sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão - CONCLUSÃO - A021 – Cap. 7 – Apontamentos Novos – Segunda Parte

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970
Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco
A021 – Cap. 7 – Apontamentos Novos – Segunda Parte

CONCLUSÃO
QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – O instrutor Petitinga afirma que, apesar dos avanços da Medicina, ela ainda é incapaz de solucionar uma série de enfermidades psíquicas. O que lhe falta? E quais recursos o Espiritismo dispõem para auxiliar no progresso do tratamento das doenças psíquicas?
Allan Kardec afirma em LM que a Ciência Humana, apesar dos grandes avanços, encontra sempre um limite, no qual ela fica mas o Espiritismo continua avançando... qual é este limite? O reconhecimento do elemento espiritual. A Medicina, embora mapeie o cérebro, compreenda a química dos neurotransmissores e desenhe os genes, ainda se mostra incapaz de solucionar uma série de enfemidades psíquicas porque ainda enxerga o homem tão somente como uma máquina orgânica... Desta maneira, ela ataca o corpo, mas não atinge o espírito, que é definitivamente o elemento inteligente. Assemelha-se ao sujeito que pretende produzir a melhor música apenas afinando os instrumentos, mas ignorando o artista que os pode tocar. A contribuição do Espiritismo é, portanto, lançar o olhar para o artista: reconhecer-lhe existência, e sujeito a uma gama de influências boas ou más.
2 – Quais atividades foram desenvolvidas pela equipe de desobsessão, especialmente, Petitinga, para o tratamento de Mariana?
Petitinga no curso de tratamento de desobsessão manteve as atividades de prece, através do culto do evangelho no lar, fluidoterapia e evangelização. Ora, sabemos que a obsessão não é enfermidade tratada de uma só vez, como se o doente ingerisse uma pílula... A obsessão é construída ao longo de vários dias, senão anos. Portanto, somente em igulal período pode ser desconstruída. Assim, são necessárias atividades contínuas para o tratamento de desobsessão, alicerçados no tripé: prece, estudos e atividades fraternas.
3 – Como Adalberto colaborou para a recuperação de Mariana e para o próprio despertamento?
Adalberto, ignorando que estivesse sob inspiração de bons espíritos, procurou Mariana para ver como ela estava. Neste reencontro, comoveu-se com a situação da menina, e se comprometeu a auxiliá-la. Porém, mal sabia que, ajudando-a, ajudava-se a si mesmo, pois, acompanhando-a na casa espírita, teve contato com a doutrina e o Evangelho. Tais elementos produziram a "fermentação da massa toda"!
E assim acontece com milhares de trabalhadores espíritas! Acreditando auxiliarem, ignoram que recebem a maior parcela de benefícios do trabalho ao se instruírem e exercitarem as potencialidades da própria alma! daí o já começarem a receber o "pagamento pelos bons frutos plantados."

Bom estudo a todos!!

Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário