domingo, 21 de abril de 2013

Revista Espírita: Conversas familiares de além-túmulo

Setembro de 1859

Um Oficial do exército da Itália.

segunda conversa (Sociedade; 1o de julho de 1859. - Ver o número de Julho).


1. Evocação. - R. Eis-me; falai-me.
2. Prometestes voltar a nos ver, e disso nos aproveitamos para vos pedir dar-nos algumas explicações complementares. - R. De bom grado.
3. Depois da vossa morte, assististes a alguns combates que ocorreram? - R. Sim, o último.
4. Quando sois testemunha, como Espírito, de um combate e vedes os homens se massacrarem, isso vos faz experimentar o sentimento de horror que sentimos, nós mesmos, vendo semelhantes cenas? - R. Sim, eu o experimento mesmo sendo homem, mas então o respeito humano reprimia esse sentimento como sendo indigno de um soldado.
5. Há Espíritos que sentem prazer em ver essas cenas de carnificina? - R. Poucos.
6. Que sentimento experimentam, com essa visão, os Espíritos de uma ordem superior? - R. Grande compaixão; quase desprezo. O que vós mesmos experimentais quando vedes animais se dilacerarem entre si.
7. Assistindo a um combate, e vendo os homens morrerem, sois testemunha da separação da alma e do corpo? - R. Sim.
8. Nesse momento, vedes dois indivíduos: o Espírito e o corpo? - R. Não; que é, pois, o corpo? - Mas o corpo não está menos ali, e deve ser distinto do Espírito? - R. Um cadáver, sim; mas não é mais um ser.
9. Que aparência tem, para vós, o Espírito nesse momento? -R. Leve.
10. O Espírito se afasta imediatamente do corpo? - Consenti em nos descrever, eu vos peço, tão explicitamente quanto possível as coisas tais quais se passam, e que a vejamos como se lhes fôssemos testemunhas - R. Há poucas mortes inteiramente instantâneas; a maior parte do tempo o Espírito, cujo corpo acaba de ser ferido por uma bala comum ou uma bola de canhão, se diz: eu vou morrer, pensemos em Deus, sonhemos com o céu, adeus, Terra que eu amei. Depois desse primeiro sentimento, a dor vos arranca de vosso corpo, e é então que se pode distinguir o Espírito que se move ao lado do cadáver. Isso parece tão natural que a visão, do corpo morto, não produz nenhum efeito desagradável. Estando toda a vida transportada para o Espírito, só ele chama a atenção; é com ele que se conversa, ou a ele que se dirige.
Nota. - Poder-se-ia comparar esse efeito ao que produz um grupo de banhistas; o espectador não presta atenção às roupas que eles deixaram à beira d'água.
11. Geralmente, o homem surpreendido por uma morte violenta, durante algum tempo, não se crê morto. Como se explica sua situação, e como pode iludir-se, uma vez que deve bem sentir que seu corpo não é mais material, resistente? - R. Ele o sabe, e não tem ilusão.
Nota. - Isso não é perfeitamente exato; sabemos que os Espíritos se iludem em certos casos, e que não se crêem mortos.
12. Uma violenta tempestade manifestou-se no fim da batalha de Solferino; foi por uma circunstância fortuita ou por um fim providencial? - R. Toda circunstância fortuita é o fato da vontade de Deus.
13. Essa tempestade tinha um objetivo, e qual era ele? - R. Sim, certamente: parar o combate.
14. Foi provocado no interesse de uma das partes beligerantes e qual? - R. Sim, sobretudo para os nossos inimigos.
- Por que isso? Podeis nos explicar mais claramente? - R. Perguntais-me por quê? Mas não sabeis que, sem essa tempestade, nossa artilharia não deixaria escapar um Austríaco?
15. Se essa tempestade foi provocada, deveu ter agentes; quais eram esses agentes? - R. A eletricidade.
16. É o agente material; mas há Espíritos tendo em suas atribuições a condução dos elementos? - R. Não, a vontade de Deus basta; não há necessidade de ajudas assim comuns.

Fonte: www.espirito.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário