sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Espero que você seja...


Espero Que Você Seja...
Respeitoso

Joamar Zanolini Nazareth

Em um mundo onde há tamanha variedade de pessoas, com crenças, ideologias, pensamentos, gostos, desejos, ideais, sonhos, vontades, etc., diferentes e particulares, obviamente que se faz mister uma postura de profundo respeito. Em pleno século XXI ainda observamos guerras e conflitos fundamentados única e exclusivamente na imposição de idéias e interpretações pessoais acerca de uma religião, de um regime político, de uma corrente econômica, etc. É incrível, até hoje, não conseguirmos respeitar a opinião e conviver com as diferenças. Vozes se levantarão dizendo que há diferenças que representam prejuízos e fazem mal. Mas quantas delas são assim? A minoria, com certeza. Para condutas e hábitos infelizes deve haver interferência.

Contudo, para a maioria das diferenças que nos incomodam não há prejuízos; apenas há criaturas que têm uma visão da vida diversa da nossa.

E, dentro de nosso habitual egoísmo, isso nos incomoda. Aprendamos a ser respeitosos com as outras pessoas, independentemente de que tenham modos de viver e objetivos não semelhantes aos nossos. Uma das belezas da vida está justamente nisso; a convivência entre bilhões de pessoas com uma quase infinitude de expressões. Agir com o bom senso de compartilhar a diversidade é manifestar-se com alteridade. A única coisa afetada em nós com tal conduta será o nosso personalismo. Este, sim, achará muito ruim agirmos com respeito diante as diferentes particularidades de nosso próximo.

(Autor: Joamar Zanolini Nazareth)

Nenhum comentário:

Postar um comentário