sábado, 9 de julho de 2016

Pergunta feita: Diferença entre livre-arbítrio e karma


Pergunta:
Gostaria de saber a diferença entre o livre-arbítrio e Karma.
 
Resposta:
Livre-arbítrio é a faculdade que o espírito tem de pensar e agir. Essa faculdade é adquirida quando o princípio inteligente, que vem se elaborando nos reinos inferiores, ingressa no reino hominal, passando a se constituir espírito. A partir desse momento, o espírito parte do zero, simples e ignorante, com a liberdade de escolher seus atos e seus pensamentos e com aptidão, igualmente, para o bem e para o mal. Desde então, é o único senhor da sua razão e das opções que fará durante a existência. Sem o livre-arbítrio, disseram os Espíritos a Kardec, " ... o homem seria máquina.".
Karma é, justamente, a consequência do uso desse livre-arbítrio, ou seja, é o resultado dos atos e pensamentos praticados pelo espírito. Pode ser bom ou mau. Se os atos e pensamentos do espírito forem no sentido seguir as Leis Naturais, o Karma será positivo; se contrários às leis divinas, o Karma será negativo.
A Doutrina Espírita, no entanto, não adotou essa expressão ("Karma"). Trata-se de palavra cuja origem é o sânscrito, uma língua morta. Na Codificação, não vamos encontrá-la. O Espiritismo adota as expressões "lei de causa e efeito" ou "lei de ação e reação", que correspondem ao Karma.
Em algumas obras, vamos encontrar a sua utilização para se referir à lei de causa e efeito, o que é tolerado. Não podemos, todavia, confundir com o sentido que algumas concepções religiosas, notadamente as orientais, o entendem, de fatalismo.
Para o espiritismo, a lei de causa e efeito é irreversível, porém não fatalista. Isto significa que o espírito, em que pese haver contraído um "Karma" negativo, face ao mau uso do seu livre-arbítrio, poderá atenuar as suas consequências, desde que passe a se portar de conformidade com as leis divinas e trabalhe na reparação do erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário