quarta-feira, 1 de abril de 2009

Casal desplugado








Que a tecnologia é uma verdadeira mão na roda, ninguém duvida, mas, em excesso, pode prejudicar seu relacionamento









Com a correria do dia a dia, é natural que você recorra ao e-mail, MSN ou torpedo para se comunicar com o parceiro. É tão prático! No entanto, Laila Pincelli, psicóloga especializada em relacionamentos, alerta que o abuso dos meios tecnológicos pode resultar em superficialidade. 'Com pouco contato pessoal, o casal fica desorientado e inseguro quanto à força da relação e ao que deveria esperar dela', opina. 'Com tantos recursos à disposição, a comunicação se torna rápida e ágil, mas menos profunda e, portanto, mais volátil. Fica fácil entrar e sair de uma relação.' Isso sem contar que o mundo virtual dá margem a interpretações ambíguas e, muitas vezes, a mal-entendidos. Para a especialista, quem deseja estreitar os laços com o amado deve se esforçar para tornar os contatos pessoais mais frequentes. 'Quando você toca, fala ou olha nos olhos do outro, desperta tanto os próprios sentidos quanto os do companheiro. Isso só ajuda a tornar o relacionamento, incluindo o sexo, mais consistente, animado e prazeroso.' Além disso, é imprescindível mostrar interesse, exteriorizar seus desejos e a vontade de aprofundar a relação. É ele quem não dispensa a parafernália tecnológica? Antes de partir para DR, experimente responder ao e-mail do moço com frases do tipo: 'Posso te ligar para continuarmos esse papo por telefone?' ou 'Acho que seria mais legal se discutíssemos essa questão pessoalmente. Que tal sairmos para jantar à noite?'.




yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy


Comentário:


Porque algumas pessoas estão valorizando mais o relacionamento virtual ao real? Medo, insegurança, fantasia? A razão é única para cada indivíduo, não podemos generalizar, mas me parece que a maioria está em busca da experiência, sem a prova, espiritualmente falando.


Quando você se relaciona via internet, está buscando apenas o lado bom, se o companheiro ou companheira ficar chato, ou se estivermos de mal humor, é só não atender o skype, msn, ou nem ligar o computador.


A internet é uma ferramenta preciosa e que deve ser trabalhada com respeito e seriedade. Ela pode aproximar pessoas que residem em locais muito distantes. Mas ela não pode, nem jamais conseguirá, substituir a relação verdadeira, real, olho no olho.


O problema reside quando as pessoas começam a preferir apenas relacionamentos virtuais e quase isola-se emocionalmente do mundo.

Lembrei de uma cena da novela das oito, em que a secretária que vive um romance num destes jogos de RPG, decide se encontrar com o amado num bar, vai com um amigo e com a roupa diferente da combinada para ele não saber que é ela, e aparentemente ele faz o mesmo. Por fim, marcaram, foram e fizeram questão de não se encontrar. Este é o perigo deste tipo de relação.


Não queremos discutir, não queremos confusão, discutir a relação...nem pensar. "Esta foi a forma que encontramos para nos darmos bem." Foi o que disse uma vez um amigo, quando debatemos sobre casais que moram separados, e acho que o comentário cabe bem aqui. Ainda buscamos apenas a satisfação material, não queremos conflitos, não queremos nos repensar, queremos apenas aquela felicidade tola dos contos de fada... e viveram felizes para sempre.


(Comentário por: Claudia Cardamone, psicóloga e espírita. É membro da Equipe Espiritismo.net, atuando nas áreas de atendimento fraterno e notícias.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário