segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pergunta feita: Sonambulismo

De: FFS
Duvida: Peço-lhes esclarecimento sobre o termo usado sonambulismo; e, sonambulismo mediúnico, não raro é usado como sinônimos.
RESPOSTA:
F,
O sonambulismo é um estado de emancipação do espírito encarnado em relação ao seu corpo físico, de maior amplitude e mais profundidade do que normalmente ocorre durante o sono comum. O espírito se liberta temporariamente do corpo físico e assume as suas faculdades espirituais, sem as restrições impostas pela matéria. O sonâmbulo tem todas as percepções do espírito quando livre da matéria, que, neste estado, fica como que aniquilada, privada das sensações até que o espírito retorne e volte ao corpo. Nessas ocasiões, o espírito pode utilizar seu corpo físico para executar determinada ação, ocasião em que se serve dele como de um outro qualquer objeto material. Havendo um desprendimento maior do que aquele que comumente acontece durante o sono, o sonâmbulo nada sente. Seu corpo se torna um objeto afastado do espírito, como um objeto qualquer. É nestes casos que se usa o termo “sonanbulismo”. É o sonambulismo comum.
É comum, porém, no estado sonambúlico, a ocorrência de manifestação mediúnica, comunicando-se o espírito emancipado com outro espírito, pois, como neste tipo de fenômeno, o grau de desprendimento é maior, mais facilmente se torna essa comunicação. Como comenta Kardec, no Livro dos Espíritos, "mostra a experiência que os sonâmbulos também recebem comunicações de outros Espíritos, que lhes transmitem o que devam dizer ..
." Nestes casos é que se usa o termo “sonanbulismo mediúnico”.
Portanto, a diferença está em que, no sonambulismo mediúnico, há a interferência de um espírito, enquanto no sonambulismo comum não há qualquer interferência de espírito.
 
Esperando ter contribuído, continuamos à disposição
 
Muita paz e um forte abraço

Equipe CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário