Livro
em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970
Autor:
Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco
A028 – Cap. 11 – As agressões–
Primeira Parte
QUESTÕES PARA ESTUDO
1 – O narrador afirma que o
Espiritismo é capaz de promover em alguém um constante combate pela própria
transformação moral, produzindo, assim, cristãos verdadeiros. A que se deve
esta capacidade do Espiritismo? E como construir cristãos verdadeiros?
A
capacidade transformadora do Espiritismo provém do esclarecimento impar que
produz.
Isto
é, diferentemente de todas as outras religiões, que estão assentadas nos dogmas
e na fé cega, a qual exige que o fiel acredite sem questionar, a doutrina
espírita não pede credulidade cega, porque ela pretende esclarecer, explicar,
dar detalhes... dando a cada um a capacidade de verificar por si mesmo. É ela o
Consolador Prometido por Jesus!
O
Espiritismo elucida nossa natureza espiritual, por conseguinte, nossas
verdadeiras responsabilidades; apresenta o mundo espiritual em detalhes; e
consola afirmando que há possibilidade de nos comunicarmos com os espíritos e
que eles estão a nossa volta! Assim, o espírita inevitavelmente é convocado a
se posicionar, e tomar a atitude cristã!
2 – Por que parte dos integrantes da
equipe de desobsessão da Casa Espírita estava experimentando certa melancolia e
irritabilidade após os trabalhos com Dr. Teofrastus?
Conforme
narra Manoel Philomeno, as ações promovidas pela equipe de desobsessão, em
conjunto com os benfeitores, especialmente aquela que convencera Dr. Teofrastus
a abandonar suas atividades infelizes na sua tenda de injustiças, atraíram a
ira de espíritos que lá tinham interesses. Como o grupo de encarnados era o
mais frágil, pois nenhuma medida tomada pelos obsessores poderia ferir as
organizações espirituais superiores, eles se lançaram sobre os integrantes do
grupo mediúnico tentando desestimulá-los e afastá-los de seus trabalhos. A ação
surtiu efeitos, porém os encarnados já estavam de sobreaviso, o que lhes
facilitou a resistência.
Tal
ação é extremamente comum sobre as equipes espirituais das Casas Espíritas.
Realizando a desobsessão, e assim libertanto encarnados e desencarnados das
cadeias de ódio e da dependência psíquica, frequetemente os grupos esbarram em
interesses de entidades infelizes, o que, naturalmente, atrai o ódio delas para
com os encarnados. Deste modo, os trabalhadores espíritas devem redobrar sua
vigilância para que não se torne um alvo fácil para estas entidades.
3 – Explique as duas técnicas de
obsessão narradas por Manoel Philomeno.
O
autor narra duas interessantes técnicas de obsessão e que cabe bem a nossa
atenção, na qualidade de trabalhadores espíritas:
A)
um encarnado enfrenta terríveis problemas de obsessão. Convidado, passa a
frequentar o Centro Espírita na esperança de resolver sua perturbação. No
entanto, os obsessores neste período acentuam sua ação corrosiva, espalhando-a
inclusive para os demais elementos da família. Como o encarnado obsediado não
compreende a vida espiritual, é de outra religião, e muitas vezes alimentado
pelas superstições religiosas (entre as quais "o demônio ronda as casas
espíritas"), logo abandona o tratamento. Repentinamente, a vida melhora, a
saúde volta ao normal e a família se tranquiliza, e aí ele vê lógica na
superstição. Porém, pouco tempo depois, os obsessores retornam e aprofundam de
uma só vez a obsessão, pois, quase sempre, reencontram o encarnado sem
vigilância, cultivando os mesmos hábitos "plugues" da obsessão.
B)
encarnado com obsessão. Inicia o tratamento espiritual. Levando com
comprometimento o tratamento, muda suas atitudes, procura trabalhos fraternos e
a prece... Rapidamente melhora. Porém, a transformação não é tão verdadeira...
Sentindo-se melhor, pouco tempo depois voltar a se permitir "concessões
morais" de outrora. Estas concessões vão se avolumando, avolumando... até
que a obsessão retorna mais profunda e destruidora. Manoel Philomeno esclarece
que a rápida melhora do paciente se deve ao afastamento proposital dos
obsessores, que permanecem observando. Sabem que ele ainda não irá promover uma
transformação real, que a fé ali é a semente que brotou entre as pedras - suas
raízes são rasas.
Observa-se
que a primeira técnica é comum entre os obsediados não espíritas ou que tem
certa repulsa ao espiritismo, e a segunda técnica é bastante comum entre os
espíritas e aqueles que querem abraçar a doutrina.
Equipe
Manoel Philomeno
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