quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Artigo: A Presença constante da proteção divina

 “- Qual a missão do Espírito protetor?

      --- A de um pai para com os filhos: conduzir o seu protegido pelo bom caminho, ajudá-lo com os seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida”. ( Questão 491, de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec).


      Filhos de Deus como somos e sendo o Pai Celestial extremamente justo e bom, é natural e lógico que providenciaria todos os recursos, possibilidades e instrumentos visando o nosso progresso e prosperidade espiritual.

      Obviamente, ninguém está sozinho, mesmo que estejamos, momentaneamente, caminhando na solidão pelas estradas difíceis da Terra. Aos olhos do mundo físico podemos estar em abandono, mas definitivamente, ante os olhares abençoados de Deus seguimos observados atentamente, tendo ao nosso dispor, mediante nossos desejos e esforços, todos os mecanismos capazes de nos assegurar a assistência de que necessitamos.

      Toda criatura, indistintamente, recebe a proteção de um Espírito protetor, que ombreia sua jornada na condição de um grande amigo e auxiliar. Ele, certamente, não realizará o serviço que nos pertence, não executará as nossas tarefas e nem desincumbirá as missões que nos foram confiadas, mas estará sempre presente em nossas vidas, prestando todo tipo de apoio, socorro e ajuda de que precisarmos.

      Nisso vemos o quanto a Providência Divina zela por cada um de nós e, nos remete a refletir, na nossa importância, no contexto humano em que vivemos. Quase sempre, por descuido ou mesmo por descaso, não conseguimos identificar o nosso valor e influência no âmbito em que mourejamos.

      Daí concluirmos sobre a necessidade premente de valorizarmos a presente existência aqui na Terra, dando destaque aos reais valores, aqueles que nos fazem homens de bem, que nos aproximam da divindade, que nos promovem a paz e a felicidade que tanto desejamos.

      Tendo notícias dessa imensa consideração de Deus, para com todos os seus filhos, fica ainda mais evidente a necessidade que temos de conhecer os nossos defeitos, esses nos mantém ainda atrelados a imperfeição, buscando eliminá-los, enquanto não podemos ignorar a urgente necessidade de empreendermos grandes e incontáveis esforços na aquisição de virtudes que nos elevem na direção da sublimidade.

      Até por uma questão de gratidão e reconhecimento não podemos decepcionar o nosso Espírito protetor e muito menos a Deus, pelo zelo, carinho e atenção que nos dedicam.

      Portanto, ao invés de ficarmos, muitas vezes, lamentando os acontecimentos da vida, procuremos a lógica e a razão de tudo e, de imediato, encontraremos as mãos divinas estendidas em nossa direção.

      Obviamente, se temos a liberdade para agir conforme a nossa vontade, podemos também escolher aceitar ou não o socorro do nosso Espírito protetor. Ele, na condição de um pai espiritual orienta, ampara e ajuda, e nós, aceitamos ou não.

      Como podemos perfeitamente perceber, a Providência Divina nos colocou no lugar certo, junto daqueles que precisam estar conosco, dotou-nos de obrigações e responsabilidades que nos são importantes, apontou-nos um roteiro de progresso e ainda nos presenteou com a proteção constante de um amigo espiritual.
      Assim, devidamente munidos e abastecidos com o ferramental necessário, só nos resta seguir, firmes e determinados, rumo a evolução espiritual, que nos assegurará no futuro, a serenidade que queremos.

      Pensemos nisso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário