quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pergunta feita: surgimento do primeiro homem e mulher…

Nome: J.
Assunto: SURGIMENTO
Mensagem: NÃO CONSIGO ENTENDER COMO SURGIU OU COMO FOI CRIADO O PRIMEIRO HOMEM E MULHER NO PLANETA TERRA. ELE NASCEU DE QUEM...SE NÃO EXISTIA NEM MACHOS NEM FÊMEAS?.

Resposta dada:

Olá, J.! Paz!

O primeiro homem e a primeira mulher, em outras palavras, a espécie H. sapiens foi consequência do acúmulo de derivações orgânicas a partir de um ancestral comum. Ora, isso é o que acontece com qualquer espécie!

De maneira geral, temos uma população ancestral comum. Esta população vai se reproduzindo ao longo do tempo. A cada geração, mutações podem acontecer, introduzindo na população diferenciações orgânicas. Chega um momento que o acúmulo, digamos, é tão grande, que surge a partir dali outra população que comporá uma nova espécie.

A ciência afirma que as mutações se dão ao acaso. São aleatórias, portanto não “querem” nem beneficiar, nem prejudicar o indivíduo. Daí dizer que as espécies mais recentes são “mais desenvolvidas” que suas ancestrais. Elas simplesmente acontecem. Se conferem vantagem ao indivíduo, permanecem; se desvantagem, são eliminadas pela Seleção Natural.

Porém, o Espiritismo acrescenta algo novo nessa perspectiva (e daí confirma o que Kardec dizia “aonde a Ciência para, o Espiritismo continua”). As mutações não acontecem ao acaso, aleatoriamente. Não! Sabemos que estruturando o ser vivo orgânico (animais, vegetais, micro-organismos, etc.) há o elemento espiritual. E no ser humano, especificamente, o perispírito, que é o corpo causal.

A literatura espírita que trata do assunto (Evolução em Dois Mundos, A Caminho da Luz) destaca que há engenheiros espirituais, de elevada sabedoria, coordenando os reinos vivos. Certamente, todos eles vão atuando silenciosamente, interferindo nas árvores filogenéticas. E não devemos nos surpreender! Pois já os homens o fazem também: alimentos transgênicos, clonagem, seleções genéticas artificiais, reprodução assistida, indução a mutações, etc, etc. Se os cientistas já começam a fazer isso, e nosso mundo material é uma cópia bizarra do mundo espiritual, imaginemos que os engenheiros espirituais conseguem promover em seus laboratórios!

Relativamente ao homem, André Luiz em Evolução em Dois Mundos é categórico em dizer: a transformação do elemento espiritual animal em humano se dá no mundo espiritual, e vem se manifestar aqui, no mundo material. Ou seja, lá é que a chama espiritual se organiza, constrói seu perispírito, e vem animar corpos humanoides aqui. O que podemos concluir? Ora, é a encarnação destes espíritos recém-chegados à condição humana que dispara e alimenta o conjunto de mutações, que, mais tarde, produzirá a espécie humana. Além disso, na Terra, segundo Emmanuel em A Caminho da Luz, foi também a encarnação de exilados de Capela que acelerou o processo de diferenciações orgânicas que, mais tarde, produziram o H. sapiens e inaugurou nosso mundo de Provas e Expiações.

Até mais, J. Fica com Deus!

Manuel Ferreira

OBS: Em O Livro dos Espíritos:

Formação dos seres vivos

43. Quando começou a Terra a ser povoada?

“No começo tudo era caos; os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar. Apareceram então os seres vivos apropriados ao estado do globo.”

44. Donde vieram para a Terra os seres vivos?

“A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.”

45. Onde estavam os elementos orgânicos, antes da formação da Terra?

“Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da Terra para começarem existência nova em novo globo.”

47. A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre?

“Sim, e veio a seu tempo. Foi o que deu lugar a que se dissesse que o homem se formou do limo da terra.”

48. Poderemos conhecer a época do aparecimento do homem e dos outros seres vivos na Terra?

“Não; todos os vossos cálculos são quiméricos.”

Kardec, em A Gênese, ao abordar o surgimento do homem corpóreo, explica que “cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie imediatamente inferior”, como entende a teoria evolucionista, e que o corpo do homem é “o último anel da animalidade na Terra”. Os elementos orgânicos a que os Espíritos se referem é que propiciaram a transformação da espécie animal imediatamente anterior na espécie humana.

4 comentários:

  1. Um esclarecimento: os corpos humanóides são organizados pelos períspíritos, digamos novos, de espíritos novos, com elementos escolhidos entre os já existentes no globo, formando corpos materiais novos, certo? Não seria isso que em ciência se chama de geração espontânea – o surgimento do primeiro corpo humano no planeta? Bjks Elo

    ResponderExcluir
  2. Olá Elo!

    Não se trata de geração espontânea, pois do ponto de vista orgânico, não há geração espontânea. A vida sempre deriva da vida; uma célula deriva sempre de outra célula.

    Os tais elementos que já existiam no globo, antes do início da vida, são, provavelmente, os elementos orgânicos (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, etc), mas que inicialmente estavam dispersos, isto é, não organizados em moléculas orgânicas, pelas condições do planeta Terra: altas temperaturas, ausência de uma atmosfera que filtrasse a radição solar, impactos de meteoros constantes, etc.

    Quando, pouco a pouco, estas condições foram sendo superadas, aí cessou "as forças que mantinham os elementos orgânicos dispersos" (como fala o LE), o que possibilitou a formação de moléculas e, bem na frente, os primeiros seres vivos (mas devemos pensar em seres tão simples como os vírus, por exemplo). Desses até as primeiras espécies humanóides há um espaço gigantesco! de bilhões de anos!

    Para comparar por exemplo como surge uma espécie nova, e aí os seres humanos de um ancestral primitivo, imagine um quadro ( A Santa Ceia, por exemplo) que é sucessivamente reproduzido por vários pintores ao longo do tempo e em diversos locais geográficos do planeta. A cada reprodução, digamos, um pouquinho se altera do quadro imediatamente anterior - uma nova pincelada, a falta de um detalhe, uma nova tonalidade, etc. Passados 20 anos, o quadro atual provavelmente será bem diferente do original. Ora, o quadro original é a espécie ancestral, cada alteração é uma mutação, o quadro atual é a espécie de hoje. Quando foi o marco exato de uma espécie para outra? Impossível saber, e depende do que vc considera como mutação essencial! Imagine, portanto, que o elemento espiritual é o pintor reproduzindo o quadro - mude o pintor e a reprodução altera. Imagine que em determinada época, vieram sucessivamente vários pintores de Capela, assim como espíritos que iniciavam sua condição hominal - dá para concluir que aí começou a surgir o homem tal como o conhecemos hoje!

    Até mais, Manuel

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resposta do Manuel e concordo que o exemplo do quadro é tb muito bom.

    Ressalte-se apenas que, diferente de um quadro, que “nasce” em um dado momento (considerando que ele não existia antes), “criado” por um pintor, a espécia humana vem de um ancestral primitivo, mas esse ancestral primitivo vem de outro mais primitivo, e assim por diante, até chegarmos no “principio inteligente (ou espiritual)”, cujo processo de concepção por Deus nos é, obviamente, totalmente impossível de advinhar (e até de imaginar...).

    Este tipo de pensamento é necessário, dada a onda renovada do “criacionismo”. Conheço gente que está estudando (seriamente, segundo eles) a possibilidade da vida na Terra não ter mais de 10.000 anos e a coexistencia dos seres humanos com os dinossauros. A Doutrina Espírita tem um viés “criacionista” (ao acreditarmos que Deus criou o principio inteligente e o principio material) mas também um viés “evolucionista” (às vezes chamado do “lei do progresso”).

    Abraços,
    Ely

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!

    Me interesso bastante neste campo do espiritismo!

    Não conheço de criacionismo e não sei se o Espiritismo possa ter uma relação com este pensamento.
    De qualquer modo, sempre existirá um momento do criar! Há um momento que se cria o elemento espiritual simples e ignorante (e que nós desconhecemos) e há um momento em que se criou o mundo material, que hoje é aceito como o Big Bang. E isso, acredito, não se relaciona com criacionismo, pois a partir destes momentos há leis naturais regendo os fenômenos.
    Por outro lado, observo o Espiritismo bem alinhado com a Ciência, exceto por esta última se guiar pelo viés materialista, negar a existência de Deus e atribuir todos os eventos ao acaso. Para a doutrina espírita, sobre os fatos naturais, as mutações, por exemplo, há uma inteligência espiritual interferindo nos processos. Seja na figura do "pintor", seja de engenheiros espirituais manipulando elementos.

    Alfred Wallace, que é coautor da Teoria da Evolução por Seleção Natural, tornou-se espiritualista porque ele identificou que havia uma gradação na natureza, mas que foi interrompida no ser humano. Isto é, não há gradualismo na inteligência e nos comportamentos morais; não há uma outra espécie que se aproxima do homem nestas características. O homem e só o homem tem o comportamento que o distingue. Bem, e essa era a grande dúvida do pesquisador. Por que isso, se todas as demais características não?
    Daí, veio Andre Luis, em Evolução em Dois Mundos, e diz: a transformação do elemento espiritual do animal em espírito, que é o homem, acontece somente no mundo espiritual e vem se manifestar no mundo material! Talvez seja por isso que Wallace não tenha encontrado o tal elo perdido!

    Até mais, Manuel

    ResponderExcluir