segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pergunta feita: “gostaria de saber quem fui, o que planejei para mim nesta vida, ate quando…”

Nome: f.
Cidade: curitiba
estado: pr
Assunto: esclarecimento de duvidas
Mensagem: gostaria de saber quem fui, o que planejei para mim nesta vida, ate quando vou cumprir alguma suposta tarefa, porque não sinto-me muito a vontade com a minha situação de vida a qual acho que poderia ser melhor. Sinto-me perdido antes tantas duvidas a respeito da minha existencia como se eu fosse um cego vivendo no escuro, sem saber de onde vim, para onde eu vou e porque vivo assim.Não sei nem se devo acreditar em tudo que vejo, leio e ouço sobre espiritismo. preciso de uma luz. obrigado pela atenção.


================================

Caro F.,
Que Jesus nos abençoe hoje e sempre.
Suas dúvidas não se restringem apenas a você. Ao contrário do que se pensa, somos em muitos os que questionamos as circunstâncias dessa nossa existência, isso porque nos vemos envolvidos por lutas, dissabores e incompreensões, ao mesmo tempo em que acreditamos que a realidade do Universo é aquilo que nossos sentidos conseguem captar.
Cada religião traz uma ideia sobre nossa natureza espiritual, procura uma resposta sobre origem, objetivo e destino do ser humano, mas todas permanecem tateando o misterioso caminho da vida.
O Espiritismo, que apresenta ensinamentos vindos do mundo espiritual, procura responder a muitas das tantas perguntas que assombram nossas mentes. Nem todas nos são claras, mas temos em sua filosofia bases sólidas onde podemos nos apoiar e começar a jornada em busca de nós mesmos.
Ao final, oferecemos informações para que conheça a Doutrina Espírita com mais clareza.
F., todos nós temos um objetivo nessa existência atual. Antes, porém, de tentarmos conhecer esse objetivo, devemos entender quem somos, de que forma nos desenvolvemos e qual nossa destinação.
Ensinam-nos os amigos espirituais que todos somos criaturas de uma Inteligência que nesse nosso estágio está imensuravelmente acima do nosso entendimento – Deus –, assim como ainda desconhecemos Sua motivação para existirmos. Temos nossa origem em tempos que fogem da nossa memória e do nosso conhecimento, mas que fomos constituídos por princípios que deviam se desenvolver através do estudo e do trabalho visando o aperfeiçoamento pleno relativo à nossa condição de criaturas. Simplicidade e ignorância eram os nossos dois estados iniciais, e que se modificariam conforme fôssemos nos aprimorando. Da simplicidade, começamos a desenvolver valores, virtudes, tendências, paixões, etc, todos frutos de nossas experiências. Da mesma forma, saímos do estado de ignorância e evoluímos intelectualmente, tal qual uma criança que cresce em sua jornada escolar – em cada etapa, uma nova lição. Essa analogia é bastante simplória, mas representa com clareza nosso progresso. Através do intelecto, não apenas adquirimos cultura, mas capacidade de raciocinar, julgar, compreender, discernir...
As reencarnações, que não são uma criação espírita, mas uma doutrina que vem sendo estudada desde os tempos mais antigos, nos oferecem uma lógica bastante palpável para raciocinarmos sobre as diversas experiências vividas no mundo em que nos encontramos. Nessa linha de pensamento, entendemos que para tudo há uma causa e que, mesmo desconhecendo-as, provocam seus efeitos, ou seja, nossas vidas são ao mesmo tempo o efeito de uma causa anterior (positiva ou não) e a causa para um efeito futuro (próximo ou distante). Para isso, somos dotados de livre-arbítrio que, para restringir nossas ações, traz agregada a responsabilidade para cada efeito que provocarmos. É o que denominamos de Lei de Causa e Efeito.
Eis, então, que aqui nos encontramos depois de fazermos uso de nossa liberdade e vivendo incontáveis situações que, de alguma forma, acrescentaram algo em nós. Somos, assim, o resultado de uma soma de existências que formataram (e ainda formatam) nossa personalidade por meio de elementos que nos são oferecidos por Deus, levando em consideração nosso grau de evolução e nossas necessidades.
Somos, F., um depósito de ideias, sentimentos, emoções, desejos, cada um com sua própria bagagem conforme suas escolhas e aprendizados.
Você nos pede orientações sobre quem foi, seus planos para sua atual existência e a duração destes.
Não há como apresentar respostas que nos são veladas. Elas, em dúvida, quando relacionadas a nós mesmos, nos satisfariam imensamente. Porém, estarem encobertas pelo véu do esquecimento tem sua razão de ser, condição esta que, sabiamente, nos dá oportunidade de recomeçar em cada passo do caminho sem as âncoras do passado que, sem dúvida, é delituoso, doloroso, constrangedor...
Deus nos dá todas as condições de nos esclarecermos e de nos aperfeiçoarmos. As lições nos chegam de formas variadas, ora através do amor, ora da dor – no primeiro caso quando cumprimos os objetivos estabelecidos de crescimento, de entendimento, de afinidade com  amor universal; no segundo quando nos deixamos levar pelos instintos, quando perturbamos a harmonia geral e quando nos afastamos das Leis Naturais, que são as de Deus. As tarefas são específicas para cada ser, com as medidas exatas de acordo com sua posição, ou seja, cada um tem um papel a cumprir.
Das suas indagações, compreender o sentido de sua existência é a que mais o perturba, sabemos. Esclarecem-nos os Espíritos amigos em suas preciosas instruções que nosso objetivo principal, acima de qualquer particularidade, é aprendermos o mais nobre dos sentimentos, que é o amor. O amor pela vida, pelo trabalho, pelas pessoas, o amor a Deus, enfim, somente através do cultivo dele seremos capazes de compreender a nós mesmos.
Algumas das nossas encarnações nos servem de campo de trabalho, outras como provas de fé. Na passagem do Novo Testamento, onde é citado Tomé, um dos apóstolos de Jesus, demonstrando sua descrença, temos aquele evento hoje conhecido pelo ditado popular: “é preciso ver par crer”. Entretanto, para nos elevarmos acima de nossas dúvidas e concepções terrenas, para adentrarmos no Mundo Maior, para realizarmos nossa jornada dentro de nós mesmos, precisamos, ao contrário, crer para ver.
Não há, caro irmão, uma resposta simples para dissipar as névoas que cobrem seus pensamentos. Todos nós precisamos conquistar, através dos nossos próprios esforços, a luz que iluminará nossa jornada. O que as doutrinas filosóficas ou espiritualistas nos oferecem é uma direção a seguir, mas somos nós que devemos avançar, passo a passo, rumo ao estado sublime de consciência. Estudando, refletindo, exercitando cada lição, acenderemos mais e mais luzes dentro de nós.
A Doutrina Espírita nos oferece inúmeros livros que nos orienta sobre nossa existência, nossas tarefas e nossa destinação. Recomendamos que leia os que indicaremos e reflita sobre os ensinamentos transmitidos.
Caso deseje trocar mais ideias, estamos à disposição.
Convidamos você a conhecer uma Casa Espírita para conhecer o Espiritismo e suas atividades. Assistindo às palestras oferecidas, participando de estudos, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona também o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.
Recomendamos, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site http://www.espiritismo.net/index.php, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.
Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria "Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço
www.espiritismo.net, seção "Preces Online".
Para conhecer melhor o Espiritismo, acesse www.espiridigi.net/videos e assista aos vídeos apresentados abordando os diversos aspectos da Doutrina.
Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento
Esperamos ter podido novamente ajudar
Um abraço,
André.
Equipe Espiritismo.net Jovem
Dúvidas e Sugestões:
www.cvdee.org.br/netjovem.asp
================================
Para suas reflexões sobre a dificuldade que enfrenta, sugerimos:
Literatura:
- O Porquê da Vida – Léon Denis – Baixe em http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/leon-denis-o-porque-da-vida.pdf
- O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
- O Evangelho segundo o Espiritismo – Allan Kardec
(Baixe na Biblioteca Virtual –
www.virtual.espiridigi.net)
- Renovando Atitudes - Espírito Hammed - psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto
==================================
Vídeos:
-
www.espiridigi.net/videos
Revista Informação
- Atitude Mental
- A Influência Espiritual
- www.virtual.espiridigi.net - seção Multimídia > vídeos
Programas Espíritas
- Terceira Revelação - 20 - Influência dos Espíritos
- Terceira Revelação - 37 - Prece
===================================
Conheça o Espiritismo
DOUTRINA ESPÍRITA ou ESPIRITISMO
O que é
•      É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
•      "O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal." Allan Kardec (O que é o Espiritismo - Preâmbulo).
•      "O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança." Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. VI - 4).
O que revela
•      Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
•      Revela, ainda, o que somos de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
Sua abrangência
•      Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
•      Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
Seus ensinos fundamentais
•      Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
•      O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
•      Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
•      No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
•      Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
•      O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
•      Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
•      Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
•      Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
•      Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
•      Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral dependem dos esforços que façam para chegar à perfeição.
•      Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
•      As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
•      Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
•      A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
•      O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas consequências de suas ações.
•      A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
•      A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata à idéia da existência do Criador.
•      A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
--- o ---
PRÁTICA ESPÍRITA
•      Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
•      A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
•      O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
•      O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
•      A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.
•      Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
•      O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece ainda, que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
--- o ---
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei."
--- o ---
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da Humanidade."
--- o ---
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário