sábado, 7 de novembro de 2015

Reflexão: Uma nota… Uma palavra

 

umanotaumapalvUMA NOTA... UMA PALAVRA

    - Papai posso tocar uma canção para você? Disse a criança.
    - Claro, meu amor, seu pai respondeu.
    A criança sentou-se ao piano, cuidadosamente colocou seus dedos sobre as teclas e tocou uma nota. Virou a cabeça em direção a seu pai e sorria enquanto esperava por sua aprovação. Ele não disse uma palavra.
    - Papai, você não gostou de minha canção? Ela perguntou.
    - Então era isso? Isso não foi uma canção. Foi apenas uma nota. Uma canção tem muitas notas! Ele lhe respondeu.
    A criança então voltou em direção ao piano e lentamente tocou a mesma nota repetidas vezes. Parou e olhou para ele esperando que agora tivesse agradado.
    - Uma canção é composta de muitas notas, não uma só tocada umas cem vezes.
    Aborrecida com a resposta, ela desceu do banco e foi embora.
    Percebendo que fora insensível em sua resposta, ele a seguiu até o quarto.
    Ela estava sentada na cama, cabeça baixa e choramingando.
    - O que há de errado? Ele perguntou. - Sinto muito. Mas uma nota não faz uma canção.
    - Mas vovó disse que minha vida é uma canção.
    - Ela está certa. Sua vida é uma linda canção. Seu pai garantiu.
    Olhando para ele, ainda com lágrimas nos olhos, ela disse,
    - Mas eu sou apenas uma nota.
    Eu conheço este sentimento. Eu conheço a dor de sentir-se tão singularmente insignificante. Mas descobri algo importante... uma nota é uma canção.
    Visitei uma loja de instrumentos musicais. Tinham um xilofone. Ignorei o cartaz que dizia: "Não toque! O vendedor lhe ajudará". Segurei o martelete em minha mão e golpeei apenas uma nota pensando que seria breve e seria desprezada. Mas ela ressonou pelo que me pareceu uma eternidade. Suficientemente longo para que o vendedor ouvisse e se aproximasse.
    - Sabe tocar? Ele perguntou.
    - Não, nunca aprendi. Respondi.
    - Obviamente você nunca aprendeu a ler cartazes também. Disse gentilmente e rindo.
    - Eu gostaria de tocar mas só sei uma nota. Lhe contei.
    - Para um compositor, cada canção começa com uma nota. Para você, aquela nota é sua canção. Ele disse.
    Meu amigo, você é uma canção de Deus na sinfonia da vida. Tocada repetidamente, quem você é e o som que você faz na peça inspirada por Deus, ressona eternamente.
    Você é uma palavra, também.
    No livro da vida, que tem muitas páginas, sua palavra única forma volumes.
    E a sua palavra é "Amor?", "Alegria?" ou é "Desespero?", "Derrota?". Pense bem...
    "Uma nota... Uma palavra!"

(Tradução de SergioBarros -do texto de Bob Perks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário