sábado, 9 de julho de 2016

Pergunta feita: Somos seres predestinados?


Pergunta:
Nós somos seres predestinados, isto é, nossas vidas estão de alguma forma traçadas?

Resposta:
Somos espíritos imortais, criados simples e ignorantes, dotados de livre-arbítrio e com aptidões para o bem e para o mal. A partir do momento em que adquirimos a condição de espíritos, somos dotados de pensamento contínuo, o que faz com que nossa vida seja única.
A Doutrina Espírita nos ensina que somos regidos por uma lei de ação e reação, que regula as ações no Universo.
A toda ação corresponde uma reação da mesma natureza e com igual intensidade. Por força dessa lei, também conhecida como lei de causa e efeito, todo ato e, até, todo pensamento, que praticamos, gera uma reação, que pode se manifestar nesta ou em outra existência física. Por que reencarnamos - isso também a Doutrina nos ensina - em busca do nosso aperfeiçoamento moral e intelectual, vivenciamos muitas existências na carne. Porém, somos um só e uma encarnação é continuação da outra.
Assim, quando retornamos à vida material, nossa programação de vida é elaborada em função das nossas necessidades, que, por sua vez, são fruto das experiências anteriores. Voltamos com uma programação em que são previstos os gêneros de provas a que teremos de nos submeter. Esclareceram os Espíritos (questão 259 de "O Livro dos Espíritos"), que "previstos só são os fatos principais, os que influem no destino" e que "as particularidades correm por conta da posição em que vos achais".
Não somos, portanto, simples máquinas, joguetes da Providência Divina. Nosso futuro não é aleatório, fruto dos caprichos de Deus. Temos, sim, responsabilidades pelo nosso destino. Portanto, depende, do sentido que se dê às expressões "predestinados" e "traçada". Somos "predestinados" a colher aquilo que nós mesmos semeamos e nossa vida é "traçada" por nós mesmos. Como ensinou o Cristo: a cada um segundo suas obras (Mateus, 16,27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário