segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pergunta Feita: Tatuagem

Pergunta Feita:
Assim como o cigarro, a bebida, os maus pensamentos prejudicam o corpo e o espírito, a tatuagem pode prejudicar o espírito?
(L.)
========================================
Resposta dada:

Olá!


Muita paz a você!


Há dois tipos de prejuízos que causamos a nós mesmos, o físico e o espiritual, que podem ou não estar relacionados entre si.


Aquilo que nos afeta fisicamente são as substâncias ou procedimentos que realizamos e que são recebidos pelo nosso corpo biológico como agressões. São as drogas (cigarro, álcool, substâncias ilícitas, etc, que lesam as células orgânicas), o implante de objetos, marcas físicas (entre elas tatuagens, piercings, mutilações intencionais, etc), cirurgias estéticas, dentre outros. Com relação aos implantes, marcas e cirurgias, muitos desses procedimentos afetam o funcionamento regular do organismo provocando patologias severas, tanto por intoxicação por substâncias inadequadas utilizadas em tatuagens, implantes de cilicone ou outros, como pela rejeição orgânica de objetos estranhos ao corpo, como brincos, piercings ou mesmo outros mais bizarros que trazem imensas perturbações à harmonia biológica.


Já o que nos afeta espiritualmente, é aquilo que emana dos nossos pensamentos. Sabemos que antes de se manifestar fisicamente, uma marca física, seja provocada intencionalmente, como os casos acima, ou inconscientes, como as doenças psicosomáticas, tem sua origem na mente do indivíduo. As marcas perispirituais são registradas a partir do momento em que uma fixação mental é iniciada pelo indivíduo, independente da manifestação física que apresente.


Outros casos a serem analisados a respeito das fixações mentais estão relacionados a comportamentos dos aparentemente mais ingênuos em nosso cotidiano. Por exemplo, tipos de músicas que refletem comportamentos agressivos ou sensuais, emblemas ostentados em roupas, adereços ou adesivos, filmes ou imagens que promovam emanações mentaisa deletérias, linguagens, vestuário ou posturas inadequadas, enfim, todos esses, assim como os registros físicos vindos das tatuagens, são planejados originalmente nas mentes de cada um e, conforme o precioso ensinamento que nossos amigos espirituais, Deus nos julga pelas nossas intenções.


Para ilustrar, temos no livro "Sexo e Obsessão", do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo P. Franco, relatos de seres que, devido a suas fixações mentais na sexualidade desregrada e doentia, causaram em si mesmos terríveis defomidades perispirituais nos órgãos sexuais. Assim, compreendendo que é a mente que provoca as marcas ou deformidades perispirituais, podemos encontrar as respostas que buscamos nesses temas.


Se a intenção de uma tatuagem for apenas decorativa, seguindo as tendências dos tempos modernos, cabe o uso do bom senso para discenir entre o adequado e o inadequado, o saudável e o nocivo, o convicto e o impulsivo, etc. Agora, se esse simbolismo reflete uma desarmonia íntima, fruto de um desequilíbrio moral, então a própria mente se encarregará de registrar no corpo perispiritual essa lesão podendo ou não promover remorsos, arrependimentos ou mesmo dores morais das mais cruéis, cuja responsabilidade está no próprio indivíduo.


Em nosso site, temos um artigo bastante esclarecedor a repeito desse tema cuja leitura recomendamos. Ele está dividido em três partes. Intitula-se "O uso de Piercing e Tatuagens perante a Doutrina Espírita."


Acesse os sites:

http://www.cvdee.org.br/ev_estudotexto.asp?id=516

http://www.cvdee.org.br/ev_estudotexto.asp?id=517

http://www.cvdee.org.br/ev_estudotexto.asp?id=518

Baixe a apresentação sobre tatuagens contida no link www.uscg.mil/d7/d7dcmc/DCMC/Misc/Docs/tattoos.pps

Caso algum link esteja com problema de acesso, copie o endereço e cole em seu navegador.

Esperamos ter ajudado. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário.
Um abraço,
André.
Equipe Net JovemDúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp
Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário