Julho de 1859
Senhores,
No momento em que se expira vosso ano social, permiti-me vos apresentar um
breve resumo da marcha e dos trabalhos da Sociedade.
Conheceis sua origem: ela se formou sem desígnio premeditado, sem projeto
preconcebido. Alguns amigos se reuniam em minha casa num pequeno grupo; pouco a
pouco, esses amigos pediram minha permissão para me apresentarem seus amigos.
Não havia então presidente: eram reuniões íntimas de oito a dez pessoas, como
existem centenas delas em Paris e alhures; mas era natural que, em minha casa,
eu tivesse a direção do que ali se fazia, seja como dono da casa, seja também em
razão dos estudos especiais que. eu havia feito, e que me davam uma certa
experiência da matéria.
O interesse que se tomava por essas reuniões, era crescente, embora não se
ocupasse senão de coisas muito sérias; pouco a pouco, de um e de outro, o número
dos assistentes aumentava, e meu modesto salão, muito pouco propício para uma
assembléia, tomou-se insuficiente. Foi então que, alguns dentre vós, propuseram
se procurasse um lugar mais cômodo, e se cotizarem para subvencionar os gastos,
não achando justo que eu os suportasse sozinho, como fizera até aquele momento.
Mas, para se reunir regularmente, além de um certo número, e no local estranho,
era necessário conformar-se às prescrições legais, era necessário um
regulamento, e, conseqüentemente, um presidente como titular; enfim, era
necessário constituir uma sociedade; o que ocorreu com o consentimento da
autoridade, cuja benevolência não nos faltou. Era necessário também imprimir aos
trabalhos uma direção metódica e uniforme, e consentistes em me encarregar de
continuar o que fazia em minha casa, em nossas reuniões particulares.
Trouxe para minhas funções, que posso dizer laboriosas, toda a exatidão e
todo o devotamento de que era capaz; do ponto de vista administrativo,
esforcei-me por manter, nas sessões, uma ordem rigorosa, e dar-lhe um caráter de
gravidade, sem o qual o prestígio de assembléia séria teria logo desaparecido.
Agora que minha tarefa terminou, e que o impulso foi dado, devo vos participar a
resolução que tomei de renunciar, para o futuro, a toda espécie de função na
Sociedade, mesmo a de diretor dos estudos; não ambiciono senão um título, o de
simples membro titular, com o qual estarei sempre feliz e honrado. O motivo de
minha determinação está na multiplicidade dos meus trabalhos, que aumentam todos
os dias em razão da extensão das minhas relações, porque além daqueles que
conheceis, preparo outros mais consideráveis, que exigem longos e laboriosos
estudos, e não absorverão menos de dez anos; ora, os da Sociedade não deixam de
tomar muito tempo, seja para a preparação, seja para a coordenação e a cópia
correta. Por outro lado, eles reclamam uma assiduidade freqüentemente
prejudicial às minhas ocupações pessoais, e que tomam indispensável a
iniciativa, quase exclusiva, que me deixastes. Foi por causa disso, Senhores,
que tive que tomar tão freqüentemente a palavra, lamentando a miúdo que os
membros eminentemente esclarecidos que possuímos nos privassem de suas luzes. Já
há muito tempo tinha o desejo de demitir-me de minhas funções; eu o expressei,
de um modo muito explícito, em diversas circunstâncias, seja aqui, seja em
particular a vários de meus colegas, e notadamente ao senhor Ledoyen. Tê-lo-ia
feito mais cedo sem o temor de trazer perturbação à Sociedade, retirando-me ao
meio do ano, podendo se crer em uma defecção; e não era necessário dar essa
satisfação aos nossos adversários. Portanto, deveria cumprir minha tarefa até o
fim; mas hoje, quando esses motivos não mais existem, apresso-me em vos
participar a minha resolução, a fim de não entravar a escolha que fareis. É
justo que cada um tenha sua parte de encargos e de honras.
Depois de um ano, a Sociedade viu crescer rapidamente sua importância; o
número de membros titulares triplicou em alguns meses; tendes numerosos
correspondentes nos dois continentes, e os auditores ultrapassariam o limite do
possível se não se pusesse um freio pela estrita execução do regulamento.
Contastes, entre estes últimos, as mais altas notabilidades sociais e mais de
uma ilustração. O zelo que se toma em solicitar admissão em vossas sessões
testemunha o interesse que se tem por elas, não obstante a ausência de toda
experimentação destinada a satisfazer a curiosidade, e talvez mesmo em razão de
sua simplicidade." Se todos não saem dela convencidos, o que seria pedir o
impossível, as pessoas sérias, aquelas que não vêm com uma intenção de
difamação, levam da gravidade dos vossos trabalhos uma impressão que as dispõem
a aprofundar essas questões. De resto, não temos senão que aplaudir as
restrições que colocamos para a admissão de ouvintes estranhos: evitamos assim a
massa de curiosos importunes. A medida com a qual limitastes essa admissão a
certas sessões, reservando as outras unicamente para os membros da Sociedade,
resultou por vos dar maior liberdade nos estudos, que a presença de pessoas
ainda não iniciadas e cujas simpatias não estão asseguradas, poderiam entravar.
Essas restrições parecerão muito naturais para aqueles que conhecem o
objetivo da nossa instituição, e que sabem, antes de tudo, que somos uma
Sociedade de estudos e de pesquisas, antes que uma arena de propaganda; por essa
razão não admitimos, em nossas fileiras, aqueles que, não tendo as primeiras
noções da ciência, nos fariam perder nosso tempo em demonstrações elementares,
renovadas incessantemente. Sem dúvida, todos nós desejamos a propagação das
idéias que professamos, porque as julgamos úteis, e cada um de nós nisso
contribui com a sua parte; mas sabemos que convicção não se adquire senão por
observações continuadas, e não por alguns fatos isolados, sem seqüência e sem
raciocínio, contra os quais a incredulidade sempre pode levantar objeções. Um
fato, dir-se-á, é sempre um fato; é um argumento sem réplica. Sem dúvida, quando
ele não é nem contestado e nem contestável. Quando um fato sai do círculo das
nossas idéias e dos nossos conhecimentos, à primeira vista parece impossível;
quanto mais ele é extraordinário, mais objeções levanta, por isso é contestado;
aquele que lhes sonda as causas, que se dá conta dele, encontra-lhe uma base,
uma razão de ser; compreende-lhe a possibilidade, e, desde então, não o rejeita
mais. Um fato, freqüentemente, não é inteligível senão pela sua ligação com
outros fatos; tomado isoladamente, pode parecer estranho, incrível, absurdo
mesmo; mas que seja um dos anéis da cadeia, que tenha uma base racional, que se
possa explicá-lo, e toda a anomalia desaparece. Ora, para conceber esse
encadeamento, para compreender esse conjunto ao qual se é conduzido de
conseqüência em conseqüência, é necessário em todas as coisas, e talvez
ainda mais em Espiritismo, uma seqüência de observações racionais. O raciocínio,
portanto, é um poderoso elemento de convicção, hoje mais que nunca, quando as
idéias positivas nos levam a saber o por quê e o como de cada coisa.
Espanta-se com a persistente incredulidade, em matéria de Espiritismo, da
parte de pessoas que viram, ao passo que outras, que nada viram, são crentes
firmes; quer dizer que estes últimos são pessoas superficiais que aceitam, sem
exame, tudo o que se lhes diz? Não; pelo contrário: os primeiros viram, mas mas
não compreendem; os segundos não viram, mas compreendem, e não compreendem senão
pelo raciocínio. O conjunto dos raciocínios sobre os quais se apóiam os fatos,
constitui a ciência, ciência ainda muito imperfeita, é verdade, e da qual nenhum
de nós pretende ver atingir o apogeu, mas, enfim, é uma ciência em seu início, e
é na direção da pesquisa de tudo que pode ampliá-la e constituí-la que estão
dirigidos vossos estudos. Eis o que importa se saiba bem fora desse recinto, a
fim de que não se equivoque sobre os objetivos que nos propusemos; a fim de que
não se creia, sobretudo, vindo aqui, encontrar uma exibição de Espíritos
dando-se em espetáculos. A curiosidade tem um termo; quando está satisfeita,
procura um novo objeto de distração; aquele que não se detém na superfície, que
vê além do efeito material, encontra sempre alguma coisa para aprender; o
raciocínio é para ele uma mina inesgotável: é sem
limite. Nossa linha de conduta, aliás, poderia ser melhor traçada pelas
admiráveis palavras que o Espírito de São Luís nos dirigiu, e que não deveríamos
jamais perder de vista: "Zombou-se das mesas girantes, não se zombará jamais da
filosofia, da sabedoria e da caridade que brilham nas comunicações sérias.
Que alhures se veja, que em outro lugar se ouça, que entre vós se compreenda
e se ame."
Essas palavras: que entre vós se compreenda, são todo um ensinamento.
Devemos compreender, e procuramos compreender, porque não queremos crer como
cegos: o raciocínio é o facho que nos guia. Mas o raciocínio de um só pode se
extraviar, por isso quisemos nos reunir em sociedade, a fim de nos esclarecermos
mutuamente pelo concurso recíproco de nossas idéias e de nossas observações.
Colocando-nos nesse terreno, assemelhamo-nos a todas as outras instituições
científicas, e nossos trabalhos farão mais prosélitos sérios do que se
passássemos nosso tempo fazendo girar e bater as mesas. Logo estaríamos
saciados; queremos para o nosso pensamento um alimento mais sólido, eis porque
procuramos penetrar os mistérios do mundo invisível, cujos fenômenos elementares
não são senão os primeiros indícios. Aquele que que sabe ler, diverte-se
repetindo, sem cessar, o alfabeto? Teríamos talvez um maior concurso de curiosos
que se sucederiam em nossas sessões como os personagens de um panorama móvel,
mas esses curiosos, que não poderiam levar uma convicção improvisada pela visão
de um fenômeno inexplicável para eles, que o julgariam sem aprofundá-lo, seriam
antes um obstáculo aos nossos trabalhos; eis porque, não querendo desviar de
nosso caráter cientifico, afastamos quem não é atraído para nós por um objetivo
sério. Ó Espiritismo tem conseqüências tão graves, e toca questões de uma tão
grande importância, dá a chave de tantos problemas, nele haurimos, enfim, um tão
profundo ensinamento filosófico, que ao lado disso, uma mesa girante é uma
verdadeira infantilidade.
A observação dos fatos sem o raciocínio é insuficiente, dizemos, para
conduzir a uma convicção completa, e é de preferência àquele que se
declarasse convencido por um fato que não compreende, que se
poderia taxar de leviandade; mas essa maneira de proceder tem um outro
inconveniente, que é bom mencionar, e cada um de nós pôde testemunhar, é a mania
da experimentação, que lhe é a conseqüência natural. Aquele vê um fato espírita
sem dele ter estudado todas as circunstâncias, geralmente, não vê senão o fato
material, e desde então o julga sob o ponto de vista de suas próprias idéias,
sem pensar que fora das leis conhecidas pode, e deve, haver leis desconhecidas.
Crê poder fazê-lo manobrar à sua vontade; impõe suas condições e não estará
convencido, diz, senão quando se cumpre de tal modo e não de tal outro; ele
imagina que se experimenta os Espíritos igual a uma pilha elétrica, não
conhecendo nem sua natureza, nem sua maneira de ser que não estudou, crê poder
impor-lhe sua vontade, e pensa que devem agir ao sinal dado pelo seu bom prazer
de convencer-se; porque está disposto, por um quarto de hora, ouvi-los, se
imagina que devem estar às suas ordens. São os erros nos quais não caem aqueles
que se dão ao trabalho de se aprofundar; sabem render-se conta dos obstáculos e
não pedem o impossível; em lugar de querem conduzir os Espíritos ao seu ponto de
vista, ao que não se prestam de boa vontade, colocam-se no ponto de vista dos
Espíritos, e para eles os fenômenos mudam de aspecto. Para isso são necessárias
a paciência, a perseverança, e uma firme vontade, sem a qual não se chega a
nada. Quem quer realmente saber, deve submeter-se às condições
da coisa, e não querer submeter a coisa às suas próprias condições.
Eis porque a Sociedade não se presta a experimentação que seriam sem resultados,
porque sabe, pela experiência, que o Espiritismo,
não mais que toda ciência, não se aprende em algumas horas e com
presteza. Como ela é séria, não quer ter negócios senão com pessoas sérias, que
compreendem as obrigações que um semelhante estudo impõe, quando se quer fazê-lo
conscientemente. Ela não reconhece como sérios aqueles que dizem: Fazei-me ver
um fato e estarei convencido. Isso quer dizer que negligenciamos o fato? Muito
ao contrário, uma vez que toda a nossa ciência está baseada sobre os
fatos; procuramos, pois, diligentemente todos aqueles que nos oferecem um objeto
de estudo, ou que confirmam princípios admitidos; quero dizer somente que não
perdemos nosso tempo reproduzindo aqueles que conhecemos, não mais do que o
físico não se diverte se repetindo as experiências que nada lhe ensinam de novo.
Centramos nossas investigações sobre tudo aquilo que pode esclarecer nossa
marcha; ligando-nos de preferência às comunicações inteligentes, fontes da
filosofia espirita, e cujo campo é sem limites, bem mais do que as manifestações
puramente materiais, que não têm senão o interesse do momento.
Dois sistemas igualmente preconizados e praticados se apresentam no modo de
se receberem as comunicações de além-túmulo; uns preferem esperar as
comunicações espontâneas, os outros as provocam por uma chamada direta feita a
tal ou tal Espírito. Os primeiros pretendem que na ausência de controle para
constatar a identidade dos Espíritos, esperando sua boa vontade, se está menos
exposto a ser induzido em erro, já que aquele que fala é porque quer falar, ao
passo que não é certo que aquele que se chama possa vir ou responder. Objetam
que deixar falar o primeiro que aparece, é abrir a porta aos maus tão bem quanto
aos bons. A incerteza da identidade não é objeção séria, pois que,
freqüentemente, existem meios de constatá-la, e que, aliás, essa constatação é o
objeto de um estudo que se prende aos próprios princípios da ciência; o Espírito
que fala espontaneamente se encerra, o mais ordinariamente, em generalidades, ao
passo que as perguntas lhe traçam um quadro mais positivo e mais instrutivo.
Quanto a nós, não condenamos senão os sistemas exclusivos; sabemos que se obtêm
coisas muito boas por um e por outro modo, e se damos a preferência ao segundo,
é porque a experiência nos ensinou que, nas comunicações espontâneas, os
Espíritos enganadores não deixam de se ornamentar com nomes respeitáveis do que
nas evocações; eles têm mesmo o campo mais livre, ao passo que pelas perguntas
são dominados, são dirigidos mais facilmente, sem contar que as perguntas são de
uma utilidade incontestável nos estudos. É a esse modo de investigações que
devemos a multidão de observações que recolhemos, a cada dia, que nos fazem
penetrar mais profundamente esses estranhos mistérios. Quanto mais nós
avançamos, mais o horizonte aumenta diante de nós, e nos mostra o quanto é vasto
o campo que temos a ceifar.
As numerosas observações que fizemos permitiram levar um olhar investigador
sobre o mundo invisível, desde a base até o cume, quer dizer, no que He tem de
mais ínfimo como no que tem de mais sublime. Ás inumeráveis variedades de fatos
e de caracteres que saíram desses estudos, feitos com a calma profunda, a
atenção sustentada e a prudente circunspeção de observadores sérios, nos abriram
os arcanos desse mundo tão novo para nós; a ordem e o método que colocastes em
vossas pesquisas foram os elementos indispensáveis para o sucesso. Com efeito,
sabeis, pela experiência, que não basta chamar ao acaso o Espírito de tal ou tal
pessoa; os Espíritos não vêm, assim, ao sabor de nosso capricho e não respondem
a tudo aquilo que a fantasia nos leva a perguntar-lhes. É necessário, com os
seres de além-túmulo, circunspeção, saber ter uma linguagem apropriada à sua
natureza, às suas qualidades morais, ao grau de sua inteligência, à classe que
eles ocupam; estar com eles, dominador ou submisso, segundo as circunstâncias,
compadecente por aqueles que sofrem, humilde e respeitoso com os superiores,
firme com os maus e os obstinados que não subjugam senão aqueles que os escutam
com complacência; é necessário, enfim, saber formular e encadear, metodicamente,
as perguntas para obter respostas mais explícitas, agarrar nas respostas as
nuanças que são, freqüentemente, traços característicos, revelações importantes,
que escapam ao observador superficial, sem experiência ou de passagem. A maneira
de conversar com os Espíritos é, pois, uma verdadeira arte que exige tato ou
conhecimento do terreno sobre o qual se caminha, e constitui, propriamente
falando, o Espiritismo prático. Sabiamente dirigidas, as evocações podem ensinar
grandes coisas; oferecem um poderoso elemento de interesse, de moralidade e de
convicção: de interesse, porque elas nos dão a conhecer o estado do mundo que
espera todos nós, e do qual se faz, algumas vezes, uma idéia tão bizarra; de
moralidade, porque podemos ver aí, por analogia, nossa sorte futura; a
convicção, porque se encontra nessas conversações íntimas a prova manifesta da
existência e da individualidade dos Espíritos, que não são outros senão nossas
almas desligadas da matéria terrestre. Estando formada, em geral, vossa opinião
sobre o Espiritismo, não tendes necessidade de assentar vossas convicções sobre
a prova material das manifestações físicas; também não quisestes, segundo o
conselho dos Espíritos, encerrar-vos nos estudos dos princípios e das questões
morais, sem negligenciar, por isso, o exame dos fenômenos que podem ajudar na
procura da verdade.
A crítica demolidora nos censurou por aceitarmos, muito facilmente, as
doutrinas de certos Espíritos, sobretudo naquilo que concerne às questões
científicas. Essas pessoas mostram, por isso mesmo, que elas não conhecem nem o
verdadeiro objetivo da ciência espírita, nem aquele que nos propusemos e se
pode, com todo o direito, retornar-lhe a censura de leviandade em seu
julgamento. Certamente não é a vós que é necessário ensinar a reserva com a qual
se deve acolher o que vem dos Espíritos; e estamos longe de tomar todas as suas
palavras por artigos de fé. Sabemos que entre eles existem os de todos os graus
de saber e de moralidade; para nós é todo um povo que apresenta variedades cem
vezes mais numerosas que aquelas que vemos entre os homens; é chegar a
conhecê-lo e compreendê-lo; por isso, estudamos as individualidades, observamos
as nuanças, tratamos de compreender os traços distintivos de seus costumes, de
seus hábitos, de seu caráter; queremos, enfim, tanto quanto possível, nos
identificar com o estado desse mundo. Antes de ocupar uma residência, gostamos
muito de saber como ela é, se estaremos ali comodamente, conhecer os hábitos dos
vizinhos que teremos, o gênero de sociedade que ali poderemos freqüentar. Pois
bem! É nossa residência futura, são os costumes do povo no meio do qual
viveremos, que os Espíritos nos fazem conhecer. Mas, do mesmo modo que, entre
nós, as pessoas ignorantes e de visão estreita se fazem uma idéia incompleta do
nosso mundo material e do meio que não seja o seu, do mesmo modo os Espíritos
cujo horizonte moral é limitado, não podem abarcar o conjunto, e estão ainda sob
o império de preconceitos e de sistemas; não podem, pois, nos informar, sobre
tudo o que concerne ao mundo espírita, mais do que um camponês poderia fazê-lo
quanto ao estado da alta sociedade parisiense ou do mundo sábio. Seria, pois,
ter de nosso julgamento uma bem pobre opinião, pensando-se que escutamos todos
os Espíritos como oráculos. Os Espíritos são o que são, e não podemos mudar a
ordem das coisas; não sendo todos perfeitos, não aceitamos suas palavras senão
sob o benefício de inventário, e não com a credulidade de crianças; julgamos,
comparamos, tiramos conseqüências de nossas observações, e seus próprios erros
são para nós ensinamentos, porque não renunciamos ao nosso discernimento.
Essas observações se aplicam igualmente a todas as teorias científicas que os
Espíritos possam dar. Seria muito cômodo não ter senão que interrogá-los para
encontrar a ciência toda pronta, e para possuir os segredos da indústria: não
adquiriremos a ciência senão ao preço de trabalho e de pesquisas; sua missão não
é nos livrar dessa obrigação. Aliás, sabemos que não só nem todos sabem tudo,
mas que há, entre eles, falsos sábios, como entre nós, que crêem saber o que não
sabem, e falam daquilo que ignoram com o descaramento mais imperturbável. Um
Espírito poderia dizer, pois, que é o Sol que gira e não a Terra, e sua teoria
não seria mais verdadeira porque vinda de um Espírito. Que aqueles que nos
supõem uma credulidade tão pueril, saibam, pois, que tomamos toda opinião
manifestada por um Espírito por uma opinião individual; que não a aceitamos
senão depois de tê-la submetido ao controle da lógica e dos meios de
investigação que a própria ciência espírita nos fornece, meios que todos vós
conheceis.
Tal é, senhores, o objetivo que a Sociedade se propõe; certamente, não me
cabe vo-lo ensinar, mas alegro-me em lembrá-lo aqui, a fim de que, se minhas
palavras ressoarem lá fora, não se equivoquem mais sobre o seu verdadeiro
caráter. Estou feliz, de minha parte, por não haver senão que seguir-vos nesse
caminho sério que eleva o Espiritismo à categoria de ciência filosófica. Vossos
trabalhos já deram frutos, mas os que darão mais tarde são incalculáveis, se,
como disso não duvido, permanecerdes nas condições propícias para atrair os bons
Espíritos entre vós.
O concurso dos bons Espíritos, tal é, com efeito, a condição sem a qual
ninguém pode esperar a verdade; ora, depende de nós obter esse concurso. A
primeira de todas as condições para conciliar sua simpatia, é o recolhimento e a
pureza de intenções. Os Espíritos sérios vão onde são chamados com seriedade,
com fé, fervor e confiança; não gostam de servir para experiência, nem se darem
em espetáculo; ao contrário, comprazem-se em instruir aqueles que os interrogam
sem segunda intenção; os Espíritos leviamos, que zombam de tudo, vão por toda
parte e de preferência onde encontram ocasião para mistificarem; os maus são
atraídos pelos maus pensamentos, e por maus pensamentos é preciso entender todos
aqueles que não estejam conforme os princípios da caridade evangélica. Portanto,
em toda reunião, quem carregue consigo sentimentos contrários a esses preceitos,
conduz consigo Espíritos desejosos de semearem a perturbação, a discórdia e a
desafeição.
A comunhão de pensamentos e de sentimentos para o bem é, assim, uma coisa de
primeira necessidade, e essa comunhão não pode encontrar-se num meio
heterogêneo, onde teriam acesso as baixas paixões do orgulho, da inveja e do
ciúme, paixões que sempre se trairiam pela malevolência e pela acrimônia da
linguagem, por espesso que seja, aliás, o véu com o qual se procure cobri-las; é
o a, b, c, da ciência espírita. Se quisermos fechar, aos maus Espíritos,
as portas deste recinto fechado, cerremos-lhes primeiro a porta de nossos
corações, e evitaremos tudo o que poderia dar-lhes presa sobre nós. Se alguma
vez a Sociedade tornar-se o joguete de Espíritos enganadores, por quem seriam
ali atraídos? Por aqueles em quem encontrassem eco, porque não vão senão aonde
sabem ser escutados. Conhece-se o provérbio: Dize-me com quem andas,
dir-te-ei as manhas que tens; e que se pode indagar assim com respeito aos
nossos Espíritos simpáticos: Dize-me o que pensas, e dir-te-ei com quem
andas. Ora, os pensamentos se traduzem pelos atos; portanto, admitindo-se
que a discórdia, o orgulho, a inveja e o ciúme não podem ser insuflados senão
pelos maus Espíritos, quem trouxesse aqui esses elementos de desunião,
suscitaria entraves, acusaria, por isso mesmo, a natureza de seus satélites
ocultos, e não poderíamos senão lamentar sua presença no seio da Sociedade.
Queira Deus que ela jamais seja assim, eu o espero, e com a assistência dos bons
Espíritos, se soubermos nos tornar favoráveis, a Sociedade se consolidará, tanto
pela consideração que saberá merecer quanto pela utilidade de seus trabalhos. Se
não tivéssemos em vista senão experiências de curiosidade, a natureza das
comunicações seria quase indiferente, porque não as tomaríamos sempre senão por
aquilo que seriam; mas como, em nossos estudos, não procuramos nem nossa
diversão, nem a do público, o que queremos são comunicações verdadeiras; para
isso ser-nos-á necessária a simpatia dos bons Espíritos, e essa simpatia não é
adquirida senão por aqueles que afastam o mal na sinceridade de sua alma. Dizer
que os Espíritos levianos jamais puderam se introduzir entre nós, favorecidos
por algum ponto fraco, seria muita presunção e pretender a perfeição; os
próprios Espíritos superiores poderiam permiti-lo para experimentarem nossa
perspicácia e nosso zelo na procura da verdade; mas nosso julgamento deve
manter-nos em guarda contra as armadilhas que podem nos ser estendidas, e nos
dá, em todos os casos, os meios para evitá-las.
O objetivo da Sociedade não consiste somente na pesquisa dos princípios da
ciência espírita; vai mais longe: ela estuda também suas conseqüências morais,
porque aí sobretudo está a verdadeira utilidade.
Nossos estudos nos ensinam que o mundo invisível que nos cerca reage,
constantemente, sobre o mundo visível; eles no-lo mostram como uma das forças da
Natureza; conhecer os efeitos dessa força oculta que nos domina e nos subjuga
com o nosso desconhecimento, não é ter a chave de mais de um problema, a
explicação de uma multidão de fatos que passam despercebidos? Se esses efeitos
forem funestos, conhecer a causa do mal não seria ter o meio de preservar-se
deles, como o conhecimento das propriedades da eletricidade nos deu o meio de
atenuar os efeitos desastrosos do raio? Se sucumbirmos, então, não nos poderemos
queixar senão de nós mesmos, porque não mais teremos a ignorância por desculpa.
O perigo está no império que os maus Espíritos tomam sobre os indivíduos, e esse
império não é apenas funesto do ponto de vista dos erros de princípios que
possam propagar, mas o é, ainda, do ponto de vista dos interesses da vida
material. A experiência nos ensina que jamais é impunemente que se abandona à
sua dominação; porque suas intenções nunca podem ser boas. Uma de suas táticas,
para alcançar seus fins, é a desunião, porque sabem muito bem que dominarão
facilmente aquele que estiver privado de apoio; também seu primeiro cuidado,
quando querem se apossar de alguém, é o de sempre inspirar-lhe a desconfiança e
o distanciamento de quem possa desmascará-los, esclarecendo-o com conselhos
salutares; uma vez senhores do terreno, podem, à sua vontade, fasciná-lo com
promessas sedutoras, subjugá-lo gabando suas inclinações, aproveitando, para
isso, todos os lados fracos que encontram, para melhor fazê-lo sentir, em
seguida, a amargura das decepções, feri-lo em suas afeições, humilhá-lo em seu
orgulho, e, freqüentemente, não elevá-lo um instante senão para precipitá-lo de
mais alto.
Eis, senhores, o que nos mostram os exemplos que, a cada instante, se
desenrolam aos nossos olhos, tanto no mundo dos Espíritos quanto no mundo
corpóreo, os quais podemos aproveitar para nós mesmos, ao mesmo tempo que
procuramos aproveitá-los aos outros. Mas, dir-se-á, não atraireis os maus
Espíritos evocando homens que foram a escória da sociedade? Não, porque não
sofreremos jamais sua influência. Não há perigo senão quando é o Espírito que se
IMPÕE, ele jamais existe quando se IMPÕE ao Espírito. Sabeis que esses Espíritos
não vêm ao nosso chamado senão como constrangidos e forçados, e que, em geral,
encontram tão pouco do seu meio entre nós, que sempre têm pressa de se irem. Sua
presença é para nós um estudo, porque, para conhecer, é necessário ver tudo; o
médico não chega ao apogeu do seu saber senão sondando as feridas mais
hediondas; ora, essa comparação do médico é tanto mais justa quando sabeis
quantas feridas cicatrizamos, quantos sofrimentos aliviamos; nosso dever é
mostrar-nos caridosos e benevolentes para com os seres de além-túmulo, como para
os nossos semelhantes.
Desfrutaria eu, pessoalmente, senhores, de um privilégio extraordinário se
estivesse ao abrigo da crítica. Ninguém se coloca em evidência sem se expor aos
dardos daqueles que não pensam como nós. Mas há duas espécies de críticos: uma
que é malevolente, acerba, envenenada, onde o ciúme se trai a cada palavra; a
que tem por objetivo a procura sincera da verdade, e comportamentos diferentes.
A primeira não merece senão o desdém: com ela jamais me atormentei; só a segunda
é discutível.
Algumas pessoas disseram que fui muito apressado nas teorias espíritas; que
não chegara o tempo de estabelecê-las, que as observações não eram bastante
completas. Permiti-me algumas palavras a esse respeito.
Duas coisas devem ser consideradas no Espiritismo: a parte experimental e a
parte filosófica ou teórica. Fazendo-se abstração do ensinamento dado pelos
Espíritos, pergunto se, em meu nome, não tenho o direito, como tantos outros, de
elocubrar um sistema de filosofia? O campo das opiniões não está aberto a todo o
mundo? Por que, pois, não faria conhecer a minha? Caberá ao público julgar se
ela tem ou não o senso comum. Mas essa teoria, em lugar de fazer um mérito, se
mérito há, eu declaro que ela emana inteiramente dos Espíritos. - Seja, diz-se,
mas ides muito longe. - Aqueles que pretendem dar a chave dos mistérios da
criação desvendaram o princípio das coisas e a natureza infinita de Deus, não
vão mais longe que eu, que declaro, em nome dos Espíritos, que não é dado ao
homem aprofundar essas coisas sobre as quais não se pode estabelecer senão
conjecturas mais ou menos prováveis? - Ides muito depressa. - Seria um erro
terem certas pessoas avançado? Aliás, quem as impede de caminhar? - Os fatos não
estão ainda suficientemente observados. - Mas se eu, com ou sem razão, creio
tê-los observado bastante, devo esperar o bom prazer daqueles que permanecem
atrás? Minhas publicações não barram o caminho de ninguém. - Uma vez que os
Espíritos estão sujeitos ao erro, quem vos disse que aqueles que vos informaram
não estão enganados? - Com efeito, aí está toda a questão, porque a da
precipitação é muito pueril. Pois bem! Devo dizer sobre o que está fundada a
minha confiança na veracidade e na superioridade dos Espíritos que me
instruíram. Direi primeiro que, segundo o seu conselho, não aceito nada sem
exame e sem controle; não adoto uma idéia senão se ela me parece racional,
lógica e está de acordo com os fatos e as observações, se nada sério vem
contradizê-la. Mas meu julgamento não poderia ser um critério infalível; o
assentimento que encontrei numa multidão de pessoas mais esclarecidas do que eu,
é para mim uma primeira garantia; encontro uma outra, não menos preponderante,
no caráter das comunicações que me fizeram desde que me ocupo com o Espiritismo.
Nunca, posso dizê-lo, escapou uma única dessas palavras, um único desses sinais
pelos quais se traem sempre os Espíritos inferiores, mesmo os mais astuciosos;
jamais dominação; jamais conselhos equivocados ou contrários à caridade e à
benevolência, jamais prescrições ridículas;
longe disso, não encontrei neles
senão pensamentos grandes, nobres, sublimes, isentos de pequenez e mesquinharia;
em uma palavra, suas relações comigo, nas menores, como nas maiores coisas
sempre foram tais que se fora um homem que houvesse falado, tê-lo-ia pelo
melhor, o mais sábio, o mais prudente, o mais moral e o mais esclarecido. Eis,
senhores, os motivos de minha confiança, corroborados pela identidade de
ensinamentos dados a uma multidão de outras pessoas antes e depois da publicação
de minhas obras. O futuro dirá .se estou ou não com a verdade; à espera, creio
dever ajudar o progresso do Espiritismo trazendo algumas pedras ao edifício.
Mostrando que os fatos podem se assentar sobre o raciocínio, terei contribuído
para fazê-los sair do caminho frívolo da curiosidade, para fazê-los entrar na
via séria da demonstração, a única que pode satisfazer os homens que pensam e
não se detêm na superfície.
Termino, senhores, pelo curto exame de uma questão da atualidade. Fala-se de
outras sociedades que querem se levantar rivalizando com a nossa. Uma, diz-se,
conta já com 300 membros e possui recursos financeiros importantes. Quero crer
que isso não seja uma fanfarrice, que seria também pouco lisonjeira para os
Espíritos que a houvessem suscitado, como para aqueles que deles se fazem os
ecos. Se for uma realidade, nós a felicitaremos sinceramente, se ela obtiver a
unidade de sentimentos necessária para frustrar a influência dos maus Espíritos
e consolidar a sua existência.
Ignoro completamente quais são os elementos da sociedade, ou das sociedades,
que se diz querer formar; não farei, pois, senão uma nota geral.
Há em Paris e alhures uma multidão de reuniões íntimas, como foi a nossa
outrora, onde se ocupa, mais ou menos seriamente, das manifestações espíritas,
sem falar dos Estados Unidos, onde elas se contam por milhares; conheço-as onde
as evocações se fazem nas melhores condições e onde se obtêm coisas muito
notáveis; é a conseqüência natural do número crescente de médiuns que se
desenvolvem em todos os lados, apesar dos galhofeiros, e quanto mais
avançarmos, mais esses centros se multiplicarão. Esses centros, formados
espontaneamente de elementos muito pouco numerosos e variáveis, nada de têm de
fixo ou de regular e, propriamente falando, não constituem sociedades. Para uma
sociedade regularmente organizada, são necessárias condições de vitalidade muito
diferentes, em razão mesmo do número de membros que a compõem, da estabilidade e
da permanência. A primeira de todas é a homogeneidade nos princípios e na
maneira de ver. Toda sociedade formada por elementos heterogêneos, carrega
consigo o germe de sua dissolução; pode-se dize-la natimorta qualquer que lhe
seja o objeto: político, religioso, científico ou econômico. Uma sociedade
espírita requer uma outra condição, que é a assistência dos bons Espíritos,
querendo-se obter comunicações sérias, porque dos maus, deixando que tomem pé,
não podemos esperar senão mentiras, decepções e mistificações; sua
própria existência tem esse preço, uma vez que os maus serão os primeiros
agentes de sua destruição; eles a minarão pouco a pouco, se não fizerem desabar
tudo primeiro. Sem homogeneidade, nada de comunhão de pensamentos, e, portanto,
nada de calma, nem de recolhimento possíveis; ora, os bons não vão senão ali
onde encontram essas condições; e como encontrá-los numa reunião onde as crenças
são divergentes, onde uns não crêem mesmo em tudo, e onde, conseqüentemente,
domina sem cessar o espírito de oposição e de controvérsia? Eles não assistem
senão aqueles que querem ardentemente se esclarecer, tendo em vista o bem, sem
segunda intenção, e não para satisfazer uma vã curiosidade. Querer formar uma
sociedade espírita fora dessas condições, seria dar prova de ignorância, a mais
absoluta, dos princípios mais elementares do Espiritismo.
Somos nós, pois, os únicos capazes de reuni-los? Seria bem deplorável, e além
do mais, bem ridículo para nós assim crer. O que fizemos, seguramente, outros
podem fazê-lo. Que outras Sociedades se ocupem, pois, dos mesmos trabalhos
nossos, que prosperem, que se multipliquem, tanto melhor, mil vezes tanto
melhor, porque será um sinal de progresso nas idéias morais; tanto melhor,
sobretudo, se forem bem assistidas e tiverem boas comunicações, porque não temos
a pretensão de um privilégio a esse respeito; como não temos em vista senão
nossa instrução pessoal e o interesse da ciência, que nossa sociedade não oculta
nenhum pensamento de especulação nem direto e nem indireto, nenhuma via
ambiciosa, que sua existência não repousa sobre uma questão de dinheiro, as
outras Sociedades serão para nós irmãs, mas não podem ser concorrentes; se delas
tivermos ciúmes, provaremos que estamos assistidos por maus Espíritos. Se uma
delas se formasse tendo em vista criar-nos uma rivalidade, com a segunda
intenção de nos suplantar, ela revelaria por seu próprio objetivo à natureza dos
Espíritos que presidiram sua formação, porque esse pensamento não seria nem bom
nem caridoso, e os bons Espíritos não simpatizam com os sentimentos de ódio, de
ciúmes e de ambição.
Temos, de resto, um meio infalível de não temer nenhuma rivalidade; foi São
Luís quem no-lo deu: Que entre vós vos compreendais e vos ameis,
disse-nos. Trabalhemos, pois, para compreender; lutemos com os outros, mas
lutemos com caridade e abnegação. Que o amor ao próximo esteja inscrito em nossa
bandeira e seja a nossa divisa; com isso afrontaremos o escárnio e a influência
dos maus Espíritos. Nesse terreno, podem nos igualar, e tanto melhor, porque
serão irmãos que nos chegarão, mas depende de nós não estarmos nunca
ultrapassados.
Mas, dir-se-á, tendes uma maneira de ver que não é a nossa; não podemos
simpatizar com princípios que não admitimos, porque nada prova que estais com a
verdade. A isso eu respondo: Nada prova que estejais mais do que nós na verdade,
porque duvidais ainda, e a dúvida não é uma doutrina. Pode-se diferir de opinião
sobre pontos da ciência, sem se morder e se atirar a pedra; é mesmo muito pouco
digno e muito pouco científico fazê-lo. Procurai, pois, de vossa parte como
procuramos da nossa; o futuro dará razão a quem tem direito. Se nos enganamos,
não teremos o tolo amor próprio de nos obstinar em idéias falsas; mas há
princípios sobre os quais se está certo de não se enganar: são o amor ao bem, a
abnegação, a abjuração de todo sentimento de inveja e de ciúme; esses princípios
são os nossos, e com esses princípios pode-se simpatizar sempre sem se
comprometer; é o laço que deve unir todos os homens de bem, qualquer que seja a
divergência de suas opiniões: só o egoísmo coloca entre eles uma barreira
intransponível.
Tais são, Senhores, as observações que acreditei dever vos apresentar,
deixando as funções que me confiastes; agradeço do fundo do coração todos
aqueles que consentiram em me darem testemunhos de sua simpatia. Chegue onde
chegar, minha vida está consagrada à obra que empreendemos, e ficarei feliz se
meus esforços puderem ajudar a fazê-la entrar no caminho sério que é a sua
essência, o único que poderá assegurar seu futuro. O objetivo do Espiritismo é
de tornar melhores aqueles que o compreendem; tratemos de dar o exemplo e de
mostrar que, para nós, a doutrina não é letra morta; em uma palavra, sejamos
dignos dos bons Espíritos, se quisermos que os bons Espíritos nos assistam. O
bem é uma couraça contra a qual virão sempre se quebrar as armas da
malevolência.
Fonte: www.espirito.org.br
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