quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pergunta Feita: Tenho medo de pessoas que já morreram

Pergunta Feita:
 Tenho Medo de pessoas que ja morreram. Sempre antes de acontecer algo ruim eu tenho com se fosse uma mensagem que vai acontecer mas não consigo decifrala e impedir  e isso me deixa fruortada depois que acontece porque eu não entendo e porque eles tentam me avisar?
(L. - 28 anos)
 
==================================
Resposta Dada:
 
    Olá!
 
    Muita paz a você!
 
 
    Antes de pensarmos em medo de pessoas mortas, temos de compreender o processo em si e quem são essas pessoas. Assim, devemos estudar sobre o fenômeno da desencarnação e qual seu efeito sobre nós, não apenas pela expectativa que ele gera, entendendo que todos desencarnaremos, mas o efeito psíquico e emocional que vem como conseqüência da desencarnação. Também, embora nós e os Espíritos estejamos vivendo em esferas diferentes – eles numa mais sutil e invisível, e nós numa mais material e grosseira – somos idênticos em nossa natureza. Partilhamos as mesmas idéias, emoções, sentimentos, angústias, medos, alegrias, enfim, lá ou cá, somos seres vivendo experiências semelhantes. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, já nos dizia em suas anotações que "os Espíritos nada mais são do que as almas dos homens que já morreram". Então, mais uma vez, tirando o fato de não terem mais o corpo físico, são como nós.
 
 
    O fato de desencarnar não significa para o Espírito estar consciente da desencarnação. E estando consciente, não significa que aceita, tampouco que saiba lidar com a nova condição em que se encontra. Para essa classe de indivíduos, é comum, temporariamente, perturbar-se, afligir-se, revoltar-se, inconformar-se, etc. Uns conseguem superar tais obstáculos e seguir adiante com facilidade, bastando o esclarecimento; outros já demonstram mais resistência e optam ou são atraídos para a convivência com os encarnados. Estão desencarnados, mas com suas consciências encarnadas. Observando, então, os eventos que acontecem aqui no mundo físico, e havendo neles algum tipo de interesse, seja ele qual for, procuram acompanhá-los e até interferir no seu desenrolar. Acontece, porém, que, estando estabelecidos numa dimensão diferente, não podem fazer mais que desejar a intervenção, salvo se obtiverem o auxílio de um encarnado capaz de perceber suas necessidades: o médium. (Leia o Cap. XIV de " Livro dos Médiuns" – Os Médiuns – Itens 159 e 164 –  http://livrodosmediuns.wordpress.com/2a-parte-das-manifestacoes-espiritas/cap-14-os-mediuns/)
 
 
    A partir desse entendimento, agora tentando compreender seu relato, lembramos que temos percepções que têm causas diferentes.
 
 
    A primeira é a mediunidade, que é a faculdade que possibilita à pessoa a capacidade de interagir de modo mais direto com o mundo invisível.
 
 
    A mediunidade se apresenta em variedades e formas que possibilita ao seu portador uma percepção singular do se passa no mundo espiritual, assim como é influenciado também de um modo bastante característico, em virtude do seu tipo de faculdade e dos Espíritos que o acompanham. É o meio pelo qual o médium sente a presença e as emoções dos Espíritos que dele se aproximam, assim como é através dele, também, que os Espíritos se utilizam para solicitar ajuda, por exemplo, pedindo sua intervenção para impedir ou contribuir para que um acontecimento se complete.
 
 
    A segunda é uma sensibilidade chamada de pré-cognitiva, ou seja, "pré" (antes) / "cognição" (conhecimento), que em nada se relaciona com a influência espiritual, ou seja, é anímica, da própria alma.
 
 
    Nossas mentes, são como uma antena, que captam as irradiações que se espalham pelo espaço à nossa volta. Pensamentos positivos, negativos, calmos, perturbadores, etc, todos emanados por mentes encarnadas e desencarnadas vivenciando suas experiências pessoais ou coletivas. Imaginemos todas as ondas eletromagnéticas que cruzam os céus de nosso planeta vindos de televisores, rádios, celulares, Internet, intercomunicadores e de tantas outras fontes. Assim são nossas ondas mentais, que são lançadas de um lado para outro, conforme a direção que lhes damos.
 
 
    Sabemos que todo acontecimento é precedido de um planejamento prévio de seus idealizadores. Pensamos, elaboramos, confabulamos e depois realizamos. Enquanto esse processo está fermentando, ou mesmo acontecendo, as ondas mentais estão sendo irradiadas. Quando são fenômenos que fogem ao nosso controle, também há mentes no mundo espiritual que acompanham o processo por já terem conhecimento prévio (e isso já foge ao nosso entendimento), também emanando pensamentos. A psicosfera do planeta está, assim, carregada desses pensamentos, dos mais nobres aos mais perversos, destacando-se sempre aqueles que são emitidos com maior intensidade.
 
 
    Ocorre que algumas pessoas – encarnadas –, dotadas dessa capacidade extra-sensorial (pré-cognição), captam determinada freqüência de pensamentos e vêem ou pressentem determinados tipos de acontecimentos, aleatórios ou específicos. Não que sejam eleitas para alguma realização especial diante dos eventos, mas essa percepção as coloca na condição de expectadores do fato, podendo vir a sofrer emoções, das mais diversas naturezas, que decorrem dele.
 
 
    Essa seria, a princípio, a visão que o Espiritismo nos oferece. Levando em consideração que o que sente seja uma percepção do futuro, de fato, essa percepção, mediúnica ou anímica, depende do grau da sua sensibilidade, que pode contribuir para seu entendimento, quando oferece clareza e definição daquilo que é captado, ou turbar e confundir, quando capta apenas fragmentos dessas ondas.
 
 
    Seja como for, sentindo que você é influenciada por tais vibrações, você deve educar seus pensamentos e emoções vivendo sempre em ambientes saudáveis, com atividades que lhe proporcionem prazer, tranqüilidade e equilíbrio, que faça leituras agradáveis e edificantes buscando sempre criar imagens mentais positivas, que sempre procure idéias e conversações enobrecedoras, de forma a que você se sintonize com freqüências também elevadas.
 
 
    Um fator importante: jamais deixe de recorrer à prece quando se sentir aflita pelas sensações que surgem dessas percepções. Peça a Deus que lhe dê clareza no entendimento do que capta, equilíbrio nas emoções e que auxilie aqueles que serão atingidos pelo acontecimento, quando você mesma não puder ajudar. Jamais estamos sozinhos e devemos sempre solicitar ajuda quando dela carecermos.
 
 
    Sugerimos, também, fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.
 
 
    Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.
 
 
    Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."
 
 
    Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço:
 
 
 
    Procure cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir. Outrossim, assistindo às palestras de uma Casa Espírita, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.
 
 
    Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.
 
 
    Instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, a Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou www.virtual.espiridigi.net (Biblioteca Virtual).
 
    Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter podido ajudar e conte sempre conosco. Qualquer dúvida, escreva-nos.
 
Um abraço,
 
André.
Equipe Espiritismo.net Jovem
Dúvidas e Sugestões:
www.cvdee.org.br/netjovem.asp
 *
Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. Conheça o Paltalk:
http://www.celd.org.br/celd_paltalk.php.
 
No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário