quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pergunta feita – duvida questão do livro Missionários da Luz

De: MCN

Duvida: No livro Missionários da Luz, Alexandre diz a André Luis entre outras coisas, que somente aos 7 anos de vida comum, o ser começa a presidir por si mesmo, ao processo de formação do sangue.E antes disso, sabemos que no útero o sangue é patrimônio da mãe, e depois do nascimento, até os sete anos?

=======

Resposta:

M,

Na questão 352 de O Livro dos Espíritos, os Espíritos explicam que o espírito reencarnante, ao vir à luz, não recobra imediatamento a plenitude de suas faculdades. Para tanto, é necessário que se desenvolvam os órgãos através dos quais se expressarão essas faculdades. A partir da concepção, explicam na questão 351, o espírito começa a ser tomado por uma perturbação, que aumenta gradativamente até o momento do nascimento. Nos primeiros anos da nova existência, portanto, o espírito se encontra como alguém que desperta de um sono e que se constata numa nova situação, explicam. Ou seja, o período de perturbação que se iniciou na concepção, do mesmo modo que aumenta gradativamente durante a gestação até o nascimento, também se dissipa de modo gradual após o nascimento, num tempo que o instrutor Alexandre esclarece ser de sete anos.

Desse modo, até os sete anos da nova existência, o espírito ainda não tem o pleno domínio de suas faculdades, não se encontrando em condições de dirigir plenamente o desenvolvimento do seu corpo.

Durante a gestação, o espírito não tem como proceder por si mesmo a formação do sangue, pois se encontra dependente do organismo materno. Nesta fase, o sangue que propiciará a vida do novo corpo chega ao feto em desenvolvimento por doação da mãe. Ao renascer, contudo, o novo corpo, se liberando do organismo materno, passa a ter vida própria, com patrimônio sanguíneo próprio. O espírito ali reencarnado passa a ser o diretor exclusivo do seu corpo, inclusive da formação do sangue. Todavia, como até os sete anos ainda não tem a plenitude de suas faculdades recobradas, encontrando-se ainda sob os efeitos da perturbação acima aludida, o espírito não pode exercer plenamente a direção de seu corpo e, em consequência, a formação do sangue, o que somente ocorrerá, segundo ensinamento do Instrutor espiritual, aos sete anos.

Assim, nesse período de transição entre o nascimento e os sete anos da nova existência, em que o espírito se encontra na condição que acima mencionamos, é que se faz necessária a assistência dos espíritos benfeitores, auxiliando-o na direção do novo corpo, inclusive na formação do sangue, até que ele possa fazê-lo por si mesmo, sem a assistência dos espíritos, esclarece o Instrutor. 

Respondendo, portanto, à sua pergunta, depois do nascimento, a formação do sangue é operada pelo próprio espírito. Porém, até os sete anos, pelos motivos acima exposto, o processo é desenvolvido com a assistência de espíritos benfeitores. Somente a partir dessa idade é que o espírito adquire condições de presidir por si mesmo esse processo, sem a dependência do auxílio espiritual, conforme explica Alexandre.

Esperando ter contribuído, continuamos à disposição, caso queira retornar ao assunto.

Muita paz e um forte abraço.

Equipe CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário