sábado, 22 de dezembro de 2012

Pergunta feita: Como o espiritismo encara o divórcio?

Como o espiritismo encara o divórcio?

 
Reportemo-nos ao O Livro dos Espíritos.

questão 695 - O casamento , ou a união permanente de dois seres, é contrária à lei natural?

- É um progresso na lei natural

questão 697 - a ideia de que o casamento não pode ser absolutamente dissolvido está na lei natural ou apenas na lei humana?

- é uma lei humana muito contraria à lei natural. Mas os homens podem mudar suas leis; as da natureza são as únicas imutáveis.

questão 940 - a falta de simpatia entre os seres que tem de viver juntos não é igualmente uma fonte de desgostos amarga e que envenena toda a existência?

- muito amarga, de fato; mas é uma dessas infelicidades de que frequentemente, sois os principais responsáveis. Primeiro, são vossas leis que estão erradas. Porque acreditais que Deus obriga a ficar com aqueles que vos desagradam? e depois, nessas uniões, procurais muitas vezes mais a satisfação do orgulho e da ambição do que a felicidade de uma afeição mutua. Então suportais as consequencias de vossos preconceitos.

questão 940-a - mas nesse caso não existe quase sempre uma vitima inocente?

- sim, e é para ela uma dura expiação. Mas a responsabilidade de sua infelicidade recairá sobre quem a causou. Se a luz da verdade já penetrou sua alma, terá consolação em sua fé no futuro; além disso, à medida que os preconceitos forem enfraquecendo, as causas dessas infelicidades intimas também desaparecerão.

Fazendo uma análise embora superficial do exposto acima podemos dizer que o espiritismo coloca a união de duas pessoas como um ato de responsabilidade mútua que deverá ser cumprido dentro do possível. O espiritismo não faz a apologia do divórcio, mas também não obriga que duas pessoas que infelizmente não têm mais como continuar juntas em um mesmo caminhar se sintam obrigados a continuar. É claro que cada um responderá por seus atos, perante sua própria consciência e perante os fatos de que participou e foi causador.

Ficam acima as considerações de O Livro dos Espíritos para que você possa refletir mais sobre elas e chegar a sua própria conclusão.
 
(fonte: CVDEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário