sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão - CONCLUSÃO A037 – Cap. 15 – Enfermidade salvadora – Primeira Parte

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970
Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A037 – Cap. 15 – Enfermidade salvadora – Primeira Parte
CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – O benfeitor Saturnino comentou, através da psicofonia do médium Morais, a estratégia para evitar um desastre de terríveis consequências sobre o Sr. Mateus. Comente-a.
O benfeitor Saturnino esclareceu que preocupava a situação espiritual do Sr. Mateus: ele repetidamente se negava aos compromissos espirituais e prejudicava, assim, sua família. Ficou claro, após sua internação no hospital depois de uma briga no bar na qual foi vítima, que, a persistir na sua obstinação por vingança, sua situação espiritual pioraria. Portanto, era necessário interromper esta escalada de responsabilidades, desviar o pai de seus objetivos inferiores, uni-lo à sua família e estimulá-lo aos questionamentos espirituais. A oportunidade de uma medida socorrista se deu, então, no atrito com Marta, na qual permitiu, enfim, que os benfeitores desalojassem uma bolha de ar no seu sistema circulatório, gerando a embolia cerebral, a paralisia e os consequentes de sua família sobre a nova situação.

2 – Quais benefícios vieram a partir da leitura sistemática do Evangelho Segundo o Espiritismo junto ao leito do Sr. Mateus?
A leitura sistemática do ESE junto ao leito do Sr. Mateus era parte dos objetivos da espiritualidade frente a situação moral do enfermo, isto é, despertar-lhe para os questionamentos verdadeiros. Incapaz de falar e de se movimentar com facilidade, a ação inspirada de Mariana constrangia-o a refletir sobre os novos conceitos espirituais, assim fazendo-o considerar os erros em que estivera por tanto tempo, a transformação dos painéis mentais e a construção de novas aspirações.
Ao mesmo tempo, a oração em conjunto era base para a construção da paz familiar, através da dedicação das filhas sobre o pai e as discussões superiores empreendidas. Tudo isso modificação o clima espiritual da família, antes tão perturbado.


Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário