domingo, 5 de maio de 2013

Valores: Honestidade... passe adiante...

honestidade

honestidade - ser totalmente verdadeiro, honrado e justo
Eu sabia que alguma coisa estava errada porque ele sempre ficava mais alegre depois de encontrar os amigos, por isso o questionei. Tinham acabado de jogar uma partida de basquete e estavam pegando as bicicletas para ir para casa. Ao destravar a bicicleta, ela caiu e arranhou e amassou o carro que estava perto. A tristeza no rosto indicava que ele viera para casa sem contar nada a ninguém.
Perguntei-lhe se queria fazer compras comigo, e enquanto dirigíamos à loja juntos, expliquei a escolha que ele teria de fazer e as consequências de sua decisão. A caminho de casa, perguntei-lhe se queria parar no parque e ele, envergonhado, respondeu que não. Então você quer almoçar?
O restaurante não mudara nada desde que eu trabalhara lá, há tantos anos atrás. Reconheci a voz de Fred, meu antigo chefe, vinda da cozinha, e perguntei a uma das garçonetes se podia falar com ele. A princípio, ele não me reconheceu, mas depois, sim. Eu era um superstar na área de lavar pratos na época.
Devo-lhe um dinheiro, Fred. Comi muitos hambúrgueres enquanto lavava os pratos e nunca lhe paguei.
Fred pareceu surpreso e recusou o dinheiro, mas expressou sua gratidão e disse que era a primeira vez que alguém retornava depois de tantos anos para pagar uma dívida. Ao sair do restaurante, sorri quando meu filho disse: "Por que fez isso, pai?" A resposta foi simples: Estava cansado do sentimento de culpa toda vez que passava pelo restaurante. Nunca é tarde demais para corrigir um erro. Meu filho disse baixinho: Pai, podemos parar no parque a caminho de casa?


Todos nós precisamos saber o que significa ser honesto. Honestidade é muito mais do que não mentir. É falar a verdade, contar a verdade, viver a verdade e amar a verdade. (James E. Faust -1920-2007 clérigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário