sábado, 30 de maio de 2009

Pergunta Feita : Namoro...


Pergunta feita: Tenho problemas com meu namoro, muitas vezes a minha parceira não me respeita, ou seja, dá abertura para amigos com outras intenções aproximar-se dela e ela gosta de me ver sentir ciumes. Queria saber qual deveria ser meu verdadeiro comportamento diante deste problema.


=============================


Resposta dada:

Olá!

Muita paz a você!



As relações de namoro são uma grande troca de sentimentos, ideias, valores, etc, momento em que as duas pessoas envolvidas estão aprendendo a se conhecer. Conhecemos a outra pessoa e a nós mesmos, principalmente, pois somente através da convivência nós aprendemos a equilibrar nossas emoções e educamos nosso comportamento.



O que devemos compreender é que essa relação deve ser para nós um momento de alegria, de prazer, de compartilharmos o que temos de melhor, enfim, é um período muito especial para todos, não de sofrimento. Para isso, temos de ter sempre em mente um pensamento muito verdadeiro: devemos aprender a namorar, e esse pensamento serve para qualquer pessoa, em qualquer idade, isso porque temos nossas vidas e fazemos dela o que bem entendemos, mas quando namoramos, nossas atitudes afetam diretamente quem convive conosco.



Bem, o primeiro passo para que a relação seja feliz para o casal é os dois se respeitem. Sem isso, mais dia, menos dia, ambos sairão tristes, magoados, decepcionados e até traídos em seus sentimentos. Para saber, então, se está havendo respeito de nossa parte, devemos seguir uma lição simples que Jesus nos deixou: fazer para o outro o que gostaríamos que ele nos fizesse, ou seja, só farei o que for bom para mim mesmo. Do contrário, agiremos de forma bastante egoísta, acreditando que a minha felicidade é mais importante que a do outro.



Você nos pergunta qual deve ser seu comportamento para com sua namorada. Infelizmente, não temos como dizer a você como deve agir, pois somente você sabe dos seus sentimentos por ela, somente você sabe o que ela sente por você. Porém, o que recomendamos, e isso serve para toda a sua vida, é que converse sempre com as pessoas com quem estiver vivendo uma situação incômoda. Através de uma boa conversa, dizendo o que incomoda, ouvindo aquilo que você faz e que incomoda as pessoas, muitos problemas são resolvidos. Se o mundo todo se dedicasse a conversar para resolver seus problemas, não teríamos brigas, guerras, nada disso. Entretanto, sabemos que as pessoas não são bem assim, já que cada uma quer que tudo seja da forma como agrada a si mesma, independente do que os outros pensam. Apesar disso, não devemos fazer algo que não concordamos só porque “as pessoas fazem”. Cada um deve seguir sua consciência e seus princípios.



Outra questão que precisamos analisar é se não estamos exagerando em nosso modo de ver as coisas. Sentir ciúme é natural, mas às vezes nosso coração acaba indo longe demais. Namorar não significa abandonar o mundo por causa do namoro, mas fazer com que a namorada ou namorado participe do nosso mundo e também participemos do mundo deles. Devemos exigir respeito, mas temos de respeitar, também.



Seja como for, converse de uma forma carinhosa e compreensiva com sua namorada e exponha tudo o que pensa. A partir daí, você poderá julgar se vocês se respeitam, se gostam, se vale a pena investir seus sentimentos nessa relação, tudo lembrando que vocês ainda são muito jovens para se preocupar com o sofrimento de um namoro infeliz.



Conversem, procurem as soluções para as dificuldades de vocês, aprendam um com o outro e vejam como desejam viver suas vidas. Assim, temos certeza que encontrarão uma resposta que terminará com essa tristeza que aperta seu coração.



Recomendamos que ouça a palestra “O Ficar”, para os jovens, proferida pelo dr. Alberto Almeida, médico e palestrante espírita. Baixe em http://www.espiridigi.net/arquivos/ficar.zip.

Esperamos ter ajudado.

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Um abraço,
André
Equipe Espiritismo Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp
Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.
No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala ESPIRITISMO NET JOVEM - Às sextas-feiras, 21h, com estudo das Obras Básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário