sábado, 16 de julho de 2016

Papo informal: Nós, espíritas e o espiritismo fazemos proselitismo ?

Olá pessoal, bom dia !!

Eu sempre quis formar uma mesa redonda para estudar a Doutrina Espírita, mas é difícil encontrar parceiros para a formação da mesma.
Então vou ver se consigo pela lista, quem sabe alguém arruma um tempinho para colaborar com o meu aprendizado, rsrs.
Ouvi  alguém dizer que  o espiritismo não faz proselitismo.

A pergunta é :  " Nós, espíritas e o espiritismo fazemos proselitismo ?"

Vamos ver se tem gente que ainda visita a lista , rsrs.
Aguardando colaboração.

Abraceijos ,
Hermes
==

Olha só... gostei da ideia.
Bom, vamos a minha opinião.
Entendo que o proselitismo é uma ação ou empenho de tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determinada causa, doutrina, ideologia ou religião.
Sendo assim, não combina com o evangelho revivido de Jesus.
Existe na nossa casa uma metodologia de estudo sistematizado onde sugere que o indivíduo estude primeiramente o Tomo I e II antes de começar o estudo das obras Básicas. Isto por uma questão pedagógica. Mas não está impedido de começar por outras salas como "O Livro dos Médiuns" ou "Céu e inferno". Não vejo como proselitismo.
Ainda que não vejo o Espiritismo como proselitista, muitos espíritas ainda são. Eu particularmente era quando comecei os estudos.
Creio que até podemos "arrebanhar ovelhas", mas não converte-las. Sempre no começo do ano fazemos uma campanha de "arrebanhar" os evangelizandos, pois se dispersam nas férias. Mas as nossas aulas não são como catecismo que tentam converter as crianças. Mesmo porque, nossas crianças são na maioria evangélicas.
Falando em religiões proselitistas, no catolicismo tem que fazer a primeira comunhão para poder se comungar. E não casa se não fizer a crisma.
Que tal...
Humberto SA.
==

Olá amigos
De minha parte acho que não se trata de fazer proselitismo, pois não vejo sentido em forçar alguém a acreditar em alguma coisa para a qual não está preparado, ou não faz o menor sentido.
Não significa porém que não possamos defender a nossa crença e exigir respeito.
Quando a divulgamos por certo é pensando nos benefícios que ela nos proporcionou, e que desejamos ao próximo.
Quando alcançamos os corações e mentes preparadas o proselitismo é algo natural.
Essa é minha percepção,
Abraços queridos
Paty Bol
==

Pessoal,

Gostei da provocação e a acho muitíssimo válida.

Acho que é característica de seres inseguros fazer proselitismo (de todos os tipos: religioso, político, nacional, etc.). Embora o Espiritismo, como doutrina, não tenha por objetivo fazer prosélitos, como movimento ele agrega em seu seio seres mais e menos inseguros, mais e menos empolgados, mais e menos maduros e, com isso, com mais ou menos tendências de "levar aos outros aquilo que deu certo consigo", com toda boa intenção. Então, vejo que o Espiritismo não faz prosélitos - alguns espíritas sim, mas em seu próprio nome.

Encontrei uma forma de falar de Espiritismo sem fazer proselitismo e vou dividir a experiência pessoal com vocês. O Espiritismo é um conjunto de princípios + metodologia. Entendo cada princípio e a metodologia espíritas como ferramentas de uma caixa de ferramentas, que posso usar na estrita medida do necessário para abrir certas caixas e entender certos assuntos. É assim que costumo expor minhas ideias. Por exemplo: um garoto de 3 anos demonstra se lembrar de uma vida passada e a conversa surge numa rodinha informal. Começo ouvindo, de preferência todos os outros. Quando chega minha vez, digo algo como: "Gente, preciso ser sincero com vocês: não consigo enxergar esse problema sem o óculos da reencarnação - e aí não vai nenhuma posição religiosa, apenas prática. Não consigo ver lógica nem na biologia, nem na educação que mostrem como é possível esse tipo de lembrança detalhada. Com esse óculos, vejo que pode ser uma inteligência que tem essa memória, a reteve, e que agora, por algum motivo, a acessa. Mas gostaria de ouvir outras opiniões.".

Para fazer com que o Espiritismo cumpra seu papel consolador só é preciso que saibamos usar as ferramentas certas, sem chocar, inserindo-as nos contextos certos. O Espiritismo cumpre seu papel através de seus princípios e sua metodologia, não de seu rótulo exterior.

Por fim, sempre considero a possibilidade de estar errado. Todos os dias. Isso me força a uma certa humildade nos diálogos. Quem não considera a chance de estar errado, de verdade, não pode cobrar que os outros o ouçam a sério e, portanto, é sempre um péssimo divulgador.

Abraços,
Pedro
==

Legal Pedro.
Podemos assim, colocar a Candeia em cima do alqueire sem ofuscar os olhos de ninguém.
Humberto S. A.
==

Oi, Hermes!

Olá, Equipe!

Gostei! Rsrs Sempre válido trocar ideias!!

Na minha opinião, acredito que é natural fazer um pouco de “proselitismo” quando algo nos faz bem.

Ok... sabemos que a melhor forma de convencer alguém a respeito de algo é dar o exemplo. Mas, quando você, por exemplo, vê uma pessoa querida chorando desconsoladamente, porque um ente querido desencarnou, é difícil não “pregar” nossas convicções a respeito da Vida que continua, com toda a sua intensidade ou quando uma doença limita a Vida de alguém, entre outras situações da vida, tão bem explicadas pelo Espiritismo.

Então, como o Humberto disse, também já fui “proselitista”, sim!... mas a ideia não, propriamente, convencer ou impor as pessoas a minha religião, mas dividir o que me traz consolo e entendimento.

Hoje, sei que não adianta.... Cada um tem seu tempo e, muitas vezes, crenças muito enraizadas.

E descobri que outras religiões tem seu modo de consolar e lidar com as situações da Vida. E, assim, sempre é possível consolar sem impor ideias ou a nossa religião e todas as vezes que falo com alguém, procuro lembrar o que aprendi com a doutrina, mesmo não usando o nome Espiritismo. Mas, mesmo sem me referir ao Espiritismo, seus pressupostos e tudo o que me ensina está lá, em cada palavra, porque faz parte de mim.

Então, não faço mais meu proselitismo rsrsrs Mas, se me perguntam, sim SOU Espírita.

Resumindo: não, o Espiritismo não é proselitista.

Talvez alguns de nós sejamos enquanto não compreendemos que o Espiritismo não precisa de “propaganda” ou que usemos seu nome para consolar, como se a palavra “Espiritismo”, por si, consolasse. Não, Ele não é uma religião superficial que precise de adeptos, até porque, seus ensinos são muito além de um nome e seu consolo reside no amor que ajuda a construir em nós, com o conhecimento e compreensão que nos traz.

Sim, acredito que, o que consola, o que faz bem, o que esclarece é o conhecimento e sentimentos novos que crescem em nós, quando aprendemos sempre e um pouco mais com o Espiritismo. Aí, passamos a viver um pouco mais amorosamente e empenhando-nos em construir uma paz em nós e ao nosso redor.

Precisamos dizer que é fruto do espiritismo? Não... O Espiritismo precisa que digamos? Não.... O Amor que Jesus ensinou está muito além disso, e é a base do Espiritismo.  Mas, lamento, porque a compreensão nos ajuda a construir uma vida interior mais tranquila, e isso o Espiritismo traz demais! Mas, cada um tem o seu tempo e mesmo para nós, o conhecimento precisa de tempo para criar raízes sólidas a ponto de influenciar nossos sentimentos e nossa alma.

Não, o Espiritismo não é proselitista porque Jesus e o Espíritos Superiores sabem do tempo de cada um e de como todos são diferentes, assim como, que o Amor está acima de tudo, inclusive das religiões. Se, para nós, o caminho para esse amor é o Espiritismo, para outros, pode não ser.... e Eles sabem disso e de tudo o que, pelo menos eu, ao poucos, vou descobrindo....

Espero ter contribuído, amigo Hermes e equipe, com esse pequeno espaço de reciclagem, conseguindo expressar o que sinto e penso (que ainda está criando forma com seu questionamento! Valeu!...)

Abraços,

Fabi

==

Olá, Hermes e demais amigos do EspNet!

Gosto muito da ideia de utilizar esta lista para debate de assuntos doutrinários. Anauê e ajayô pra você, Hermes.

Primeiramente é importante definir o conceito de proselitismo. Do Dicionário Michaelis:

Prosélito é aquele que se converte a uma religião diferente da que tinha. Proselitismo é a tentativa persistente de persuadir ou convencer outras pessoas a aceitar suas crenças, em geral relativas à religião ou à política.

O que seriam exemplos de comportamentos proselitistas?
- Abordar pessoas aleatoriamente, para distribuir material de divulgação não solicitado.
- Enviar spam de material espírita por e-mail ou pelas mídias sociais.
- Puxar insistentemente temas espíritas, em conversas com pessoas conhecidas ou desconhecidas, mesmo que o assunto em curso seja outro.
- Ao saber que uma pessoa segue outra religião, ou nenhuma religião, criticar a sua crença e tentar convencê-la de que a crença espírita é superior.

Colocado desta forma, eis a minha opinião: penso que o Movimento Espírita não é proselitista e que a grande maioria dos espíritas também não o é. Há exceções? Certamente.
- Dar uma palestra sobre tema espírita, numa casa espírita, ou em outro local qualquer, a convite dos anfitriões, é proselitismo? Não.
- Publicar artigos espíritas em mídia impressa ou eletrônica, é proselitismo? Não.
- Responder “espírita” à pergunta “qual é a tua religião?”, é proselitismo? Não.
- Utilizar um argumento doutrinário a respeito do tema em discussão, e mencionar que isto faz parte do ideário espírita, é proselitismo? Não.

Abraços, Raphael
==

Olá pessoal, boa tarde!

Agora com mais folga vamos ver se concluímos nossa indagação/estudo.

A ideia da pergunta surgiu pelo fato de um companheiro de outra sala espírita (Arnaldo - diz-se estudioso da Doutrina Espírita, o que respeitamos como devemos fazer com todos em relação às opiniões), vir de encontro daquilo que falo, ou seja, não fazemos proselitismo. 
Lembrou-me para ler em O E.S.E. , capítulo 24 item 10: “Essas palavras podem também aplicar-se aos adeptos e aos disseminadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os zombeteiros obstinados, os adversários interessados são para eles o que eram os gentios para os apóstolos. Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer prosélitos entre os de boa vontade, entre os quais desejam a luz,..... ( referindo-se ao título - " Não vades ter com os gentios "- 

Raphael já colocou uma definição de proselitismo e prosélito. Permitam-me colocar outras colocações

Proselitismo:>esforço contínuo para converter alguém, fazendo com que essa pessoa pertença a determinada religião, seita, doutrina;

Os proselitistas utilizam de argumentos agressivos, apelativos e sensacionalistas com a intenção de conseguir atingir os seus objetivos.
Este tipo de proselitismo, assim como praticamente todos, beiram o fanatismo e o ditatorialismo, em alguns casos.
Atualmente, o proselitismo é visto com uma conotação negativa, devido à "agressividade" e falta de ética que muitos representantes de algumas religiões utilizam na tentativa de angariar novos fiéis.

Diante desses outros significados vamos observar que nem o espiritismo e nem espíritas usam de proselitismo, pois nós, de acordo com os ensinamentos doutrinários, aprendemos que cada um ao seu tempo. Nunca forçar a ninguém a escolha de uma doutrina.

Vamos destacar para melhor compreensão alguns termos:  de argumentos agressivos, apelativos e sensacionalistas; falta de ética; fanatismo e o ditatorialismo.

Não conseguimos ver em nossas reuniões, em palestras, seminários e mesmo em convenções qualquer sinal de proselitismo.
Será que quando Jesus disse: “Ide e pregai”, estaria fazendo proselitismo? Claro que NÂO, pois sempre tivemos a impressão deixada pelo Mestre de ser uma pessoa doce e serena, jamais ordenando aos seus apóstolos a agressividade, a falta de ética ou mesmo serem fanáticos. Ademais pediu para os apóstolos rebuscassem aquelas “ ovelhas “ perdidas ou aqueles que estariam em dúvidas muito embora sendo um povo monoteísta.
Assim sendo, continuo, junto aos companheiros, afirmando que nós espíritos espíritas bem como a abençoada doutrina Não usa desse subterfúgio que é proselitismo.

Grato aos companheiros pelos esclarecimentos e que reforçaram minha concepção sobre o termo e que Jesus permaneça conosco, agora e sempre.

Abraceijos,
Hermes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário