terça-feira, 31 de março de 2009

Pergunta Feita: Ponto de vista?

Qual o ponto de vista do espiritismo sobre vida e morte e origem da vida e qual o ponto de vista ciêntifico? Meu filho tem 12 anos e esta na 7 serie, o professor pediu para ele fazer um trabalho com este tema, ja tirei vários artigos na internete, comprei livros. Gostaria de ter mais informacões. Obrigada. - (E)

**

Resposta Dada:

Olá!

Muita paz a você!

O tema que nos solicita é bastante abrangente e tem um conteúdo também muito complexo. Assim, oferecemos uma análise básica para a elaboração do trabalho de seu filho, necessitando de um ajuste pessoal unindo as informações.

O Espiritismo, ao contrário do que se pensa, não diverge da ciência nem como religião, nem como filosofia, tampouco como ciência, como de fato o é. Allan Kardec, Codificador da Doutrina, nos diz no livro "A Gênese":

"O Espiritismo, pois, não estabelece como princípio absoluto senão o que se acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação. Entendendo com todos os ramos da economia social, aos quais dá o apoio das suas próprias descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, desde que hajam assumido o estado de verdades práticas e abandonado o domínio da utopia, sem o que ele se suicidaria. Deixando de ser o que é, mentiria à sua origem e ao seu fim providencial. Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará."

Assim, os ensinamentos espíritas são, e só assim devem ser, embasados nos fatos científicos, absorvendo as descobertas e/ou contribuindo para a solidificação das já existentes.

Dentro da Codificação Espírita (livros básicos que fundamentam o Espiritismo) temos:

"O LIVRO DOS ESPIRITOS"- Do Principio Vital. Parte Primeira, Cap. IV, pergs. 68 a 70. A Vida e a Morte- Da Volta do Espírito à Vida Corporal, Cap. VII, pergs. 344 a 360 - União da Alma e do Corpo

"A Gênese" - Gênese Orgânica, Cap. X

"O CÉU E O INFERNO"- O Passamento, Parte II - Exemplos, cap. I

A Codificação Espírita e outros livros doutrinários instrutivos podem ser obtidos nos sites http://www.irc-espiritismo.org.br/irc_download.php e http://www.espiritismogi.com.br/livrosd.htm

Além desses, temos:

http://www.meuwebsite.com.br/espiritismo/animais.htmlTexto "Depois da Morte - A Pluralidade das Existências" - León Denis

www.meuwebsite.com.br/espiritismo - seção Estudos - Multimídia > Vídeos- Revista Informação - "Sobre a Morte e o Morrer"- Espiritualismo, Ciência e temas afins - Poeira das Estrelas X - Vida (Programa produzido pelo Fantástico, da Rede Globo, exibido em 2/10/2006. A explicação científica para o início da vida no planeta Terra. Os desafios da ciência para determinar a origem dos seres vivos e seu desenvolvimento durante o milênios. Duração: 10:09min)

Caso algum link esteja com problema de acesso, copie o endereço e cole em seu navegador

Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.

Um abraço,
André.
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Oferecemos o convite para participar dos nossos estudos na Internet. Conheça o Paltalk: http://www.celd.org.br/celd_paltalk.php. No Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala Espiritismo Net Jovem - Todas às sextas-feiras, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário