quinta-feira, 20 de julho de 2017

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão - CONCLUSÃO A036 – Cap. 14 – O Cristo consolador – Segunda Parte

Livro em estudo: Nos Bastidores da Obsessão – Editora FEB - 1970
Autor: Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco

A036 – Cap. 14 – O Cristo consolador – Segunda Parte
CONCLUSÃO

QUESTÕES PARA ESTUDO

1 – Um importante hábito para a família é a prática regular do Culto do Evangelho no Lar. Por quê? Quais são os resultados positivos advindos dessa ação?
O Culto do Evangelho no Lar é o convite por excelência para que entidades superiores frequentem a casa, e assim a família esteja sob suas proteções. Através da prática, o lar vai se impregnando de fluidos positivos, o clima vai se tornando mais cristão, e, deste modo, menos favorável à presença de entidades inferiores.
No tratamento da desobsessão, sobretudo, a família deve se firmar na prática do culto, sempre em mesmo horário e dia. Com o tempo, a frequência de benfeitores no lar vai transformando de um lado os  integrantes encarnados da família, e de outro, as entidades perturbadoras.

2 – Marta ouviu de Petitinga que suas relações espirituais com entidades infelizes não poderiam perdurar indeterminadamente... Porém, o que ela deveria fazer para promover as modificações de vinculações espirituais?
Marta receava o assédio das entidades inferiores continuasse e que, assim, ela falisse mais uma vez. Deste modo, ela continuaria vinculada indeterminadamente com estes espíritos... Porém, Petitinga a tranquilizou afirmando que isso não poderia acontecer, desde que ela se mantivesse firme nos propósitos cristãos transformadores.
De fato, não há ligação espiritual inferior que possa prevalecer frente à vontade positiva do encarnado. Desde que Marta procurasse transformar-se intimamente, sintonizando-se com benfeitores sempre dispostos a ajudar, nenhuma ação obsessiva prevaleceria. Porém, era necessário que ela não desistisse: permanecesse no estudo, na prece e na ação fraterna. Se esforçasse para receber a atenção dos benfeitores, e, certo, conseguiria se libertar da ação de seus antigos parceiros espirituais.

3 – Qual é o grande ministério do Espiritismo?
O grande ministério do Espiritismo é aquele descrito por Jesus quando prometeu a vinda do Consolador: relembrar os ensinos do Mestre que foram ou esquecidos ou deturpados, ensinar coisas novas, e, então, promover a transformação do homem.
Através do esclarecimento e do estímulo à prática das virtudes cristãs, o Espiritismo colabora para que o homem mude suas afinidades espirituais, se preserve de uma série de sofrimentos e conquiste mais facilmente a felicidade... 


Equipe Manoel Philomeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário