sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Jovem no Mundo Atual

O Jovem no Mundo Atual



É a juventude uma fase da vida humana muito linda. Gozando saúde, tendo vigor, o jovem vê espraiar- se diante de si o amplo cenário da vida. E ele, c om ardor, se atira à vida, em busc a da realizaç ão de seus mais nobres ideais.
Tudo é alegria, é encantamento, é ânsia de viver porque, em chegando a idade adulta, as responsabilidades não mais o deixarão viver livremente como a ave que singra despreocupadamente o azul de um c éu sem lindes!...
Escrevendo pelo médium Divaldo Franco, assim se expressou o Espírito Marco Prisco:
"Juventude é promessa. Transforme- a em realidade.
"Juventude é anúncio. Torne- a açâo dignificante.
"Juventude é bênção. Converta- a em produtividade superior.
"Juventude é esperança. Faça- a atualidade do Bem, em todo tempo e lugar.
"Jovem é todo aquele que, malqrado qualquer idade, mantém vivos os ideais de enobrecimento e edificação.
"A juventude do corpo é ensaio que os critérios da realização convertem em expressiva materialização de vida.
"Ser jovem é permanecer otimista, quando qrassa o pessimismo; crer, quando a descrenç a arma barracas de vitória;servir, quando os outros debandam em desilusão; amar, embora os gritos da ira e as arremetidas do ódio; perdoar,não obstante os insultos da impiedade, recomeçando outra vez com o mesmo ardor a tarefa que haja redundado em fracasso, sem amargura nem desânimo.
"Por tal razão, a Sabedoria Divina concedeu ao homem a mais larga faixa de juventude no reino animal, a fim de que seja possível fixar sorrisos e ideais para todas as quadras da existência."
Apesar de ser a juventude uma quadra linda da vida, nem por isto deixam de aparecer espinhos na estrada dos moços. E os moços podem ferir- se nestes acúleos. sangrando- lhes os corações. Os tempos são de mutações incessantes; e essas transformações se passam de modo tão rápido, num ritmo tão alucinante, que nem se tem tempo para que se possa entender o que está acontecendo. Novos padrões de conduta, novos hábitos, novos costumes inspiram a atitude da rapaziada nas grandes cidades do mundo hodierno. O jovem espírita não vive num deserto. Ao contrário, ele de uma forma ou de outra participa desta vida em sociedade, na escola, no trabalho, no clube, no cinema, na praia, na discoteca, nas festas... Ele convive com outros moços, não raro com outras idéias, outros ideais, outra formaç o moral. diferentes estilos de vida. Como deverá pro eder, ele que já conhece os postulados da 3a. Revelação?


Bem, o moço espírita já sabe que o Espiritismo não nos proíbe nada! Deixa por conta de seus adeptos a total responsabilidade de todos os seus atos. Ademais, mostra claramente que a prática de certas ações, embora tranqüilamente conte com a aprovação social de muitos que por aí andam desavisados das realidades espirituais, esta prática insensata e hedonista é apenas sementeira de lágrimas no futuro. A violação consciente às leis morais sempre gera sofrimento. Assim, só irá praticar semelhante desatino quem deseja sofrer, o que não tem lógica. Nossa responsabilidade tem a medida do nosso conhecimento das leis de Deus. Sabendo então o que melhor lhe convém, o espírita (moço ou não) tudo fará por assumir uma posição de equilíbrio, uma conduta pautada pelos ensinos de Jesus. não com idéias de salvacionisimo ou de puritanismo, mas no desejo de ser um homem de Bem. Um pai, sentindo que a vida é cheia de lutas, de sucessos e fracassos, legou estes conselhos a seus filhos, com os quais encerro este capítulo:
1) O melhor dos amigos - Deus.
2) Os melhores companheiros - os pais.
3) A melhor casa - o Lar.
4) A maior felicidade - a consciência tranquila.
5) O mais belo dia - hoje.
6) O melhor tempo - agora.
7) O melhor negócio - o trabalho.
8) O melhor divertimento - o estudo.
9) A melhor regra de viver - a disciplina.
10) A coleção mais rica - a das boas ações.
11) A maior alegria - o dever bem cumprido.
12) A maior força - a do Bem.
13) A melhor atitude - a cortesia.
14) O maior heroísmo - a coragem de ser bom.
15) A maior falta - a mentira.
16) A pior pobreza - a preguiça.
17) O pior fracasso - o desânimo.
18) O maior inimigo - o Mal.
19) O melhor dos esportes - a prática do Bem.
20) A estrada mais fácil para a Felicidade - o caminho reto.
Mensagem extraída do Livro "Sexo e amor em nossas vidas" de Celso Martins
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário