domingo, 2 de julho de 2017

Mural reflexivo: Empatia

EMPATIA


    Um ancião que estava para morrer procura um jovem e narra uma história de heroísmo:
    Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.
    Quando já estavam chegando a um lugar seguro, este homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.
    E como você escapou? - pergunta o jovem.
    Não escapei; eu sou o outro, sou aquele que traiu - diz o velho. Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.
    A sabedoria deste conto nos fala sobre a empatia, esta ação de nos colocar no lugar do outro, de procurar sentir o que o outro sente.
    A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista - em como estamos nos sentindo, mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.
    Quando nos colocamos no lugar do outro, a compreensão torna-se mais fácil de ser alcançada, e nossos corações sentem-se mais aptos a perdoar.
    Quando nos colocamos no lugar do outro, temos a oportunidade de acalmar a raiva, e de evitar a vingança.
    Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.
    Quando nos colocamos no lugar do outro, expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento.
    Quando nos colocamos no lugar do outro, preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade, descobrindo a verdade de que somos todos irmãos, e que precisamos uns dos outros para colher os bons frutos da felicidade futura.
    A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho.
    Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos; e, assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.
    O hábito de colocar-se no sentimento de alguém, é um grande recurso de que dispõe o homem novo para suas conquistas espirituais elevadas.
    O coração que se isola, que vê somente o que seus olhos permitem e não partilha da vida de seu próximo, está estacionado nas trilhas do tempo.
    É chegado o momento das grandes modificações, das grandes revoluções no interior do homem, e a empatia está lá, como excelente agente de transformação moral.
***
    "Fazei aos homens tudo o que deseja que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas".
    O médico das almas, Jesus, sempre buscou mostrar os caminhos mais seguros para nossas, vidas e nesta máxima revolucionária e ao mesmo tempo simples, introduz na terra o conceito de empatia, de agir conforme aquilo que desejamos para nós mesmos.
    As verdades estão conosco. Agora é tempo de instituí-las em nossos dias.


(Redação do Momento Espírita, em O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap XI, item 2, e Maktub de Paulo Coelho.- www.momento.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário