segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Revista Espírita: O que deve ser a história do Espiritismo - Outubro de 1862


O que deve ser a história do Espiritismo

 

Revista Espírita, outubro de 1862

 

A propósito dessa história da qual vos dissemos algumas palavras, várias pessoas perguntaram o que ela compreendia, e nos dirigiram, para esse efeito, diversos relatos e manifestações. Àqueles que acreditaram por aí trazer uma pedra ao edifício, sabemos a vontade da intenção, mas lhes diremos que se trata de uma coisa mais séria do que um catálogo de fenômenos espíritas que se encontrará em muitas obras. Devendo o Espiritismo marcar nos fastos da Humanidade, será interessante, para as gerações futuras, saber por que meios ele se estabeleceu. Esta será, pois, a história das peripécias que terão assinalado os seus primeiros passos; as lutas que terá tido que sofrer; os entraves que se lhe terão suscitado; de sua marcha progressiva no mundo inteiro. O verdadeiro mérito é modesto e não procura se fazer valer; é preciso que a posteridade conheça o nome dos primeiros pioneiros da obra, daqueles cujos devotamento e abnegação merecerão estarem inscritos nos seus anais; cidades que terão caminhado na primeira linha; daqueles que terão sofrido pela causa, a fim de que bendigam, e daqueles que terão feito sofrer, a fim de que orem para que sejam perdoados; em uma palavra, de seus amigos verdadeiros e de seus inimigos confessos ou ocultos. Não é preciso que a intriga e a ambição usurpem o lugar que não lhes pertença, nem um reconhecimento e honras que não lhes serão devidas. Se são Judas, é preciso que sejam desmascarados, uma parte, que não será a menos interessante, será a das revelações que, sucessivamente, anunciaram todas as fases dessa era nova e dos acontecimentos de toda natureza que a acompanharam.

Aqueles que achassem essa tarefa presunçosa, diremos que nela não teremos nenhum outro mérito que o de possuir, pela nossa posição excepcional, documentos que não estão na posse de ninguém, e que estão ao abrigo de todas as eventualidades; que o Espiritismo sendo incontestavelmente chamado a desempenhar um grande papel na história, importa que esse papel não seja desnaturado, e de opor uma história autêntica às histórias apócrifas que o interesse pessoal poderá fazer.

Quando aparecerá ela? Isso não será de início, e talvez de nossa vida, porque ela não está destinada a satisfazer a curiosidade do momento. Se dela falamos por antecipação, é a fim de que não se menospreze sobre o objetivo, e de marcar data da nossa intenção. Aliás, o Espiritismo está em seu início, e muitas outras coisas se passarão daqui até lá; e depois, é preciso esperar que cada um nele tenha tomado o seu lugar, bom ou mau.

 

Enviado por: JoellSilva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário