quinta-feira, 25 de junho de 2009

Informativos Legais: Drogas 1

Pergunta: Eu acho que as propagandas na TV contra as drogas, não funcionam muito. Ao mesmo tempo, gostaria de estar conversando com meus/minhas amigos/as para acharmos um jeito de estarmos nos preocupando com o consumo de drogas no nosso grupo. O que fazer?
===
Resposta:
Pergunta difícil que não tem resposta pronta. O que sabemos é que só ficar falando, falando, não adianta.

É preciso ficar claro na cabeça de todo mundo que a droga dá prazer, não adianta fingir o contrário. É enganar a si mesmo/a.

Agora, se para obter prazer uma pessoa precisa de drogas, isto significa, no mínimo, que ela não está tendo experiências prazerosas em outras situações de vida. Daí, o importante seria que a família, os/as amigos/as, a escola, oferecessem opções gostosas de lazer, de esportes, de trabalho, além de uma conversa mais franca e menos repressiva.

Outra questão importante para ajudar uma pessoa que está se utilizando de drogas, é evitar ficar desvalorizando-a, julgando-a. É melhor mostrar que tem muita coisa interessante para se fazer na vida, que o prazer da droga passa rápido enquanto que o prazer que se tem numa amizade, num namoro, é muito mais duradouro e gostoso. Tomar drogas também não resolve problemas; pelo contrário, passada a ressaca, os problemas continuam.

Se você der essa força já é um primeiro passo. Mas, se a pessoa já for dependente da droga, isto é, usa a droga todos os dias e não consegue ficar sem ela, é importante procurar o auxílio de profissionais competentes nesta área para apoiar efetivamente o/a usuário para largar a droga.

Autor: ECOS - Comunicação em Sexualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário