sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Família.

   "Todos reconhecem que a família é a célula mater de uma sociedade, a base fundamental de uma civilização.
   Mas a Doutrina Espírita nos faz compreender que a família é também a base de todo processo evolutivo do Espírito.
   É através da família que o processo reencarnatório se processa, não apenas biologicamente, mas também na educação do próprio sentimento, no direcionamento da energia volitiva, no reajuste das faltas passadas, na liberação da consciência de erros cometidos em vidas anteriores.
   É no seio familiar que a Providência Divina reúne os participantes de dramas passados para o reajuste e o perdão.
   Reajuste não apenas c om o outro, mas c om a própria consciência que se libera e pode se expandir rumo aos estágios avançados da evolução.
   É na família também que a Providência reúne os Espíritos afins, aqueles que se amam e que querem caminhar juntos na escalada evolutiva. É no seio familiar que renasce, algumas vezes, aquele Espírito amigo e nobre que será o sustentáculo e o apoio de todo um grupo familiar que ainda vacila nas sendas da evolução.
   E c om certeza, depois dos grandes períodos de reajustes, a família será a grandiosa escola de almas, onde os Espíritos afins se fortalecem nos bons propósitos e avançam resolutos nos c aminhos superiores da evolução. A importância de uma família bem estruturada, pois, é muito clara. No entanto, ainda podemos observar um grande número de famílias mal estruturadas, onde os próprios componentes se digladiam entre si, em c lima de disputa.
   A Doutrina Espírita pode nos abrir os olhos, demonstrando a importância do reajuste entre os elementos de uma mesma família reunida c om propósitos definidos e nunc a por ac aso.
   O estudo da Doutrina, as reuniões periódicas, o estudo do Evangelho no Lar c om a participação das crianças, auxiliarão, e muito, o equilíbrio no Lar.
   A visão da enorme responsabilidade que nos c abe numa família, a certeza de um planejamento anterior ao nosso próprio renascimento e a visão de um futuro de paz, alegria e serenidade, nos dá força para suportar certas provas e irmos construindo, desde já, esses futuro de alegria e felicidade que todos almejamos.
   O próprio trabalho do Departamento Infantil ou Departamento de Evangelização irá contribuir para esse equilíbrio, a partir da própria criança que cresce e se desenvolve interiormente nos princípio da Doutrina Espírita e, consequentemente, do Evangelho de Jesus.
   No entanto, os pais devem estar cientes da responsabilidade que lhes c abe como verdadeiros educadores de seus filhos.
   O Departamento de Infância terá uma parte importante nesse processo educativo, mas jamais poderá substituir os pais na grandiosa missão de educar seus próprios filhos."


 

(Alves, Walter de Oliveira. in: Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita - teoria e prática, IDE, 1a edição, 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário