terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pergunta feita: Gostaria de saber o que a Doutrina Espírita fala a respeito de clonagem. É a favor ou contra?

Gostaria de saber o que a Doutrina Espírita fala a respeito de clonagem. É a favor ou contra?
 
- O que é um clone? É um ser geneticamente idêntico a um outro, que teve como origem a mesma matriz biológica. O objetivo da clonagem nos dias de hoje é que se consiga clonar órgãos humanos em corpos de animais, visando os transplantes. Ainda não se consegue clonar humanos, mas se tal fato ocorrer não haverá nenhum absurdo porque clona-se o corpo, mas não a alma.
A natureza já gera, eventualmente, seus "clones"! Exemplificando: A geração de gêmeos a partir do mesmo óvulo fecundado, chamados de univitelinos, é um exemplo de "Clone Natural".
E o espírito? Ele estará usando o corpo gerado para ele... Tenha ele sido concebido pelo processo de reprodução normal, assistida ou através de clonagem... O corpo físico é o instrumento que o espírito se serve para agir no mundo material, estágio necessário ao nosso processo de evolução....
O Espiritismo mantém-se sempre dentro da óptica lógica em relação aos acontecimentos da vida. Isso significa que o Espiritismo nunca negará a ciência e seus avanços como maneira de se sustentar. Pelo contrário: procurará incessantemente o que o homem avança no campo mental do mundo físico para analisar as situações sob a óptica do Espírito.
E é isso que faz em relação à clonagem. A clonagem de órgãos e seres humanos deve ser uma realidade científica incontestável dentro de alguns anos.
Paulo de Tarso, entretanto, nos ensinou: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". O homem já se encontra em posição suficientemente lúcida para opinar sobre suas próprias descobertas, julgando se são boas ou más. É o exercício do livre-arbítrio. Não é pelo fato de algo ser cientificamente viável que será bom. E é nesse ponto que entra o Espiritismo.
O Espiritismo não é contra ou a favor da clonagem em si. Mas orienta, como sempre, o homem a refletir sobre os seus efeitos, tanto do ponto de vista material como - principalmente - do ponto de vista moral.
A partir do momento que o conhecimento espírita - que diz que se pode duplicar um material orgânico, mas nunca o Espírito; que um Espírito muito querido não precisa ser filho de sangue; que a Terra é um planeta escola e não o fim de nossa existência; etc - vier à tona, as questões se tornarão mais claras.
Por exemplo: o que levaria um casal a querer realizar clonagem humana? Buscar um corpo igual ao de A ou de B? Ou o amor que nutria por ele? Se for o corpo, então se encontram realmente tão arraigados à materialidade que precisarão de algum tempo até descobrir que o essencial não é o material; se desejam o amor, então o Espiritismo mostrará que não é o corpo que o dará, mas o ato de doação a uma criança - que pode, até mesmo, ser a reencarnação do ente querido deles, sem necessidade de vínculo sanguíneo. Se o mundo tem tantas crianças sem pais, por que criar crianças para resolver o problema de pais sem crianças? A partir do momento que o véu material despencar e a luz do entendimento espiritual se fizer mais forte, as descobertas meramente científicas darão lugar às ponderações morais, muito mais profundas e instrutivas ao Espírito.
Consulte a página do Espiritismo.net por Palestras Virtuais digitando no título: "Clonagem" e terá material de ulterior pesquisa sobre o tema.
Finalizando: O problema da clonagem está muito mais ligado a princípios éticos e, com isso, teme-se para onde o homem conduzirá esse conhecimento. Comparativamente relembramos o uso do conhecimento do átomo, que levou a humanidade a promover um verdadeiro massacre e, hoje, esse mesmo conhecimento, bem aplicado, salva vidas e traz bem-estar. A clonagem passará pelo mesmo processo... Resta-nos pedir ao Pai que ajude aos bons espíritos, para que eles iluminem aqueles que decidem o rumo e a aplicabilidade deste conhecimento!!
Sugerimos a leitura do livro Atualidade do Pensamento Espírita do Divaldo P. Franco, pelo espírito Vianna de Carvalho. Trata-se de uma obra bem atual, que responde a muitos questionamentos relacionados com o avanço das ciências em seus vários ramos, sob o ponto de vista espírita. Especificamente na área da clonagem temos: O sonho de lograr-se uma clonagem real, copiando-se seres padronizados, já é uma realidade; no entanto, bem distante de conseguir-se o mesmo êxito em relação à criatura humana, conforme os moldes que conhecemos, em razão de somente poder acontecer mediante a interferência do Espírito, sem o qual teremos formações aberrantes de células que, desprovidas do modelo organizador biológico, jamais repetirão o indivíduo original. Tendo-se em vista, porém, que a engenharia genética venha conseguir os requisitos indispensáveis para que a vida humana se expresse, o Espírito se utilizará da circunstância e poderá reencarnar-se, jamais idêntico a outro, em razão das conquistas que tipificam cada um. (Livro citado, página 54).
 
(fonte: Espiritismo. Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário