terça-feira, 22 de maio de 2018

As previsões certeiras sobre a ciência feitas pelo escritor Arthur C. Clarke há 50 anos

Arthur C. Clarke morreu em 2008, mas continua sendo um dos mais vendidos escritores de ficção científica.
Seu conto The Sentinel, publicado em 1951, inspirou o filme de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968.
Escritor e inventor, o britânico era famoso também por suas previsões sobre a tecnologia do futuro.
Chegou a ser ridicularizado por elas, mas hoje muita gente admite que ele estava certo.
Sobre as telecomunicações, por exemplo, Clarke disse: "Essas coisas vão tornar possível um mundo onde poderemos estar em contato instantâneo um com outro, onde quer que estejamos".
"A tecnologia por satélite deu ao mundo TV, telefones e internet", acrescenta.
"Estou falando sério quando digo que um dia teremos neurocirurgiões em Edimburgo (Escócia) operando pacientes na Nova Zelândia", diz ele em gravação de 1964.
A primeira cirurgia remota bem-sucedida foi realizada em 2001 por cirurgiões em Nova York.
O paciente estava a 6 mil km de distância, na cidade francesa de Estrasburgo.
Sobre a inteligência artificial, Clarke fez uma previsão mais catastrofista.
"Os habitantes mais inteligentes do mundo no futuro não serão homens ou macacos. Serão máquinas. E, por fim, vão acabar superando seus criadores."
De carros sem motoristas a assistentes de voz, a inteligência artificial (IA) mudou a sociedade moderna.
Mas os seres humanos permanecem firmemente no comando, pelo menos por agora.
Clarke morreu em 2008, em sua casa no Sri Lanka.
Notícia publicada na BBC Brasil, em 18 de abril de 2018.

Sergio Rodrigues* comenta

Realmente, à primeira vista, podem parecer impressionantes as previsões feitas pelo escritor citado na matéria. Impressionantes até podem ser, porém são também explicáveis, à luz do ensinamento espírita. Ensina a Doutrina que algumas pessoas são dotadas de uma faculdade denominada “pressentimento” ou “premonição”. Essa faculdade consiste em terem certas pessoas uma intuição vaga das coisas futuras, na definição de Allan Kardec, constante no item 184 de O Livro dos Médiuns.
Assim, explica o Codificador que “algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida... que lhes permite entrever as consequências do presente e o encadeamento natural dos acontecimentos”. Nesta hipótese, trata-se de um fenômeno puramente anímico, ou seja, originado pelo próprio espírito encarnado, por si mesmo, sem a interferência de outros espíritos, que se dá através de uma espécie de dupla vista, permitindo prever um fato futuro.
Mas o pressentimento pode, também, ter origem num fenômeno mediúnico, ou seja, resultar de uma interferência espiritual, caso em que a intuição do acontecimento futuro resulta da comunicação oculta de um espírito. Esta forma do pressentimento se manifestar tipifica os médiuns que Kardec denominou “médiuns de pressentimento”, uma variedade dos médiuns inspirados. Qualquer que seja a origem do pressentimento, ele atua de modo inconsciente, independente da vontade e da razão do portador dessa faculdade.
Trata-se, portanto, de uma visão espiritual de fatos futuros como consequência dos fatos presentes, o que não significa que os mesmos acontecerão fatalmente, pois os acontecimentos dependem sempre das escolhas que fazemos através do nosso livre-arbítrio.
Desse modo, parece-nos ser essa a hipótese que explica as previsões desse escritor britânico. Sendo dotado dessa faculdade em algum grau desenvolvida e acompanhando o desenrolar dos avanços tecnológicos promovidos pela ciência, pôde vislumbrar, antecipadamente, há 50 anos, segundo a matéria, as conquistas nela mencionadas, o que não deixa de ser impressionante, principalmente para aqueles que desconhecem ser absolutamente natural esse fenômeno. Como acontece com todo aquele que expressa ideias que ainda não se enquadram na realidade de seu tempo, cita a matéria que Arthur C. Clarke foi ridicularizado por seus contemporâneos, somente hoje sendo respeitado e reconhecido pelas suas previsões.
* Sergio Rodrigues é espírita e colaborador do Espiritismo.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário