sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB–1970 – CONCLUSÃO A007 – Examinando a obsessão - 3ª parte

 

Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A007 – Examinando a obsessão - 3ª parte

Examinando a obsessão – parte 03

CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – Que tipo de recomendações Manoel Philomeno traz para identificarmos uma possível obsessão e impedi-la em nós mesmos?

Em todas as citações cotidianas, Manoel Philomeno deixa claro qual é o sintoma da obsessão: um pensamento negativo que procura se impor, seja através do vício, da desconfiança sem motivo, da irritabilidade, etc. A obsessão, conforme temos estudado a definição kardequiana, é a ação persistente de um espírito sempre atrasado sobre um encarnado; este espírito, chamado obsessor, tentará agir através dos canais psíquicos, isto é, da sugestão telepática procurando impor sua vontade, a despeito da vontade do reencarnado.

2 – Que tipo de recursos possuímos, caso identifiquemos a influência de um espírito nos inspirando ideias fixas e ruins?

Se a linha de ação do obsessor será a sugestão psíquica negativa, transmitida telepaticamente, é certo que deverá ser estabelecida uma sintonia mínima entre obsessor/obsidiado para que, através dela, os pensamentos impositivos emitidos sejam recepcionados pela mente do reencarnado. A sintonia entre ambos tem por base a afinidade de aptidões, de imperfeições e paixões; do contrário, a onda psíquica emitida não encontra receptividade no encarnado. Portanto, que devemos fazer? Quebrar esta receptividade em nós mesmos através da procura da conduta cristã, alicerçada em virtudes eternas. Logo, devemos buscar a tríade: estudo, prece e trabalho fraterno; pouco a pouco, transformaremos nosso padrão de vibração espiritual, tornando-nos surdos aos apelos inferiores. É interessante a citação de Tiago, 1, 14: "cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."

3 – Qual a influência dos vícios no processo obsessivo? Por que isso acontece?

Os vícios apresentam importante papel no processo obsessivo, pois são grandes fatores de sintonia entre obsessor/obsidiado. Ora, com o tabagismo, a alcoofilia, a sexualidade perturbada, o consumo de drogas, etc apenas podemos esperar atrair espírito de baixa condição espiritual, porque presos às paixões terrenas; evidentemente, tais convivências cultivadas anos a fio estreitam os laços de sintonia para a obsessão, e, mais tarde, poderão ser portas escancaradas para a sugestão doentia. Não por acaso, os piores crimes são planejados e executados sob o bafejo dos vícios variados...

4 – Você tem dúvidas sobre o tema desta semana? Qual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário