sábado, 15 de agosto de 2009

Desculpa que usamos: Isso ai? Ah! Eu já tentei várias vezes.


Isso ai? Ah! Eu já tentei várias vezes.




A lição de casa está difícil? vou desistir, já tentei várias vezes.

Não consigo encontrar o caminho certo, então desisto, vou voltar e descansar.

Paciência com as pessoas? Nem pensar, tentei tanto, que até cansei.

Fazer caridade, pra que? Ninguém percebe, desisto.

Cozinhar, lavar louça, ajudar nas tarefas de casa, isso nem me passa pela cabeça, tentei e nunca consegui fazer direito.

Muitas vezes, nos deparamos desistindo das situações difíceis. Ok, desistir é fácil, basta não prosseguir em novas tentativas. Mas será que você percebeu a sensação de impotência que isto lhe trouxe?

Inconscientemente as pessoas, em geral os jovens, têm na ponta da língua o jargão: - Isso ai? Ah! Eu já tentei várias vezes. Tentou sim, mas por que desistiu?


Amigos, tudo nesta vida deve ser conquistado com muito esforço, podemos analisar o exemplo de grandes vultos da história, como Thomas Edison que após inúmeras tentativas infrutíferas, persistiu e inventou a lâmpada, de Albert Ainstein, que mesmo desacreditado, descobriu a Teoria da Relatividade, há Santos Dumont, com a invenção do avião, várias foram as tentativas até o vôo planejado. Quem diria se Madre Tereza de Calcutá e irmã Dulce iriam ajudar tanto aos pobres se não tentassem , se não acreditassem em seu trabalho?


Ainda, há o mais evidente dos exemplos: Mestre Jesus, que jamais deixou de tentar levar as palavras de amor e a caridade a um povo tão sofrido. Sabemos o quão importante foram suas lições e que todo esse esforço não foi em vão.


Até quando vamos deixar a desculpa de não tentar fazer o bem ou o correto tomar conta das nossas decisões? De tentar defender a natureza, os animais, de tentar aprender os ensinamentos da Doutrina Espírita, de tentar amar a todos incondicionalmente, de perdoar, de ser bom, honesto e caridoso?


É preciso que busquemos as razões que nos levam ao medo e a desistência diante das dificuldades, pois com fé, disciplina e paciência, um dia diremos: Isso ai? Ah! Eu já tentei várias vezes, lutei e venci.



Bhethy

Nenhum comentário:

Postar um comentário