segunda-feira, 12 de setembro de 2016

As Olimpiadas Rio 2016 e os exemplos de superação

Diego Hipólyto fracassou nos Jogos de Pequim e Londres com tombos que arruinaram sua auto-estima. Enfrentou uma depressão, perdeu dez quilos, passou por um tratamento, teve seu técnico afastado da delegação brasileira semanas antes dos Jogos por acusação de assédio e, apesar de tudo isso - ou por tudo isso - alcançou seu objetivo no Rio.
Rafaela Silva era a típica criança em situação de risco, de família humilde, com muitas horas à toa nas ruas da Cidade de Deus, onde brigava por tudo contra todos. O Judô lhe ensinou obstinação e disciplina. Virou judoca de alto nível. Fracassou em Londres ao realizar um movimento não permitido durante uma luta. Foi execrada nas redes sociais com ofensas racistas. Superou o abatimento com a ajuda dos mais próximos. Apesar de tudo isso - ou por tudo isso - alcançou seu objetivo no Rio.
Michael Phelps já era um herói da natação quando perdeu o prumo, a motivação, a vontade de seguir em frente. Se aproximou das drogas e noitadas, deixou a barba crescer e não sabia o que fazer com a dor que o afligia nesta aposentadoria precoce. Enfrentou a depressão, e pensou em suicídio. Aceitou o tratamento, e elegeu novos desafios. Reaproximou-se do pai, teve um filho, preparou-se para sua última jornada olímpica onde esperava conquistar novas medalhas. Apesar de tudo isso - ou por tudo isso - alcançou seu objetivo no Rio.
Muitos atletas reunidos no Rio tem histórias tão lindas de superação quanto essas. A maioria sequer ganhou medalha, mas já conquistou algo ainda mais importante: a certeza de que é sempre possível dar a volta por cima.

Texto por André Trigueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário