sexta-feira, 9 de março de 2012

Desculpas que usamos: Eu não consigo...



Poderíamos traduzir “eu não consigo” por “eu não quero”? “Eu não consigo (quero) deixar de comer tal coisa”, “Eu não consigo (quero) arranjar tempo pra me exercitar”, etc., etc.. Que tal? A responsabilidade seria maior, por que escolhemos "não fazer"? Sim, porque não querer fazer é mais comprometedor do que se declarar incapaz de fazer algo...

Também é mais fácil esperar que alguém venha fazer para nós do que nos esforçarmos para fazer - e isso se chama preguiça, descomprometimento, indiferença, dependência...

Enfim, dizendo, "eu não consigo" sem antes sequer tentar, é, no mínimo, uma atitude mental derrotista, que nos prende no círculo das incapacidades - sou incapaz e ninguém pode esperar nada de mim.

Se pensássemos antes de proferir essa sentença de que somos incapazes? Vamos refletir sobre as verdadeiras razões que nos levam a achar que não vamos conseguir, mesmo antes de tentar ou diante da primeira dificuldade.

Será isso medo da frustração, do erro, do insucesso? Por que eu não quero fazer? Por que eu não posso fazer? Será que preciso pedir ajuda antes de tentar? Se tentarmos responder a essas questões ou, pelo menos, pensar nelas, estaremos caminhando para o autoconhecimento de nós mesmos.

Tudo na vida passa pela ação, pelo fazer - pensar e fazer. Arriscar e errar - ou acertar! Não existe melhor hora para começar a fazer isso do que agora. A diferença entre os bem-sucedidos e os outros não está nos erros que cometem ou nas vezes em que falham, está na forma como respondem ao problema. Sabem que o que conta é a atitude que se tem diante das dificuldades.

Mas, sempre podemos dizer "eu não consigo" e deixar isso pra lá...

Bjks da Elo

(Eloci - membro efetido da equipe do CVDEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário