domingo, 15 de abril de 2018

Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação

Link de acesso = https://drive.google.com/file/d/10n4A2BbFV-kae5Wfiwm90clicphbr44m/view




J. Est. Esp. 6, 010203 (2018): 


Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação 
Fluidic Therapy: Introducing an Assessment Tool

Raphael Vivacqua Carneiro1 & Clóvis Aurélio Vervloet1
1 Grupo de Pesquisa Lampejo - Comunidade Espírita Esperança, Vitória, ES.

Recebido em 15 de Fevereiro de 2018, publicado em 10 de Abril de 2018.
Trabalho apresentado no 13o ENLIHPE, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, com apoio da USE e CCDPE.




Resumo: Denominamos Terapia Fluídica a aplicação do magnetismo humano-espiritual de forma sistemática, visando à melhoria do bem-estar físico e espiritual de quaisquer indivíduos, como parte dos processos de Atendimento Espiritual no Centro Espírita, preconizados pela FEB. Grande número de relatos orais atestam os benefícios recebidos por pessoas que se submeteram de boa vontade à Terapia Fluídica. Este trabalho tem por objetivo apresentar um instrumento de avaliação do serviço de Terapia Fluídica e analisar os dados que foram coletados numa instituição espírita em Vitória, ES. Investigamos indicadores da Terapia Fluídica e seus reflexos na percepção de bem-estar das pessoas atendidas, incluindo saúde geral, ansiedade, qualidade de vida e dor. Selecionamos como amostra de pesquisa as pessoas que procuram o Atendimento Espiritual no Centro Espírita e que mostram sinais de ansiedade ou depressão, ou que apresentam problemas físicos cuja causa não se consegue diagnosticar, ou que persistem mesmo após tratamento médico. Aplicando o instrumento de avaliação antes do início do tratamento de Terapia Fluídica e após a conclusão do ciclo de seis encontros semanais de tratamento, constatamos que os principais indicadores pesquisados apresentaram melhoras estatisticamente significantes (p < 0,05), com variações positivas de 44% a 60%..

Palavras-Chave: Terapia fluídica, magnetismo humano-espiritual, passe espírita.
 

Abstract: We define Fluidic Therapy as the systematic application of human-spiritual magnetism to improve the physical and spiritual welfare of any individual, as part of the Spiritual Care at the Spiritist Center, described by FEB. A large number of oral reports attest the benefits for people submitted to the Fluidic Therapy. This paper presents an assessment tool for the evaluation of the Fluidic Therapy, and analyzes the data collected at a spiritist institution in Vitória, ES, Brazil. We investigated indicators of Fluidic Therapy by the attended people’s perception of well-being, including general health, anxiety, quality of life and pain. We selected as research subjects the people who seek spiritual care at a spiritist institution and who show one or more of the following symptoms: anxiety or depression aspects, physical problems not responding to medical treatment, or whose cause is not clearly diagnosed. Applying the assessment tool before the beginning of the Fluidic Therapy and after completing the cycle of six weekly sessions, we found that the main indicators surveyed showed statistically significant improvements (p < 0.05) by factors from 44% to 60%. 

Keywords: Fluidic therapy; human-spiritual magnetism; spiritist pass.

© 2018 - Autor(es)
Link para o artigo: [PDF (1688 Kb) - DOI: 10.22568/jee.v6.artn.010203]


***
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jornal de Estudos Espíritas <jestudosespiritas@gmail.com>
Data: 10 de abril de 2018 22:00
Assunto: Publicação de novo artigo no JEE
Para: Alexandre Fonseca <
jestudosespiritas@gmail.com>


Olá Todos,

É com bastante satisfação que anunciamos a publicação do artigo "Terapia Fluídica: Apresentação de um Instrumento de Avaliação" de autoria de Raphael Vivacqua Carneiro e Clóvis Aurélio Vervloet no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). 
O artigo descreve um trabalho muito interessante de acompanhamento da evolução dos assistidos no trabalho de passes e terapia fluídica que o Grupo de Pesquisa Lampejo - Comunidade Espírita Esperança, localizado em Vitória, ES, realiza. O artigo apresenta e descreve um instrumento de avaliação dos resultados do passe de acordo com uma metodologia científica que é aplicada pelo grupo. Através da investigação de indicadores de saúde geral e bem estar, os Autores conseguem demonstrar os benefícios reais do tratamento fluídico no alívio dos assistidos. Este trabalho é, certamente, um modelo para instituições interessadas em realizar esse tipo de pesquisa e avaliação de modo científico e cuidadoso. 
Esse artigo foi apresentado no o 13o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) ou 13o ENLIHPE, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, em São Paulo, com apoio da USE e CCDPE.

O artigo pode ser acessado gratuitamente, lido no browser ou baixado para o seu computador através do link:
http://dx.doi.org/10.22568/jee.v6.artn.010203 
Embora o acesso e leitura gratuitos, lembramos que os direitos autorais pertencem aos Autores, portanto, o artigo não pode ser reproduzido, em parte ou em todo, sem a autorização dos Autores. 
Se você gostou do artigo ajude a divulgá-lo. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça para que entrem em contato com o Editor enviando mensagem para jestudosespiritas@gmail.com solicitando o cadastro do seu email em nossa lista de divulgação de notícias. 
Caso não conheça ainda, acesse os outros artigos publicados pelo JEE, todos de acesso gratuito, através da navegação pelos links de volumes no menu à esquerda do site, https://sites.google.com/site/jeespiritas/ 

O JEE agora faz parte da duas bases de dados de revistas científicas e acadêmicas: Sumários e LivRe. Esse cadastro reflete um esforço de nossa parte em divulgar de modo sério os artigos de pesquisa espíritas publicados pelo JEE. 

Agradecemos mais uma vez a atenção! 
Um abraço fraterno, 
Alexandre Fontes da Fonseca
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif-- 
Editor - Jornal de Estudos Espíritas
ISSN: 2525-8753

Nenhum comentário:

Postar um comentário