segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pergunta feita: Que alguém me desse um conselho…

Nome: M

Idade: 17

Cidade: rio

estado: rj

Assunto: me

Mensagem: gostaria muito que alguém pelo menos me desse um conselho, me sentiria muito agradecida.O que eu sinto as vezes e uma tristeza, passei por muitos problemas na minha infância e sofri muito em hospitais como falta de amor, de atenção, minha mae e eu fomos humilhadas varias vezes no hospital e eu sofri muito ate meus 16 anos com a falta de amigos de verdade, não tinha ninguém para dar um abraço e me entender. Os colegas que achava que eram amigos,quando surgia um problema pessoal meu, eles rapidamente se afastavam e eu ficava sozinha.Sou uma pessoa com defeitos,mas procuro sempre melhorar, como ajudar o próximo, dar atenção e carinho as pessoas e trata-las bem.

Hoje com 17 anos, parece que Deus me enviou 2 amigas de verdade e estou feliz com elas. O problema e que as vezes me sinto triste em relação a sociedade e isso me faz triste porque me chateio com tudo com o que eu vejo ao meu redor como descaso falta de companheirismo e amizade. Se puder me responder a mensagem o que o senhor ou a senhora me aconselharia.

====================================

Olá, M!

Muita paz a você!

Entendemos suas tristezas e vamos conversar um pouco sobre elas com você.

Um fato que todos devemos compreender antes de emitirmos qualquer opinião sobre as situações que vivemos ou as pessoas que estão próximas a nós, e que a Doutrina Espírita nos explica tão bem, é que nosso mundo é como uma escola com alunos problemáticos e com pouca instrução. E se estamos vivendo nele, ou melhor, se também estamos matriculados nessa escola, é porque também temos problemas e não entendemos muitas coisas. Mas quando você observa seus colegas de colégio, nota que, apesar dos problemas e dificuldades que todos vivem, há aqueles que se dão um pouco melhor nos estudos, outros estão em condição pior, a maioria num mesmo nível, enfim, apesar das pequenas diferenças, todos são parecidos, no fim das contas. Assim também é nosso mundo.

Ao conhecermos um pouco da nossa realidade (de que somos Espíritos) e a do mundo espiritual (nossa verdadeira casa), temos um entendimento diferente da nossa presença aqui na Terra. Sabemos que estamos em fase de aprendizado e que devemos trabalhar constantemente para nos tornarmos pessoas melhores, para fazermos o bem tanto quanto pudermos, resumindo, para fazer nascer em nossos corações aquele amor que Jesus nos demonstrou, e depois retornarmos para nossa casa melhores. Porém não vemos as pessoas agindo assim, ao contrário, uns se esforçam muito, outros pouco, outros, ainda, quase nada, e há aqueles que nem se importam, isso tudo independente de onde vivem, da idade ou condição social que possuem, ou mesmo no que acreditam em termos de fé. Lembremos, então, do exemplo da escola.

Irmãzinha, gostaríamos que o mundo fosse aquele lugar lindo, com pessoas generosas e felizes, sem egoísmo, sofrimentos ou tristezas, mas só viveremos num mundo assim quando formos todos assim. Acontece que não é o mundo que se tornará perfeito, mas as pessoas serão perfeitas. E vemos a perfeição nas ideias, sentimentos e atitudes das pessoas no nosso dia a dia? Não, mas chegaremos nesse estado um dia, muito provavelmente num futuro bastante distante, mas como diz um ditado atribuído a Ganhi, “toda grande jornada começa com o primeiro passo”. E aqui estamos nós, caminhando com tropeços e quedas, nos desviando para lá e para cá, mas sempre nos levantando e nos ajustando para continuarmos nossa viagem.

Em nossas relações, vemos também as pessoas caminhando com velocidades diferentes e até em direções diferentes para tentarem chegar a essa condição de Espíritos melhores. Esse é um direito que cada pessoa tem, que é o que entendemos por livre-arbítrio, ou seja, liberdade para escolher como desejam viver. E como nos lembra Jesus, “a cada um segundo suas obras”. E assim é.

Bem, você nos relatou situações tristes que viveu desde sua infância por causa da convivência com pessoas, em hospitais ou nas suas amizades. A partir do que conversamos acima, você já pode compreender que as pessoas são como querem ser e fazem o que querem e do jeito que querem fazer. Analisando de uma forma mais clara, não pensemos em quem é bom, mal ou indiferente por causa do que faz ou deixa de fazer, mas entendamos que as pessoas só dão aquilo que possuem em seus corações, assim como nós. O resultado das escolhas que cada um de nós faz pertence somente a nós, já que, como sabemos, colhemos o que plantamos, seja num plantio de frutas doces e saborosas, seja de frutas amargas e espinhosas. Essa forma de aprendizado, que chamamos de causa e efeito, é a forma como Deus determinou para alcançarmos nosso crescimento. E vemos a grande sabedoria desse tipo de justiça.

A fase em que você vive hoje, a da adolescência, é uma fase bastante difícil, pois se espera conquistar o mundo, e bem rápido, sem saber como ou com a ajuda de quem. Mas como fazer o mundo ser do nosso jeito se cada pessoa quer fazer do jeito dela? Se nós temos a certeza de que o mundo seria mais bonito se pintássemos da cor que escolhemos, como as pessoas podem discordar de nós? Muito atrevimento, não acha? Mas quem está certo numa escola em que ninguém aprendeu ainda a fazer o certo? É aí que entra em ação nossa sabedoria, que é como um vaso, onde plantamos as flores da compreensão, da paciência, da tolerância, do respeito, da educação e outras lindas e perfumadas flores, todas regadas com muito amor. É assim que aprendemos a viver bem, tão felizes quanto possível, simplesmente entendendo que nossa verdadeira relação não é com o mundo, com as pessoas, com as coisas, mas com Deus. Se estamos bem com Ele, podemos abraçar o mundo, mesmo com todos os problemas dele.

Vamos refletir com essas palavras da nossa querida Madre Teresa de Calcutá:

“Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo!

Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo!

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo!

Se você é bondoso e franco, poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo!

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo!

Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo!

O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo!

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo!

Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!”.

Além disso, M, cada pessoa reage de uma forma diferente quando passa por uma situação. Vemos em nossas casas, nos locais que frequentamos e mesmo pela TV algumas pessoas respondendo de forma tranquila ao que acontece com elas, outras se desesperam, mais além vemos outras destruindo tudo... Mais uma vez, cada um tem seu tempo para aprender.

Então, não desejemos mal a ninguém, ao contrário, perdoemos sempre, pois os “dias de aula” na nossa maravilhosa escola da vida estão passando, e somente os alunos mais aplicados seguirão crescendo. Já os repetentes, aprenderão com a dolorosa lição: “tudo o que é mal feito deve ser feito duas vezes”, e não podemos ser felizes vendo um irmão sofrendo por ter errado. A compaixão sempre nos leva a ajudar aqueles que se desviam. Jesus não se sacrificou para conviver com pessoas tão equivocadas e perturbadas em nome do amor? Claro que não somos (ainda) como Ele, mas servimos em nome Dele.

Mais uma vez, Madre Tereza de Calcutá:

"Em nome da paz, espalhe amor aonde quer que você vá. Primeiro, em seu próprio lar, aos seus filhos e demais familiares. Depois, ao seu vizinho de porta e aos outros moradores da sua rua. Não deixe ninguém vir a você sem partir melhor ou mais feliz, com a paz que você lhe emprestou. Seja a expressão viva da bondade de Deus: bondade em sua face, em seus olhos, em seu sorriso, bondade em seu caloroso cumprimento. Esta é uma ótima receita para se conquistar a paz efetiva.".

Quanto às dificuldades que enfrentou com sua mãe, entendam que as dores que sofreram não chegaram a vocês para endurecerem seus corações, mas para mostrar e ensinar como é o mundo sem amor e fraternidade. Muitas vezes, só sentimos falta da luz quando ficamos no escuro; só sentimos falta do calor quando o frio nos visita. Assim é que vamos aprendendo e mudando nossos corações para reconstruir aquilo que o mundo perdeu.

Você não nos informa se frequenta uma casa espírita, mas já deixamos a recomendação para participar das atividades que uma próxima a você ofereça. Se for possível, faça parte de um grupo de jovens para estudar o Espiritismo e seja trabalhadora voluntária em uma instituição de assistência social ou caridade que atenda crianças, idosos, pessoas doentes ou realize qualquer outra atividade que envolva amor. Se desejamos um mundo melhor, devemos construí-lo com muito trabalho e doação de nós mesmos.

Quanto à sua juventude, irmãzinha, tenha paciência que logo ela passará e você poderá lidar com a vida e o mundo com mais maturidade. Mas aproveite bem esta fase convivendo com seus amigos, aproveitando de forma saudável as oportunidades que surgirem para cultivar alegrias e amizades.

Para se fortalecer espiritualmente, sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico. Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: www.espiritismo.net/evangelho_no_lar.

Participe ainda de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiritismo.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários. No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala ESPIRITISMO NET JOVEM - Às sextas-feiras, 21h, com estudo de temas direcionados à juventude. Se precisar de ajuda, estamos à disposição para orientá-la.

Paz a você e conte sempre conosco.

Um abraço,

André

Equipe Espiritismo.net Jovem

Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

====================================

Assista a estes vídeos com atenção:

https://www.youtube.com/watch?v=Y_QTbawfm4w

http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/505/transicao-247-transicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário