sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pergunta Feita: Estou vendo Espíritos...

Pergunta feita:
Estou vendo espíritos. Hoje na hora da educação física eu vi dois velhos atrás de mim e eles me tocaram bem forte, fiquei com a marca no braco não sei o que fazer vejo isso todo dia.
(M – 15 anos)
-------
Resposta dada:
Olá! Muita paz a você!
Todos nós vivemos num mundo que não está tão isolado como parece. Temos a impressão de que o mundo real só é aquele que nossos olhos podem ver, mas há muito mais além do que vemos, e, pelo que você nos relata, você já percebe isso.
Somos espíritos, todos frutos da Criação Divina. Deus, em sua infinita sabedoria, nos dotou de inteligência para que desenvolvêssemos nossa capacidade de raciocínio e depurássemos nossos pensamentos e nossos sentimentos, e para isso nos oferece campos específicos para crescermos. Antes de imaginarmos que esse nosso mundo é o início e o fim de tudo, partamos do princípio de que somos seres imateriais, independentes, em pleno progresso e que habitamos o universo. Nessa trajetória de crescimento, necessitamos de experiências que nos permitam desenvolver nossa inteligência e os valores morais que nos tornarão pessoas melhores. assim, Deus nos dá a oportunidade de vivenciar situações em diversos planos, e hoje estamos num deles: o plano material ou o mundo físico.
A Doutrina dos Espíritos nos ensina sobre nossa natureza espiritual e nos explica, dentre muitos outros temas, que essas etapas de crescimentos são ininterruptas e todos passaremos por elas. As reencarnações, ou voltar à carne, são uma das etapas de que necessitamos e elas nos oferecem, por exemplo, limitações para agir, já que nosso corpo físico não pode fazer tudo o que desejamos, exigindo de nós esforço e dedicação às tarefas do nosso dia-a-dia; aprendemos a conviver em grupo com pessoas diferentes, seja em nossos lares, escola, trabalho, etc, e isso nos permite compreender essas diferenças, desenvolver a solidariedade, aprender uns com os outros, enfim, as relações sociais nos faz ver que todos estamos crescendo juntos; necessitamos de trabalhar para ter uma vida menos sofrida, basta ver o progresso das nossas ciências e a evolução do planeta; estudamos para compreender as leis naturais que controlam nosso mundo, como leis científicas, sociais, morais, afetivas, dentre tantas... É dessa forma que evoluímos.
O que vale destacar nesse processo de aprendizado é que, estando encarnados ou desencarnados, os seres não deixam de se relacionar uns com os outros, pois estamos sempre aprendendo e ensinando, todos contribuindo de alguma forma para que nos melhoremos a cada dia. Ao contrário do que nos ensinam as religiões tradicionais, não deixamos de existir após a morte do corpo físico nem nos afastamos para todo sempre das pessoas que permanecem nessa jornada física. O que nos ensinam os próprios Espíritos é que os dois mundos, físico e espiritual, influenciam-se o tempo todo, seja de forma positiva ou não. Aqueles conceitos de Céu e Inferno ou Anjos e Demônios devem ser modificados em nossas mentes. Ao compreendermos que todos nós, do mais evoluído ao mais imperfeito, somos filhos de Deus e que todos um dia seremos perfeitos diante Dele, começaremos a ver o mundo de uma forma diferente. Um dia aprenderemos a amar uns aos outros, conforme nos ensinou Jesus, mas, para isso, temos também que aprender a viver de forma diferente.
Vamos falar um pouco sobre esses seres.Esse nosso planeta ainda é composto, em sua grande maioria, de Espíritos ainda imperfeitos, e nós fazemos parte desse grupo. Ainda somos egoístas, orgulhosos, vaidosos, temos em nós sentimentos ainda ruins, como inveja, ciúme, raiva... São poucos os seres que se destacam por serem amorosos e que estão sempre trabalhando pelo próximo fazendo renúncias e fazendo de tudo para aliviar as dores e angústias de quem sofre. Vemos, assim, por sermos a maioria ainda imperfeita, que o mundo está cheio de misérias, guerras, crimes, pessoas se odiando dentro de seus lares ou na proporção de grandes nações. Esse, infelizmente, ainda é o retrato do nosso mundo.
Quando começamos a pensar em como seria o mundo espiritual, quem são os seres que lá habitam ou o que eles fazem, por ainda termos dificuldade para aceitar essa continuidade da vida, achamos que eles são diferentes de nós e que estão longe do nosso mundo. Na verdade, nosso mundo físico é o reflexo do mundo invisível. conforme nos dizem os Espíritos, numa linguagem simbólica, ninguém vira santo ou demônio depois de desencarnar. Isso quer dizer que seremos exatamente os mesmos que somos hoje, porém, vivendo num plano diferente, mas sem deixar de estar próximos dos encarnados. Se temos um bom caráter, tentaremos ajudar aqueles que estão tentando aprender e a crescer espiritualmente; se temos um mau caráter, faremos o oposto, tentando atrapalhar ou causar sofrimento de todo o tipo.
Os Espíritos estão e estarão ao nosso lado por diversos motivos:
Por ligações do passado - assim como no presente, quando convivemos com outras pessoas, vamos estabelecendo relações de amor ou ódio com elas, sempre de acordo com nosso modo de ser, criando amigos ou inimigos. Os amigos vêm nos auxiliar nos dando bons conselhos, nos estimulando nos momentos de fraqueza, nos inspirando para que realizemos nossas tarefas da melhor forma, enfim, estão sempre visando nosso bem. Já os inimigos, por ainda não terem a capacidade de nos perdoar por nossos erros, desejam nos cobrar por algum sofrimento que lhes causamos, pagando "na mesma moeda". Certamente, esse é um grande atraso para ambos, mas há situações em que nossa razão não tem capacidade de ver as conseqüências desses atos, mas apenas o sentimento desequilibrado nos conduz; a sede de vingança é muito mais forte que a força do perdão.
Sintonia de pensamento: esse é um outro motivo que atrai os Espíritos para nós. Como já dissemos, somos permanentemente influenciados pelos Espíritos que se encontram desencarnados. Essas influências podem vir como as mais sublimes inspirações ou as mais tenebrosas sugestões. As que perceberemos serão aquelas com as quais nos sintonizamos. Sempre fazemos aquela comparação de que somos como rádios e nos sintonizamos com as mais diversas estações através de nossas antenas. Nossas antenas, nesse caso, são nossas mentes e as ondas que emitimos são os pensamentos e são emitidos constantemente por todo o universo visível e invisível. Quando, através deles, encontramos um pensamento semelhante, criamos um elo de sintonia e influenciamos e/ou somos influenciados por eles. Assim, somos alvo de todo o tipo de Espíritos o tempo todo. se pensamos positivamente, teremos ao nosso lado Espíritos que alimentarão essa vontade de crescer e evoluir. Se negativamente, como sentimentos inferiores (tristeza, depressão, violência, medo, ódio, inveja, maldade, etc), teremos uma legião de seres nos alimentando da mesma forma. Os vícios também têm seu poder de atração. Drogas, álcool, sexualidade, jogos, alimentação, enfim, essas tendências sempre serão um instrumento que atrairão seres que se comprazem com essas fraquezas.
Bem, M., vamos agora esclarecer um ponto importantíssimo a você. Conforme nos orientam os Espíritos, todos nós, sem exceção, podemos perceber essa influência, seja vendo, ouvindo, sentindo, sonhando, pensando em sintonia, incorporando, dentre muitas outras formas, porém, nem todos tem essa percepção do mundo espiritual. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo (organizador das respostas dos Espíritos), nos fala sobre esses indivíduos que são mais sensíveis: são os médiuns. Todos somos médiuns, mas falaremos daqueles cuja capacidade de perceber é mais ostensiva. A mediunidade não é um dom especial ou um castigo, ao contrário, é uma faculdade que essas pessoas têm de se comunicar com o mundo espiritual. É como se fosse um idioma que elas dominam e podem se comunicar com outros povos. O uso e o efeito que ela terá sobre essas pessoas depende delas, mesmas, conforme seu caráter, seus sentimentos ou pensamentos. Seja ela uma bênção ou um martírio, a mediunidade tem o objetivo de nos educar mentalmente, já que ela nos permite escolher quem serão nossos parceiros espirituais. Com vigilância, trabalho e estudo enobrecedores ao espírito, podemos nos manter sempre protegidos das influências negativas. Mais uma vez, nós somos os únicos responsáveis pelas conexões que estabelecemos com o mundo espiritual.
Para compreender melhor esse tema, que é profundo e não temos como esclarecer de uma só vez nesse e-mail, oferecemos um material interessante para seu estudo e aprendizado. Abaixo, inserimos um trecho do livro "Mediunidade - Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert, cuja leitura (do livro) te traria muitos esclarecimentos.
Assista a três vídeos que também te ajudarão. No site http://www.virtual.espiridigi.net/- seção Estudos - Multimídia > Vídeos, veja:
- Revista Informação - Reencarnação
- Revista Informação - O fenômeno Mediúnico-
Programas Espíritas - Terceira Revelação - 20 - Influências Espirituais
M., a mediunidade deve ser educada através do estudo para seu esclarecimento e, se possível, da prática saudável e bem orientada. Te orientaremos quanto a algumas medidas iniciais para que você se tranqüilize, mas será necessário uma rotina mais específica para você.
Sugerimos fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico, inclusive envolvendo nossos irmãos da espiritualidade. Caso não seja possível fazer em família, você poderá realizá-lo sozinha, mesmo, mas sempre respeitando a freqüência desse trabalho.
Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos.
É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus. Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Sugerimos, também, que procure um centro espírita próximo a sua residência para receber a orientação necessária à sua educação mediúnica. É importante diferenciar uma casa espírita das outras casas religiosas que assim se intitulam. Todos os Centros Espíritas seguem as orientações de Allan Kardec e devem estar filiados na Federação Espírita de seu Estado. No Espiritismo não há rituais, cerimônias, trajes, velas, incensos, símbolos, nada além do estudo, do trabalho mediúnico e das atividades de assistência ao próximo necessitado. Com o esclarecimento, os efeitos da mediunidade desequilibrada começarão a ser menos ostensivos, te trazendo a tranqüilidade que você deseja. Igualmente a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.
Acima de todas essas orientações, está a prece. Através dela, com o sentimento sincero de amor, estaremos em harmonia com nosso Pai Maior, que nos ajudará em todas as nossas necessidades. Mentalize sua família, seus amigos e, em especial, esses irmãos desencarnados que estão ao seu lado. Faça uma prece sincera pela manhã e ao deitar-se, mas esteja sempre com os pensamentos elevados. Procure cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir.

Caso não possa freqüentar um grupo de estudos e trabalhos numa casa Espírita,oferecemos o convite para participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno):
- Pelo paltalk, conheça as salas de estudos em áudio-conferência através do site http://www.virtual.espiridigi.net/. Todas as sextas-feiras, temos a sala Espiritismo Net Jovem, às 21h, categoria Brazil - subcategoria: Central&South America/
Esperamos ter ajudado, M.
Estamos por aqui à disposição para te auxiliar no que for necessário.
Fique com Deus e um abraço,
André
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário