segunda-feira, 20 de junho de 2011

Notícia: "Japoneses buscam tecnologia para "ver pensamentos".

Pesquisadores japoneses conseguiram com sucesso processar e visualizar imagens simples diretamente do cérebro humano com a ajuda de um software, no que poderá ser o primeiro passo para se fazer um registro visual de sonhos. (...)

Comentário:

No O Livro dos Espíritos, na questão 403 os Espíritos disseram que: “Mas como o corpo é de matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões recebidas pelo Espírito, mesmo porque o Espírito não as percebeu pelos órgãos do corpo”.  (...)

 
Japoneses buscam tecnologia para "ver pensamentos"

Pesquisadores japoneses conseguiram com sucesso processar e visualizar imagens simples diretamente do cérebro humano com a ajuda de um software, no que poderá ser o primeiro passo para se fazer um registro visual de sonhos.
Os cientistas da ATR Computational Neuroscience Laboratories, com sede em Kyoto, disseram que a tecnologia desenvolvida poderá, por exemplo, ser usada para "ver" o que uma pessoa estiver pensando, inclusive durante o sono - desde que esse pensamento envolva a projeção de formas físicas, como a imagem de letras ou objetos.
O pesquisador-chefe Yukiyasu Kamitani, de 38 anos, afirmou que esta foi a primeira vez na história da ciência em que foi possível processar, diretamente das atividades cerebrais, imagens do que uma pessoa viu.
"Existem vários estudos parecidos no mundo, mas nenhum obteve tal sucesso", comemorou Kamitani.
Processo
A idéia dos cientistas era tentar emular o processo de visualização humana.
Quando uma pessoa olha um determinado objeto, a retina dos olhos captura a imagem e a converte em sinais eletrônicos, que são enviados ao córtex visual do cérebro.
A grosso modo, o que a equipe de pesquisadores fez foi estudar minuciosamente esse processo para então poder captar esses sinais e transformá-los em imagem em uma tela de computador.
Com o software criado pelos cientistas, eles conseguiram processar imagens vistas por pessoas ligadas a aparelhos de ressonância magnética.
Durante o processo de pesquisa, os cientistas estudaram diferentes comportamentos de cérebros diante de 400 imagens diversas.
Depois, foram mostradas a voluntários as seis letras da palavra "neuron".
O software processava as imagens captadas por aparelhos de ressonância magnética durante o processo de leitura do cérebro. Os cientistas conseguiram reconstruir a palavra em uma tela neste processo.

Aplicação

A aplicação prática da descoberta ainda vai levar tempo, mas a equipe está mais motivada a prosseguir com os testes.
"Esse aparelho poderá ajudar, por exemplo, pessoas com problemas físicos, como aquelas que só conseguem mover os olhos para se expressar", diz o neurocientista à BBC Brasil.
O estudo, que será publicado pela revista científica americana Neuron, vem sendo desenvolvido há três anos. Sete profissionais participam do projeto, liderados por Kamitani.
O próximo passo agora é trabalhar no desenvolvimento do software para mapear e processar imagens mais complexas e, quem sabe, até materializar um sonho.


Comentário:

No O Livro dos Espíritos, na questão 403 os Espíritos disseram que: “Mas como o corpo é de matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões recebidas pelo Espírito, mesmo porque o Espírito não as percebeu pelos órgãos do corpo”.

Esta tecnologia não registra os pensamentos, porque eles não são fisicamente grosseiros capazes de serem registrados pelo equipamento, são registrados apenas os estímulos cerebrais, assim, o equipamento pode criar apenas as imagens que o cérebro pode criar.
Apesar desta tecnologia ainda não conseguir ‘ler’ o pensamento pura, demonstra um enorme passo nesta direção, mas por enquanto instrumentos materiais só conseguem ponderar objetos materiais.
A questão 369 do livro supra citado esclarece a importância desta pesquisa:
-“Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma. Essa manifestação está subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos respectivos órgãos, como a excelência de um trabalho à excelência da ferramenta”
O espírito não pode alterar o corpo material em que se liga na encarnação atual, porém a ciência poderá encontrar uma ou mais formas de resolver problemas ou dificuldades de manifestação das faculdades do espírito. Neste caso, a pesquisa poderá ajudar pessoas que não podem se comunicar completamente com o mundo ao seu redor.

Comentário por: Claudia Cardamone. Formada em Psicologia, no ano de 1996, pelas FMU em São Paulo. Reside atualmente em Santa Catarina, onde trabalha como artesã. É espírita e trabalhadora da Associação Espírita Seareiros do Bem, em Palhoça/SC.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário