domingo, 22 de novembro de 2015

Revista Espírita - maio de 1862 - Dissertações espíritas

Revista Espírita

Quinto Ano – 1862

Maio

Dissertações espíritas

Revista Espírita, maio de 1862

Aos membros da Sociedade de Paris

partindo para a Rússia

(Sociedade Espírita de Paris, abril de 1862. - Médium, Sr. E. Vézy.)

Nota. - Vários personagens de distinção russos, tendo vindo passar o inverno em Paris, principalmente em vista de completar sua instrução espírita, nesse objetivo, fez receber membros da Sociedade, para assistir regularmente às sessões. Alguns já partiram, entre outros o príncipe Dimetry G..., outros estavam às vésperas de sua partida. Foi esta circunstância que deu lugar à comunicação espontânea seguinte:

"Ide e ensinai, disse o Senhor. É a vós, filhos, da grande família que se forma, que me dirijo esta noite. Retornais à vossa pátria e às vossas famílias; não esqueçais do lar esse que um outro pai, o Pai celeste, consentiu em vos comunicar e vos dar a conhecer. Ide, e,sobretudo, que a semente esteja sempre pronta para ser lançada nos sulcos que ides cavar nessa terra que não tem bastante rochas em suas entranhas para não se abrir sob o arado.

Vossa pátria está chamada a se tornar grande e forte, não só pela literatura, pela ciência, pelo gênio e pelo número, mas ainda pelo seu amor e seu devotamento para com o Criador de todas as coisas. Que a vossa caridade se torne, pois, ampla e poderosa; não temais de distribuir a duas mãos ao vosso redor; aprendei que a caridade não se faz somente com a esmola, mas também com o coração!... O coração, eis a grande fonte do bem, a fonte dos eflúvios que devem se derramar e aquecer a vida daqueles que sofrem ao vosso redor!...

Ide e pregai o Evangelho, novos apóstolos do Cristo; Deus vos colocou alto no mundo, a fim de que todos possam vos ver e que vossas palavras sejam bem ouvidas. Mas é sempre olhando o céu e a Terra, quer dizer, Deus e a Humanidade, que chegareis ao grande objetivo que vos propusestes alcançar e para o qual nós ajudamos. O campo é vasto; ide, pois, e semeai, a fim que logo possamos ir fazer as colheitas.

"Podeis anunciar, por toda parte, que o grande reino logo vai chegar, reino de felicidade e de alegria para todos aqueles que quiseram crer e amar, porque dele participarão.

"Recebei, pois, antes da partida, o último conselho que vos damos sob o belo céu que todo mundo ama, sob o céu da França! Recebei o último adeus destes amigos que vos ajudarão ainda na rude senda que ides percorrer neste mundo; todavia nossas mãos invisíveis vo-la

tornarão mais fácil, e se souberdes nela colocar perseverança, vontade e coragem, vereis os obstáculos tombarem sob vossos passos.

"Quando se ouvir saírem de vossas bocas estas palavras: 'Todos os homens são irmãos e devem se apoiar, uns aos outros, para caminharem", quanta admiração e quantas exclamações! Sorrir-se-á vendo-vos professar uma tal doutrina; repe-tir-se-á baixinho:

Dizem belas coisas, os grandes, mas não são senão mourões que indicam os caminhos sem percorrê-los?"

"Mostrai, mostrai-lhes, então, que o Espírita, este novo apóstolo do Cristo, não está no meio do caminho para indicar a senda, mas se arma de seu machado e seu facão e se lança no meio dos bosques mais sombrios, e mais escuros para abrir o caminho e arrancar as sarsas de sob os passos daqueles que seguem. Sim, os novos discípulo do Cristo devem ser vigorosos, devem caminhar sempre com o jarrete firme e a mão pesada. Nada de barreiras diante deles; todas devem cair sob seus esforços e seus golpes; as altas árvores, os cipós e as sarsas se romperão para deixarem ver, enfim, um pouco do céu!

"Será, então que lá estará a consolação e a felicidade. Que recompensa para vós! Os Espíritos felizes vos exclamarão: "Bravo! bravo!" Filhos, logo sereis dos nossos, e logo nos chamaremos nossos irmãos, porque a tarefa que vos impusestes voluntariamente, tendes

sabido cumpri-la! Deus tem grandes recompensas para aquele que vem trabalhar em seu campo; dá a colheita a todos aqueles que contribuem para o grande trabalho!

"Ide, pois, em paz, ide, nós vos bendizemos. Que esta bênção vos dê felicidade e vos encha de coragem; não esqueçais nenhum de vossos irmãos da grande sociedade da França; todos fazem votos por vós e por vossa pátria, que o Espiritismo tornará poderosa e forte; ide! os bons Espíritos vos assistem!"

SANTO AGOSTINHO.

Enviado por: Joel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário