domingo, 2 de agosto de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB – 1970 - A006 – Examinando a obsessão - 2ª parte - CONCLUSÃO

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A006 – Examinando a obsessão - 2ª parte

CONCLUSÃO

1 – A despeito do que oferecem muitas técnicas ditas “desobsessivas” em algumas Casas Espíritas (e também, mesmo que inconsciente, em outras religiões cristãs), que prometem resultados rápidos para os obsediados, sabemos que o tratamento da obsessão é de largo curso. Por quê?

O tratamento da desobsessão acontece gradativamente, pois é indispensável transformação íntima do encarnado através de condutas e pensamentos equilibrados.

Esta união é complexa, pois ocorre através da sintonia entre o homem e o Espírito em sofrimento.

Os motivos pelos quais um Espírito procura insistentemente prejudicar uma pessoa são diversos e podem ocorrer como consequência de erros praticados em outras existências.

2 – "do paciente depende a maioria dos resultados nos tratamentos da obsessão." No que consiste este tratamento, e qual seu elemento mais forte para a quebra das relações obsessivas? Por que é do paciente a grande responsabilidade no sucesso do tratamento?

É fundamental que o paciente procure sua melhoria moral, pois somente existe obsessão quando há sintonia entre encarnado e desencarnado.

Por maior que seja a abnegação da equipe de médiuns, bem como a proteção dos Espíritos bons, somente quando o paciente modifica seus pensamentos e atitudes para o bem é que ele impede a ação do Espírito obsessor.

3 – Qual o efeito da fluidoterapia, especialmente o passe, no tratamento de desobsessão?

A água fluidificada e o passe funcionam com ótimos lenitivos para o paciente que encontra suas energias renovadas. Os bons fluidos expulsam os fluidos ruins presentes no perispírito e modificam a atmosfera do paciente dificultando a ação do Espírito obsessor.

Se o paciente, além do tratamento recebido na casa espírita, procurar o estudo e prática da caridade, conseguirá desvencilhar-se da influência ruim com maior facilidade, pois não estará mais favorecendo a sintonia com o Espírito em desequilíbrio.

A mudança do paciente poderá também servir como um exemplo para a transformação do Espírito obsessor para o bem.

4 – Que quis dizer o Mestre quando afirmou: “contra esta casta de Espíritos só a oração e o jejum”? O que significam a oração e o jejum para a equipa mediúnica de desobsessão?

Por oração e jejum, Jesus quis fazer referência à disciplina moral e espiritual por parte dos enfermos encarnados e toda a equipe de desobsessão. Sabemos que o obsessor é um espírito atormentado, ferido na sua história e desejoso de justiça; logo, somente com a demonstração real, contínua e persistente de transformação moral por parte dos encarnados se conseguirá convencer o espírito obsessor a abandoná-los. Do contrário, pensa ele, "são os mesmos de tempos atrás, motivo pelo qual não os abandonarei."

cordialmente

Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário