamento.
 
O TOC está, muitas vezes, associado à Ansiedade e à Depressão, sendo esta a mais difícil de ser combatida. Acesse http://www.ufrgs.br/toc/ para maiores informações sobre as causas e os tratamentos possíveis para o TOC, mesmo que já conheça. Informação nunca é demais.
 
Agora, para conhecer mais sobre a Depressão, diz-nos Silvana Martani – psicóloga:
 
A depressão é uma doença que afeta as pessoas de uma maneira voraz, comprometendo a parte física, o humor e o pensamento. Ela altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer em relação à vida. A depressão modifica a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa e percebe as coisas.
 
A depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar "mau" ou de "baixo astral" temporário. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço. As pessoas com doença depressiva não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos favoráveis, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento adequado e intenso, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.
 
A depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica e as funções principais da mente, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, além de comprometer também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.
 
Do ponto de vista clínico, seria simples e muito mais fácil se a depressão fosse caracterizada, única e exclusivamente, por um rebaixamento do humor com manifestação de tristeza, choro, abatimento moral, desinteresse e tudo aquilo que todos sabemos que uma pessoa deprimida é capaz de apresentar.
 
Desta forma, até os amigos, os pais ou mesmo o companheiro(a) poderiam identificá-la. A parte mais difícil e trabalhosa da psiquiatria está no diagnóstico dos muitos casos de depressão atípica, característica ou mascaradas, bem como perceber traços depressivos em outras patologias emocionais como, por exemplo, nos casos de pânico, fobia, TOC, etc.
 
A sintomatologia depressiva é muito variada e difere entre as pessoas. Para entendermos melhor essa diversidade de sintomas depressivos, vamos considerar que, entre as pessoas, a depressão seria como uma grande bebedeira, onde cada pessoa alcoolizada fica de um jeito: uns alegres, outros tristes, irritados, engraçados, lentos, desatentos, sendo que a única coisa que teriam em comum é o fato de terem ingerido uma grande quantidade de álcool.
 
Normalmente a depressão vem acompanhada de sintomas físicos como dores pelo corpo, tonturas, cólicas, falta de ar, palpitação, enjôo e emocionais: tristeza, angústia, ansiedade, medo, baixa de rendimento, e queda da libido, choro constante e apatia, dentre outros sintomas.
 
(...)
 
A partir dessa breve definição, podemos compreender a importância de um acompanhamento médico o quanto antes, pois determinar a causa e tratar os sintomas é uma necessidade imediata.
 
E., todos somos Espíritos constituídos de vários aspectos, o social, o biológico, o psíquico e o espiritual. Assim, não basta apontarmos para um na tentativa de resolver um problema, sem levarmos em conta que todos estão interligados. Eles são dependentes um do outro e todos merecem nossa atenção.
 
No que trata do aspecto espiritual, a Doutrina Espírita nos ensina que ao nosso lado existem muitos Espíritos, alguns bons, outros nem tanto. Eles estão sempre a nos influenciar através de sutis pensamentos. Quando cultivamos pensamentos tristes e pessimistas, iremos sintonizar e atrair Espíritos que têm pensamentos semelhantes, de tal forma que não saberemos mais quais são os nossos pensamentos ou deles, Além de termos os nossos sentimentos negativos ampliados. Mas se nos esforçarmos para cultivar pensamentos positivos e elevados, nos sintonizaremos com os bons Espíritos e com o nosso anjo guardião, quando poderemos ouvir os seus sábios conselhos tornando nossos sentimentos cada vez mais leves e alegres.

Procure cultivar o hábito da oração. A prece é poderoso instrumento que possibilita uma ligação com Deus, nos traz um alívio e ajuda a elevar as nossas vibrações. Peça a Deus e a Jesus, a prece é um pedido jamais recusado. Peça força e coragem para lutar, resistir e vencer esta síndrome.

A Depressão, E., nos tira a visão real da nossa existência, mas a vida não deixa de seguir seu curso por isso, e é nesse entendimento que devemos nos apegar. A vida é uma abençoada oportunidade de produzirmos e construirmos, e hoje estamos aqui, presentes e embarcados nesse nosso mundo para cumprir aquilo a que nos propusemos a fazer. Desistir não “rasgará nosso contrato” com a vida, ao contrário, nos diz o ditado popular que “tudo o que é mal feito tem que ser feito duas vezes”. Acrescentando os ensinamentos dos Espíritos nesse pensamento, a segunda vez será mais difícil, pois não só trará de volta as lutas que devemos travar, com suas dores e obstáculos, mas acumulará a elas os agravantes que provocarmos com a fuga. Ninguém fugirá de suas responsabilidades. Jesus nos disse que “a cada um segundo suas obras”, e assim será, com o que for meritório ou de fracasso. O que devemos sempre ter em mente é que nunca estamos sozinhos nesse caminho que estamos percorrendo. Um Espírito amigo nos trouxe essa mensagem:

“Nenhum de nós está imune às vicissitudes da vida carnal, na qual só vemos uma pequena parte da verdade. E, exatamente por esse motivo, as dores nos parecem injustas. Se hoje sou tão bom e correto com todos, por que passo por tantos sofrimentos? Será que Deus se esqueceu de mim? Será que não sou merecedor da misericórdia divina? É claro que somos, todos nós o somos. Por maiores que sejam nossas faltas, sempre Deus olha por nós. O que hoje nos parece uma injustiça, amanhã se mostrará o quinhão merecido. Parecerá até mais: veremos que muito pouco nos foi cobrado diante de tudo que fizemos. Por isso, queridos amigos, confiem na justiça de Deus e aceitem as dificuldades como preciosas lições de humildade e aceitação. Que a paz de Deus os acompanhe hoje e sempre.”
Reflita sobre todas essas considerações, irmão, esforce-se a tomar novas condutas perante a vida, com fé em Deus e em si próprio, tendo a certeza de que a calma para suas inquietações e males está acima de tudo em você mesmo. Mais uma vez, procure uma assistência junto aos profissionais da nossa ciência terrena, caso não o tenha feito, para que possam ajudá-lo nesta fase depressiva. Podem auxiliá-lo na análise dessa angústia, na força e discernimento quanto a novas atitudes e decisões a serem tomadas perante a vida. Caso já esteja em tratamento, siga rigorosamente as recomendações passadas, seja em atitudes ou em uso de medicação, pois são imprescindíveis para sua recuperação. Deus atua em nossas vidas através de diversos caminhos, e devemos ter confiança, fé e resignação para vencer estes obstáculos porque, seja qual for seu sofrimento, ele é a depuração para uma vida melhor e feliz.
 
Recomendamos, finalmente, que busque junto à uma Casa Espírita auxílio para iniciar um tratamento espiritual, que é tão importante quanto o clínico. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. A terapia dos passes serve não somente para o equilíbrio físio-psíquico, mas também para desfazer possíveis influencias espirituais negativas. Procure tomar o passe regularmente, pelo menos uma vez por semana, enquanto estiver com deprimido, ou conforme orientação da equipe do centro.
 
Também, assistindo às palestras oferecidas, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais.

Sugerimos, ainda, fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.

Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço:

http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar

Ouça, caro amigo, as palestras abaixo, que serão de grande ajuda para você. Ao final, mais algumas indicações para melhor esclarecê-lo.
 
CD Como superar a Ansiedade – Isaías Claro – www.meiovirtual.net/arquivos/como_superar_a_ansiedade_-_izaias_claro.zip
 
Palestras:
- Série de Nazareno Feitosa (palestrante espírita) - site http://palestrasespiritas.blogspot.com/search/label/Portugues*Nazareno_Feitosa?max-results=100
DEP.01 - Depressão e a Terapia do Amor
DEP.02 - AutoPerdão: Felicidade sem Culpa
DEP.03 - Depressão e Obsessão Espiritual. O Autoconhecimento
DEP.04 - Depressão e Desapego. A Alegria do Trabalho no Bem

Vídeo:
- www.virtual.espiridigi.net - seção - Multimídia > vídeos
Programas Espíritas
- Terceira Revelação - 09 - Depressão
 
Para que você identifique melhor o seu estado emocional e leia lindos textos, sugerimos visitar o site http://www.sosdepressao.com.br e http://www.sosdepressao.com.br/relaxamento.htm com estudos variados sobre depressão e exercícios relaxantes.
 
Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.

Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, sua família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço www.espiritismo.net , seção "Preces Online".

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento
Esperamos ter podido ajudar
 
Um abraço,

André.
Equipe Espiritismo.net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala ESPIRITISMO NET JOVEM - Às sextas-feiras, 21h, com estudo das Obras Básicas.
 
 
Visite!!!
 
 
========================================
 
Para suas reflexões sobre a dificuldade que enfrenta, ouça as mensagens abaixo:
 
 
========================================
 
Instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, a Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou www.virtual.espiridigi.net (Biblioteca Virtual).

Para estímulo e maior conhecimento, sugerimos que assista aos vídeos a baixo:

- Você Aprende - http://www.todos-os-sentidos.com.br/filme/filme1.html

Estude, também, os contidos no site www.virtual.espiritismo.net - Seção Multimídia > Vídeos:
Programas Espíritas
Terceira Revelação – 11 – Autoamor
Terceira Revelação – 34 – Autoaceitação
Terceira Revelação – 37 – Prece

- www.espiridigi.net/videos
Revista Informação
- Atitude Mental
- A Influência Espiritual

- "Obsessão: Um Flagelo Atual" - José Raul Teixeira - www.espiridigi.net/arquivos/raul-flagelo.zip

Veja o texto de "A depressão na visão espírita", do Dr. Wilson Ayub Lopes no seguinte endereço: http://www.espiritismo.net/content,0,0,154,0,0.html

_______________________________________________
Netjovemform list
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário