segunda-feira, 22 de junho de 2009

Campanha de doação de sangue estimula a solidariedade

Campanha de doação de sangue estimula a solidariedade

Escrito por Redação 22-Mai-2009
O Rotary Club, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São José, trouxe a Taquari, nesta quinta-feira, dia 21, a unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre para mais uma campanha de doação de sangue. Os voluntários começaram a chegar cedo no local e, por volta das 9h30min já havia pessoas fazendo a coleta. Ao todo 120 pessoas participaram da campanha e doaram um pouco de seu tempo e o sangue. Foram coletadas 100 bolsas.
O industriário Gilson Francisco de Araújo, de 30 anos, doou sangue pela quarta vez. “A primeira foi em Lajeado e as outras duas em Porto Alegre”, explica. Ele acha importante doar sangue para ajudar a salvar vidas e lembra de uma ocasião em que precisou doar sangue para a própria mãe: “Nessas horas a gente vê que isso não tem preço”, ressalta.
O colono João Pedro Gonçalves Rodrigues, de 53 anos, diz que já perdeu a conta de quantas vezes doou sangue. “Na hora que um companheiro, um amigo precisa, eu doo sangue. Já ajudei até quem eu não conheço. O maior benefício disso é salvar vidas”, conta.
O coordenador da campanha e integrante do Rotary Club, Beto Feyh, frisa que o grande objetivo da campanha é ajudar o Hospital São José e a comunidade. Quando faltam bolsas no banco de sangue da casa de saúde, ela entra em contato com o Hemocentro de Porto Alegre, que cede o material. O hospital fica em débito com a entidade e precisa repor o sangue por meio de campanhas comunitárias ou levando pessoas até o Hemocentro. Trazer a unidade até Taquari foi a maneira mais viável, encontrada pelo Rotary.
Segundo Feyh, a equipe do Hemocentro gosta de realizar as campanhas no município pois aqui são encontradas com facilidade pessoas do grupo “O”, considerado um tipo raro. “Eles fazem questão de vir aqui em função disso”, diz o coordenador.
Empresas do município também colaboraram para a realização da campanha e os organizadores ainda pretendem fazer mais duas ao longo do ano.
(http://www.ofatonovo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1266&Itemid=2 )
====================
COMENTÁRIO:
Doar sangue é doar vida!
Um lema interessante... Mas, mais interessante do que o lema é poder ser agente desta ação de amor.
Você sabia que, quando faz uma doação de sangue, pode estar salvando várias vidas?
Você sabia que o sangue doado não faz falta para você, uma vez que seu organismo rapidamente providencia a reposição?
Você sabia que o material utilizado é descartável e você não corre risco de contrair doenças ao doar sangue?
Você sabia que para ser doador, basta ter idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 Kg e não ter tido hepatite após os 10 anos de idade?
Ahhh... você ainda não tem a idade ou peso adequados ou ainda teve hepatite e, consequentemente, não pode doar?
Não fique triste! Você pode divulgar a campanha de doação de sangue e conseguir doadores que atendam as condições.
Afinal de contas, podemos dizer: doar sangue é doar vida, é doar amor. Divulgar a campanha de doação e obter doadores é um grande ato de amor!
Um abraço para todos vocês!
Paulo Henrique
(Paulo Henrique é membro da Equipe do CVDEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário