quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pergunta Feita : relacionamento com estudos

Pergunta Feita:

MF é muitíssimo inteligente, 20 anos, 4 vestibulares, aprovação em 3. Iniciou 2 faculdades e trancou no 1º semestre. Foi iniciada no espiritismo se diz espírita, fala como quem tivesse anos de doutrinação, mas anda sem coragem, energia motivação para voltar a estudar, inclusive de ler em geral. Também está muito voltada para as baladas e a internet. O que fazer com esse poço de saber e de preguiça ? (...)

=======================================
Resposta Dada:

Olá!


Muita paz a você e que Jesus nos abençoe.


Quando tratamos das responsabilidades que todos temos no decorrer de nossas vidas, lembramos que elas vêm conforme nossa capacidade de lidar com elas, somado ao fato de que em cada fase de nosso desenvolvimento nossas percepções e interesses sobre os compromissos se modificam, tendo cada indivíduo um comportamento diferente. Não entramos na questão do certo e do errado, mas observamos apenas as escolhas que cada um faz. Há aqueles que desejam abrir suas asas e conhecer o mundo; há os que se perdem em seu próprio universo íntimo de sonhos; há os que assumem uma postura mais objetiva sabendo e buscando o que deseja... Mais uma vez, cada um faz suas escolhas conforme seus interesses.


A casa dos 20 anos, quando se desfruta de maior liberdade (psicologica, espiritual e socialmente), saímos vida afora em busca dos nossos desejos. Nesse momento, apesar de aparentemente assustador, não estamos sozinhos, pois tudo o que temos de valores, os que foram semeados durante nossa maturação, além dos que já temos aflorados em nossa consciência, é chamado para a prática na vida cotidiana. Não importa a direção para onde demos os primeiros passos; naturalmente, seremos conduzidos para a direção para a qual tendemos e para qual somos chamados.


Como se isso tudo já não fosse o suficiente, há aqueles que conosco convivem, encarnados ou não, que, atentos, no ajudam ampliando nossa visão para que acertemos sempre que possível.


Portanto, se erramos é ou por desatenção, ou por mau uso do nosso livre-arbítrio, situação esta que nos é legítima, pois Deus assim nos permite. Dr. Bezerra de Menezes, nosso paternal amigo espiritual, assim nos orienta: “A experiência é adquirida através das tentativas de erros e acertos”. Isso nos leva ao entendimento de que aprender com os próprios erros faz parte na nossa evolução.


Óbvio que, como mãe, seu desejo é que sua filha siga sempre o melhor caminho, o do sucesso, do crescimento, das virtudes, etc, mas sua influência é limitada, cabendo a você apenas aconselhar e apoiar quando for possível. As realizações propriamente ditas cabem a ela, que tomará as decisões que melhor lhe convierem, condicionadas às consequências das escolhas feitas que virão ao seu encontro, positivamente ou não, segundo a lei de causa e efeito. O conhecimento doutrinário aumenta nossas responsabilidades – a quem muito foi dado, muito será cobrado. Isso por que cada estudo feito é uma luz que nos é acesa em nossa consciência, nos permitindo ver melhor o mundo e a direção que seguimos, além do próprio autorreconhecimento como espírito que somos. Diante disso, sabemos que aprendemos pelo amor ou pela dor. A decisão é nossa, individual e intransferível.


Não há solução clara e pronta para solucionarmos problemas dessa natureza, já que lidamos com pessoas, e cada pessoa é um ser independente, como nós mesmos, com vontades, tendências, sonhos, anseios, medos, fraquezas, virtudes... O que nos é permitido é nos influenciarmos mutuamente usando a força máxima do universo. Recordemos as palavras do Espírito Hammed, no livro "Um modo de entender", psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto: "Pode ser que, em muitas ocasiões, não possamos escolher as situações e ocorrências externas de nossa vida, mas com certeza sempre poderemos optar pela única maneira sensata de enfrentá-las: com amor!"


Dialogue com sua filha, não pela imposição de suas opiniões sobre as dela, o que caracterizaria um duelo improdutivo e a afastaria de você afligindo-a mais ainda – pense sempre nisso: a repreensão afasta; o amor e a atenção atraem. Porém, conversando com compreensão e amor maternal, poderá estimulá-la à retomada dos compromissos (estudos acadêmicos, doutrinários, trabalho, etc), conciliando-os com a vida social que ela construiu (amigos, lazer, relacionamento afetivo, etc). Somos seres gregários, ou seja, temos uma natural tendência a nos relacionarmos uns com os outros – é uma lei de Deus. Assim, devemos entender que há espaço para tudo em nossa vida, bastando apenas uma boa administração do nosso tempo e da distribuição equilibrada da nossa atenção para cada setor da nossa vida. Não há nada de complexo nisso.


Aos poucos tudo retomará seu curso. Confie na educação que deu a ela, confie nela como sua filha, e jamais se esqueça de que nunca estão sozinhas.


“Sabeis o que é a prece? É uma irradiação protetora que nasce do coração amoroso, sobe até Deus em súplicas veementes e desce em benefícios até ao ser por quem se pede, ou a quem se deseja proteger. É um frêmito de amor sublime que se expande, toca o Infinito, transfunde-se em bênçãos, ornamenta-se de virtudes celestes e derrama-se em eflúvios sobre aquele que sofre. A prece é o amor que beija o sofrimento e o consola, é a caridade que envolve o infortúnio e reanima o sofredor, retemperando-lhe as energias.” Yvonne A. Pereira – no livro "O Cavaleiro de Numiers", pelo Espírito Charles.

Sugerimos, para harmonização doméstica, fazer a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico.

Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. É um trabalho simples. Escolhemos alguns minutos por semana e nos reunimos com todos aqueles que vivem conosco, para o aprendizado das lições de Jesus.

Recomendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário. Iniciamos com uma prece espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos, em voz alta, alguns trechos, comentando-os em seguida. Os companheiros participantes devem expor suas dúvidas, seus temores e dificuldades. Através da conversação edificante produzida, os benfeitores da espiritualidade superior "distribuirão a todos idéias e forças, em nome do Cristo, para que horizontes novos iluminem o espírito de cada um."

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: http://www.espiritismo.net/evangelho_no_lar.

Procure sempre cultivar o hábito da oração e manter-se em vigilância, no pensamento, no falar e no agir. Outrossim, assistindo às palestras de uma Casa Espírita, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. Essa participação é extensiva a todos de sua família, especialmente à sua filha, que terá a oportunidade de melhor absorver os princípios doutrinários que ela demonstra conhecer.

A Casa Espírita também proporciona o benefício do passe, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam. O tratamento magnético (passes) vem como um poderoso recurso para o equilíbrio que todos precisamos e nele encontramos o suporte espiritual para nossas lutas cotidianas. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Recomendamos, ainda, caso seja possível e haja interesse, participar de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiridigi.net/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários.

Para nossos jovens, no Paltalk: categoria "Central & South America" - subcategoria "Brazil", sala ESPIRITISMO NET JOVEM - Às sextas-feiras, 21h, com estudo das Obras Básicas.

Também, no mesmo programa, às segundas-feiras, 20h40, na sala ESPIRITISMO NET ESTUDO, estudo da obra "Educação do Espírito - Introdução à Pedagogia Espírita", de Walter Oliveira Alves - para pais, educadores e evangelizadores.

Como complemento para nosso atendimento, convidamos você, sua família e interessados, para conhecer nosso trabalho de vibração, desenvolvido no Paltalk - sala Espiritismo Net Vibração -, aos domingos, categoria Central & South America / subcategoria Brazil", das 22h às 22h30, que lhes proporcionará momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar nomes para a vibração através do formulário no endereço http://www.espiritismo.net/, seção "Preces Online".

Instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, a Codificação Espírita e outros livros espíritas instrutivos podem ser obtidos no link www.espiritismo.net/portugues_download ou http://www.virtual.espiridigi.net/ (Biblioteca Virtual).

Esperamos ter ajudado. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário e conte sempre conosco.
Um abraço,
André.
Equipe Net Jovem
Dúvidas e Sugestões: www.cvdee.org.br/netjovem.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário