quinta-feira, 23 de junho de 2016

Anotação: Nossa capacidade de mudança


Nossa capacidade de mudança


 
Deus deu ao homem, a mais do que ao animal, o desejo incessante do melhor, e é este desejo do melhor que o impele à procura dos meios de melhorar a sua posição, que o conduz às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento e à evolução.

Cada indivíduo ocupa uma posição única no mundo, no que diz respeito à sua composição genética, temperamento, história, idade e associação com os diversos ambientes sociais.

Cada pessoa é fonte de percepções, crenças e necessidades únicas. Essas diferenças intrínsecas de cada ser em contexto relacional formam as bases de cada família.

Mas todos nós temos algo em comum, que é a capacidade de mudar o seu próprio modo de ser - temos emoções e sentimentos vivenciados na realidade de cada um, ajudando assim a formar seu modo característico de ser.

Por possuirmos essa capacidade de mudar, é que podemos nos desenvolver, evoluir, e sermos melhores hoje do que fomos ontem. Precisamos entender a finalidade de nossa  existência e arregaçar as mangas em busca de nosso progresso individual, para não sermos alunos sempre repetindo de ano.

Quando procuramos aprender coisas novas, nos melhoramos como pessoas, com certeza seremos capazes de ser mais felizes e como consequência oferecer momentos felizes aos que nos rodeiam.

Quando estamos bem, felizes conosco mesmos, somos capazes de modificar nossas vidas pára melhor. Desde a maneira de arrumar a nossa casa de um modo diferente ou quando descobrimos um jeito melhor de educar os filhos, ou quando conseguimos ajudar alguém necessitado; estamos utilizando o nosso cérebro de maneira adequada, positivamente e construtivamente.

- Você se sente importante?

- Nós todos somos importantes! Pelo fato de sermos únicos, de ocuparmos um lugar no mundo e de podermos modificar este mundo.

Somos muito importantes e temos o nosso papel:

a) em relação a nós mesmos (ex. cuidar da nossa saúde),

b) de pai e de mãe (cuidar e educar os filhos),

c) membro da comunidade (participar de uma festa na escola),

d) membro da humanidade (ajudar uma pessoa desconhecida).

 

(texto do livro O melhor é viver em família- aperte mais esse laço – lar do caminho - Campos do Jordão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário