sábado, 16 de dezembro de 2017

Os reformadores 1

Os reformadores 1

Allan Kardec

Se os reformadores só exprimissem as suas ideias pessoais, não reformariam absolutamente nada, porque não encontrariam eco. Um homem só é importante para agitar as massas se estas forem inertes e não sentirem em si vibrar alguma fibra. É de notar que as grandes renovações sociais jamais chegam bruscamente; como as erupções vulcânicas, são precedidas por sintomas precursores. As ideias novas germinam, estão em efervescência numa porção de cabeças; a sociedade é agitada por uma espécie de estremecimento, que a põe à espera de alguma coisa.
É nesses momentos que surgem os verdadeiros reformadores, que assim se veem como representantes, não de uma ideia individual, mas de uma ideia coletiva, vaga, à qual o reformador dá uma forma precisa e concreta, e só triunfa porque encontra espíritos prontos a recebê-la. Tal era a posição de Lutero. Mas Lutero não foi o primeiro, nem o único promotor da Reforma. Antes dele houve apóstolos como Wicklef, Jan Hus, Jerônimo de Praga; estes dois últimos foram queimados por ordem do concilio de Constança; os hussitas, perseguidos com rigor após uma guerra encarniçada, foram vencidos e massacrados.
Destruíram os homens, mas não a ideia, que foi retomada mais tarde sob outra forma e modificada em alguns detalhes por Lutero, Calvino, Zwingle, e outros, donde é permitido concluir que, se tivessem queimado Lutero, isto para nada teria servido [...], porque a ideia da Reforma não estava somente na cabeça de Lutero, mas em milhares de cabeças, de onde deveriam sair homens capazes de a sustentar. Teria sido apenas um crime a mais, sem proveito para a causa que o tivesse provocado; tanto isto é verdade que, quando uma corrente de ideias novas atravessa o mundo, nada poderá detê-la.

1 N.R.: KARDEC, Allan. Revista Espírita: jornal de estudos psicológicos, ano 9, n. 8, ago. 1866. Os profetas do passado, p. 320 e 321. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 2. reimp. Brasília-. FEB, 2009. (Título interpolado pelo editor de Reformador. Transcrição parcial.)

Fonte: Reformador de Dezembro de 2017

Enviado por: "Gonzaga"

Nenhum comentário:

Postar um comentário