segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Espero que você seja


ALTRUÍSTA

Joamar Zanolini Nazareth

A emoção nos toma o coração quando lemos acerca ou vemos reportagens sobre grandes pessoas que passam ou que hoje passam pela Humanidade nos legando exemplos fantásticos de preocupação com o semelhante.
Sabemos identificar os males que sofre a sociedade com o excesso de egoísmo e personalismo, mas muitos não conseguimos e muitos mais nem sequer tentamos mirar-nos em tais exemplos para mudar o caminho de nossas vidas, reescrevendo as páginas de nossa existência com condutas mais fraternas e altruístas.
O altruísmo é o contrário do egoísmo; é pensar na necessidade do próximo antes de atender aos nossos caprichos pessoais.
Não estamos aqui tentando o impossível, que seja de nos transformarmos de um dia para o outro em um Francisco de Assis ou outro gigante do devotamento aos outros seres, mas pelo menos, vendo atendidas nossas necessidades básicas e as reais, ao menos volvamos nosso olhar para a angústia que assola nossos irmãos do caminho, ao menos prestemos atenção à lágrima que escorre no rosto de criaturas tais quais nós somos, ao menos destinemos parte do que nos sobra para mitigar a fome e a sede de outrem, ao menos amenizemos a carência de amor e atenção de quantos nos passam pela vida, muitos sendo importantes para nossa saúde e felicidade, satisfação e integridade, sem que sequer lhes saibamos os nomes, ou tenhamos dito “obrigado”a eles...
A história da Humanidade é escrita por bilhões de mãos anônimas, mas é ratificada pelo amor sincero, abnegado, sacrificial, verdadeiro e profundo de alguns ciclópicos seres, que já aprenderam realmente a serem humanos...

(Autor: Joamar Zanolini Nazareth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário