sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB–1970 – CONCLUSÃO A009 – Examinando a obsessão - 5ª parte

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A009 – Examinando a obsessão - 5ª parte

CONCLUSÃO

1) Por que Manoel Philomeno mostra o exercício da prece como algo “imprescindível” para o Homem que não deve ser ignorado, apesar das dificuldades do dia a dia?

O autor esclarece que é o Espírito tem necessidade de estar em comunhão com Deus e é através da prece que nos aproximamos de Deus.

A prece é como uma “lâmpada acesa no coração” que nos auxilia na caminhada, proporcionando paz e fortalecimento moral ao Espírito e atuando como um impeditivo a obsessão. A prece deve ser um hábito para o Espírito.

2) Existem “condições” necessárias para realizar uma prece?

Não, a prece deve ser realizada em qualquer ocasião. Mas, é importante que esta conversa seja realizada com a sinceridade de sentimentos e intenções.

Não se deve descuidar da prece por cansaço ou dificuldades, pois a oração é também uma contribuição ao repouso, refazimento e renovação interior.

3) O que seriam possuir uma “nuvem de testemunhas” de acordo com o entendimento deste texto?

A Doutrina Espírita nos esclarece que os laços afetivos não se acabam com a desencarnação. Cada um possui Espíritos a sua volta com as quais se afinizam, sejam estes bons ou maus.

Cada um possui então, uma “nuvem de testemunhas” ou seja, Espíritos que lhe observam e buscam de acordo com os interesses em comu.

4) Que tipo de “predisposição” uma pessoa pode trazer a obsessão? Por que isso acontece?

Uma pessoa pode trazer em seu perispírito as condições próprias à obsessão. Isso acontece por manter em si mesmo inconscientemente complexos de inferioridade e culpa que são resultados de suas ações equivocadas de outras existências.

Em todos os casos, mesmos os indivíduos que renascem em condições aflitivas e com antipatias espirituais, poderão se precaver da obsessão se pautarem sua vida em busca de uma renovação moral.

5) Que tipo de prevenção a Doutrina Espírita pode oferecer contra a obsessão?

O estudo da Doutrina Espírita com a compreensão da vida espiritual oferece meios para que uma pessoa busque sua renovação moral e atraia os Bons Espíritos para perto de si mesma.

Ao fazer da prece um hábito sincero, buscar a renovação de pensamentos para o bem e realizar ações em favor do bem estar geral, a pessoa cria proteção eficaz para prevenção da obsessão.

==

Hora Vazia

Cuidado com a hora vazia, sem objetivo, sem atividade.

Nesse espaço, a mente engendra mecanismos de evasão e delira.

Cabeça ociosa é perigo à vista.

Mãos desocupadas facultam o desequilíbrio que se instala.

Grandes males são maquinados quando se dispõe de espaço mental em aberto.

*

Se, por alguma circunstância, surge-te uma hora vazia, preenche-a com uma leitura salutar, ou uma conversação positiva, ou um trabalho que aguarda oportunidade para execução, ou uma ação que te proporcione prazer...

O homem, quanto mais preenche os espaços mentais com as ideias do bem, mediante o estudo, a ação ou a reflexão, mais aumenta a sua capacidade e conquista mais amplos recursos para o progresso.

Estabelece um programa de realizações e visitas para os teus intervalos mentais, as tuas horas vazias, e te enriquecerás de desconhecidos tesouros de alegria e paz.

Joanna de Angelis (Cap. 8 - Episódios Diários)

Nenhum comentário:

Postar um comentário