terça-feira, 18 de agosto de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A007 – Examinando a obsessão - 3ª parte

Examinando a obsessão – parte 03

Quando, você escute nos recessos da mente uma ideia torturante que teima por se fixar, interrompendo o curso dos pensamentos; quando constate, imperiosa, atuante força psíquica interferindo nos processos mentais; quan­do verifique a vontade sendo dominada por outra vontade que parece dominar; quando experimente inquietação crescente, na intimidade mental, sem motivos reais; quando sinta o impacto do desalinho espiritual em franco desenvolvimento, acautele-se, porque você se encontra em processo imperioso e ultriz de obsessão pertinaz.

Transmissão mental de cérebro a cérebro, a obses­são é síndrome alarmante que denuncia enfermidade grave de erradicação difícil.

A princípio se manifesta como inspiração sutil, de­pois intempestivamente, para com o tempo fazer-se in­terferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o clímax na possessão lamentável.

Ideia negativa que se fixa, campo mental que se en­fraquece, dando ensejo a ideias negativas que virão.

Da mesma forma que as enfermidades orgânicas se manifestam onde há carência, o campo obsessivo se des­loca da mente para o departamento somático onde as im­perfeições morais do pretérito deixaram marcas profun­das no períspirito.

Tabagismo — O fumo, pelos danos que ocasiona ao organismo, é, por isso mesmo, perigo para o corpo e para a mente.

Hábito vicioso, facilita a interferência de mentes de­sencarnadas também viciadas, que se ligam em intercâm­bio obsessivo simples a caminho de dolorosas desar­monias...

Alcoolofilia — Embora necessário para o organis­mo sujeito a climas frios, o álcool em dosagens míni­mas acelera a digestão, facilitando a diurese (5). No entanto, pelas consequências sócio-morais que acarreta, quando se perverte em viciação criminosa, simples em começo e depois aberrante, é veículo de obsessores cruéis, ensejando, a alcoólatras desencarnados, vampirismo im­piedoso, com consequentes lesões do aparelho fisiopsí­quico.

Sexualidade — Sendo porta de santificação para a vida, altar de preservação da espécie, é, também, veículo de alucinantes manifestações de mentes atormentadas, em estado de angústia pertinaz. Através dele, sintoni­zam consciências desencarnadas em indescritível aflição, mergulhando, em hospedagem violenta nas mentes en­carnadas, para se demorarem em absorções destruido­ras do plasma nervoso, gerando obsessões degradantes...

Estupefacientes — Á frente da ação deprimente de certas drogas que atuam nos centros nervosos, desbor­dam-se os registros da subconsciência, e impressões do pretérito ressurgem, misturadas às frustrações do pre­sente, já em depósito, realizando conúbio desequilibrante, através do qual desencarnados em desespero emocional se locupletam, ligando-se aos atormentados da Terra, conjugando à sua a loucura deles, em possessão sel­vagem...

Alienação mental — Sendo todo alienado, conforme o próprio verbete denuncia, um ausente, a alienação men­tal começa, muitas vezes, quando o espírito retoma o corpo pela reencarnação em forma de limitação puni­tiva ou de corrigenda, ligado a credores dantanho, em marcha inexorável para o aniquilamento da razão, quan­do não se afirma nas linhas do equilíbrio moral...

Glutoneria, maledicência, ira, ciúme, inveja, soberba, avareza, medo, egoísmo, são estradas de acesso para mentes desatreladas do carro somático em tormentosa e vigilante busca na Erraticidade, sedentas de comen­sais, com os quais, em conexão segura, continuam o en­ganoso banquete do prazer fugido...

Por essa razão, a Doutrina Espírita, em convocando o homem ao amor e ao estudo, prescreve como norma de conduta o Evangelho vivo e atuante — nobre Tra­tado de Higiene Mental — através de cujas lições haure o espírito vitalidade e renovação, firmeza e dignidade, ensinando a oração que enseja comunhão com Deus, prescrevendo jejum, ao crime e continência em rela­ção ao erro, num vade-mecum salvador para uma exis­tência sadia na Terra, com as vistas voltadas para uma vida espiritual perfeita.

(5) Alguns médicos falam sobre a desnecessidade do uso de alcoólicos mesmo nos climas frios. — Nota do Autor espi­ritual.

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – Que tipo de recomendações Manoel Philomeno traz para identificarmos uma possível obsessão e impedi-la em nós mesmos?

2 – Que tipo de recursos possuímos, caso identifiquemos a influência de um espírito nos inspirando ideias fixas e ruins?

3 – Qual a influência dos vícios no processo obsessivo? Por que isso acontece?

4 – Você tem dúvidas sobre o tema desta semana? Qual?

Bom estudo a todos!!

Karina e Manuel - Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário